quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

O Eterno amor do Pai

Por amor enviou Seu Filho para salvar 

Porque o que nela foi gerado

é do Espírito Santo.

E ela dará a luz um filho,

e lhe porás o nome de JESUS,

Porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

A Sua Glória

 E o Verbo se fez carne, e armou Sua tenda entre nós. E olhamos fixamen­te para a Sua glória - uma glória [...] cheia de favor e verdade. JOÃO 1.14 (RMT)

Gosto muito dessa tradução, feita por Rotherham, de João 1.14 - é muito bonita.

A tendência tem sido pensar na vinda de Cristo à Terra como homem, somente em termos da Sua abnegação ao deixar a glória, ou em termos do Seu sofrimento na Terra. No entanto, creio que foi uma alegria para Cristo, que amou de tal maneira o homem e desejou tanto a comunhão com este, que assentou Sua tenda no nosso meio a fim de dar ao homem alienado - que nunca conhecera o seu Criador -um conceito correto do seu Pai celestial.

Revelador Encarnado

Disse-lhe Jesus: [...] Quem me vê a mim vê o Pai [...] JOÃO 14.9

 O homem, que nasceu em um mundo dominado por Satanás, não conhecia por natureza o seu Criador. Desde quando Adão pecou - quando, então, o homem morreu espiritualmente - tem havido separação espiritual entre Deus e o homem.

O ser humano precisava desesperadamente de uma encar­nação. A encarnação de Jesus Cristo - Deus manifesto na carne - deu ao mundo o verdadeiro conhecimento da natureza de Deus.

Ele veio para revelar Deus

 Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer. JOÃO 1.18

 

Como Jesus reconhecia e apreciava esta parte da Sua missão!

Certo estudioso bíblico de renome disse a respeito da encarnação de Jesus: "Sabemos agora que Deus é uma Pessoa que já vimos em Jesus. Ele é semelhante a Cristo. E, nesse caso, é um Deus bom e fidedigno. Se o coração que existe por detrás do Universo é semelhante a esse coração manso que se quebrantou na cruz, dou a Ele o meu coração sem qualificações e reservas.

Para que sejamos filhos

 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. GÁLATAS 4.4-7

 O objetivo da encarnação foi que o homem recebesse o direito de ser feito filho de Deus (Jo 1.12).

O homem poderia tornar-se filho de Deus somente ao receber a natureza de Deus; por isso, Cristo veio a fim de que o homem recebesse a vida eterna (Jo 10.10; 1 Jo 5.11,12).

Ele veio para salvar

E ela dará a luz um filho, e lhe porás o nome de JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. MATEUS 1.21

 O primeiro passo na redenção foi a identificação de Cristo com a nossa humanidade, o que aconteceu com a Sua encarnação. Cristo Se fez carne (Jo 1.14). Hebreus 2.14 diz: E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas [...]

Mas, na ocasião da Sua Encarnação, Jesus não participou da natureza que reinava no espírito do homem. Se assim o fosse, Ele estaria espiritualmente morto durante Seu ministério terrestre! Então, cumpriria apenas a Sua própria vontade e não teria agradado ao Pai. Não, a Sua identifi­cação com a natureza espiritual do homem não ocorreu senão na Sua crucificação.

Mediador

 Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem. 1 TIMÓTEO 2.5

 A condição do homem exigia a encarnação divina; o homem ficara espiritualmente morto, sem outro modo de aproximar-se de Deus. A encarnação de Cristo ofereceu à humanidade ter Aquele que é o Mediador entre Deus e o homem.

Sendo igual a Deus e, por outro lado, unido ao homem, Jesus pôde tomar sobre Si a culpa da traição do homem e satisfazer as reivindicações da Justiça divina e, assim, ser uma ponte sobre o abismo que separava Deus e o homem.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Encarnação


 No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. JOÃO 1.1,14

 Os dicionários definem assim a encarnação: ato de encarnar, de tornar semelhante, na cor ou no aspecto, à carne; mistério pelo qual Deus Se fez homem.

A encarnação foi a única resposta ao problema humano; a única esperança para a humanidade reunir-se com Deus. Qualquer religião que nega a encarnação de Jesus de Nazaré é falsa!

Humildade

 Sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz. FILIPENSES 2.6-8

 Cristo sempre existiu em forma de Deus. Mas Ele Se esvaziou e assumiu a forma de servo, tornando-Se seme­lhança de homens.

Subentende-se aqui a total distinção entre Deus e o homem natural: o milagre. Primeiro, Cristo deixa a Sua glória no céu, depois, é colocado por Deus no ventre de uma virgem, para encarnar, em uma concepção sem igual.

 

Para Meditar

 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conse­lheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. ISAÍAS 9.6

 Os nomes e títulos divinos atribuídos a Jesus comprovam que Ele é, pela Sua natureza, divino e uma pessoa da Deidade:

1.     Emanuel (Is 7.14; Mt 1.23); 2. Deus (Jo 1.1); 3. Senhor (Lc 19.34); 4. Senhor de Todos (At 10.36); 5. Senhor da Glória (1 Co 2.8); 6. Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Is 9.6); 7. O Cristo do Senhor (Lc 2.26); 8. Filho de Deus (Rm 1.4); 9. Seu Filho (Jo 3.16,17); 10. Meu Filho amado (Mt 3.17); 11. O Filho Unigênito (Jo 1.18); 12. O Alfa e o Omega, o Primeiro e o Último, O Princípio e o Fim (Ap 22.13 ARA); 13. O Senhor (At 9.17); 14. Filho do Altíssimo (Lc 1.32); 15. Pão de Deus (Jo 6.33); 16. O Santo de Deus (Mc 1.24); 17. Teu Santo Servo Jesus (At 4.30); 18. Rei dos Reis e Senhor dos senhores (Ap 19.16); 19. Senhor e Salvador (2 Pe 3.2); 20. O Verbo de Deus; A Palavra de Deus (Ap 19.13 ARA; Ap 19.13 ARC).

 

Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse. COLOSSENSES 1.19

A Palavra de Deus ensina claramente que nosso Redentor é divino.

Estas são algumas características divinas atribuídas a Jesus:

Desde a Eternidade

 

E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. MIQUÉIAS 5.2

 Essa notável profecia sobre Aquele que nasceria na família de Judá para ser Rei de Israel revela que as origens dEle são desde os tempos antigos, desde a eternidade. Ele tem per­corrido a eternidade e deixado Suas pegadas em todas as eras!

É frequente as pessoas simplesmente olharem o lado natural do nascimento de Jesus e falarem sobre o nascimento dEle, como nenezinho, quando, na realidade, Ele preexistia com o Pai desde o princípio!

O Descendente

 Senhor criou uma coisa nova na terra: uma mulher cercará um varão. JEREMIAS 31.22

 Adão foi criado. O restante da humanidade foi gerado pelos processos naturais. Se Jesus tivesse nascido da geração natural, Ele teria sido um espírito caído.

Paulo, em sua Carta aos Romanos 5.12, adverte-nos: Pelo que, como por um homem [Adão] entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.

Emanuel

 Então, ele disse: Ouvi, agora, ó casa de Davi! Pouco vos é afadigardes os homens, senão que ainda afadigareis também ao meu Deus? Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará a luz um filho, e será o seu nome Emanuel. ISAÍAS 7.13,14

 Deus falou através de Seus profetas e prometeu que viria um Redentor para quebrar o domínio de Satanás e restaurar ao homem o domínio que este perdera.

Por exemplo, o profeta Isaías olhou para o futuro distante e indicou que uma filha de Davi daria à luz aquele Redentor prometido 750 anos mais tarde.

O mesmo Senhor vos dará um sinal, profetizou Isaías. Anunciou que Deus faria um milagre, uma maravilha, algo fora do comum,

O que seria?

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Um Plano Grandioso

 E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. GÊNESIS 3.15

 O homem caiu.

Mas Deus tinha um plano, um plano glorioso, a redenção! Deus pagou as dívidas das transgressões do homem e o redimiu do domínio de Satanás. Deus tinha um plano para devolver a vida ao homem. O plano de Deus permitiu que a natureza do homem fosse transformada a ponto de voltar à harmonia com a natureza de Deus.

Quem é Stephen Kaung?


 Ainda adolescente, converteu-se ao Senhor Jesus e foi ativo na Igreja Metodista da China, onde seu pai era ministro. No início dos anos 1930, ele teve seu primeiro encontro com Watchman Nee e juntou-se a ele em ministério de tempo integral, cooperando na China até 1949, quando passou a envolver-se na obra cristã em outras partes do mundo. Consta como ano de nascimento 1915, ou seja, hoje está com 105 anos de idade.

Em 1952, Kaung mudou-se para Nova Iorque, onde se juntou a uma assembleia composta, em sua maioria, de imigrantes chineses e missionários que voltaram da China devido à guerra nesse país e à perseguição aos cristãos. Ele serviu com eles por muitos anos, reunindo-se de forma bastante simples, centrada na pessoa de Cristo.

Comments system