domingo, 2 de novembro de 2025
O Dia das Pequenas Coisas
No sétimo mês, ao Vigésimo-primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Fala, agora, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e ao restante do povo, dizendo: Quem restou dentre vós que tenha contemplado esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é ela como nada aos vossos olhos? Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o Senhor, e sê forte, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o Senhor, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. A palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, e o meu Espírito permanecem entre vós; não temais. Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, dentro em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca; farei abalar todas as nações, e o desejo de todas as nações virá, e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos Exércitos. Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos. A última glória desta casa será maior do que a primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos. (Ageu 2:1-9; Darby )
João 3.16
O texto de João 3.16 é uma
citação de Cristo Jesus a um fato ocorrido quando o povo de Israel estava no
deserto. Observe que Jesus introduz a ideia central de João 3.16, dizendo: “e, como
Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do
homem seja levantado”. Jo 3.14
Ora, buscar qualquer outro
sentido a esse versículo sem conectá-lo ao fato vivido com Moisés é forçar a
hermenêutica e produzir uma “eixegese”, e nunca uma correta exegese.
Normalmente, a discussão foca na interpretação do “todo aquele que crê não pereça”, sendo, por alguns calvinistas, apresentada a ideia que esse “todo aquele que crê”, na verdade, seria o conjunto todo dos eleitos à salvação e não o mundo todo. Até porque isso iria contra a própria soteorologia calvinista, onde o homem só crê se for regenerado antes por Deus. Não é possível simplesmente crer, sem que antes seja regenerado. Logo, não seria possível esse “todo aquele que crê”, pois os não eleitos não poderia crer.
domingo, 23 de fevereiro de 2025
Liderança Ministerial - treinamento presencial ou online
A Liderança precisa ser trabalhada diariamente na Igreja. Não existe nada pior que imaginar que os conhecimentos virão naturalmente, sem estudo e sem treinamento. A Liderança tem muitas origens, como na própria Bíblia, no mundo empresarial, no mundo militar, na academia, enfim, diversas fontes que podem apoiar um treinamento para o Reino de Deus.
O Instituto de Capacitação e Treinamento do CACP buscou nas melhores fontes os mais diversos conceitos para adaptar a vida ministerial, empregando conceitos científicos, conceitos usados pelo Exército Brasileiro e, por fim, conceitos usados no mundo corporativo.
Aproveite cada vídeoaula deste curso e tenha certeza que agregará muito para sua vida espiritual.
Objetivos do Curso
- Entender como os princípios da Liderança podem ser utilizados na vida ministerial.
- Conhecer os conceitos científicos da Liderança.
- Identificar os conceitos da Liderança Militar que são úteis para a vida ministerial.
- Capacitar obreiros em geral para o exercício de cargos de liderança;
- Ampliar os conhecimentos de Liderança para pastores e líderes em geral.
Clique e conheça os detalhes do curso:
Curso de Liderança Ministerial
Para o curso presencial, entre em contato: cacp.instituto@gmail.com
O Escândalo da Cruz
por T. Austin-Sparks
“Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz” (Gal. 5:11).Fica perfeitamente obvio o fato de que onde quer que a Cruz do Senhor Jesus Cristo tenha sido mais fielmente pregada e apresentada (embora trazendo esperança e vida nova a muitos) tem sido quase invariavelmente a causa de problemas.
Onde quer que tenha
ido tem despertado antagonismo. Como foi uma pedra de tropeço para os judeus e
um ridículo para os gregos nos primeiros dias, assim, desde então, tem sido
inaceitável, não somente para o homem do mundo como tal, mas para as comunidades
religiosas também.


