segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O Livro da Vida e os vencedores

Livros_Ellen__G_White_000

Um assunto quase nunca tocado por calvinistas é o livro da vida, onde está o nome de todos os salvos. Se Deus risca o nome de alguém do livro da vida, isso significa  que uma pessoa salva está sendo tirada do rol dos que obterão a vida eterna, e, consequentemente, perdendo a salvação. Assim sendo, se o arminianismo é verdadeiro, devemos encontrar algum tipo de descrição bíblica onde um nome é retirado do livro da vida. Por outro lado, se o calvinismo for verdadeiro, não devemos encontrar nenhuma descrição assim, ou teríamos que esperar citações dizendo que é impossível que um nome seja retirado do livro.
Norman Geisler, que crê que o crente não pode perder a salvação, alegou em seu livro que “jamais se diz que Deus apagará o nome de alguém do livro da vida”[1]. Essa afirmação é claramente falsa à luz das Escrituras, pois é notável, por toda parte, citações que mostram Deus riscando o nome de alguém no livro. O livro da vida aparece desde o Antigo Testamento, e desde aquela é
Um assunto quase nunca tocado por calvinistas é o livro da vida, onde está o nome de todos os salvos. Se Deus risca o nome de alguém do livro da vida, isso significa  que uma pessoa salva está sendo tirada do rol dos que obterão a vida eterna, e, consequentemente, perdendo a salvação. Assim sendo, se o arminianismo é verdadeiro, devemos encontrar algum tipo de descrição bíblica onde um nome é retirado do livro da vida. Por outro lado, se o calvinismo for verdadeiro, não devemos encontrar nenhuma descrição assim, ou teríamos que esperar citações dizendo que é impossível que um nome seja retirado do livro.
Norman Geisler, que crê que o crente não pode perder a salvação, alegou em seu livro que “jamais se diz que Deus apagará o nome de alguém do livro da vida”[1]. Essa afirmação é claramente falsa à luz das Escrituras, pois é notável, por toda parte, citações que mostram Deus riscando o nome de alguém no livro. O livro da vida aparece desde o Antigo Testamento, e desde aquela época já estava explícita a ideia de que Deus tira nomes do livro:
“Sejam eles tirados do livro da vida e não sejam incluídos no rol dos justos” (Salmos 69:28)
Se Moisés, o autor do Pentateuco, cresse que era impossível que Deus tirasse algum nome do livro da vida, jamais teria pedido isso:
“Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro” (Êxodo 32:32-33)
Como vemos, ao invés de Deus responder a Moisés dizendo-lhe que nunca tiraria alguém do livro, ele diz expressamente o contrário: que aquele que pecar contra Ele, teria seu nome riscado. É explícito e claro que é possível que um nome seja retirado do livro da vida. A ideia de que nome nenhum pode ser retirado do livro da vida é estranha às Escrituras e só foi inserida no pensamento de alguns em função de suas crenças calvinistas, que não admitem algo como isso.
No Apocalipse, João reflete o mesmo pensamento ao dizer:
“O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos” (Apocalipse 3:5)
A ideia novamente é a de que é possível um nome ser riscado do livro, e que é necessário “vencer” para não ter o nome riscado. Se fosse impossível que um nome fosse riscado, jamais Jesus teria dito que o que vencer não teria o nome riscado. Seria uma redundância desnecessária. A afirmação presume que nomes podem ser riscados. Portanto, de modo implícito e também explícito, tanto o Antigo como o Novo Testamento atestam a possibilidade de um nome ser retirado do livro da vida. Desde Moisés (Êx.32:32-33), passando por Davi (Sl.69:28) até João (Ap.3:5), esse pensamento era claro.
Nomes seriam “tirados do livro da vida” (Sl.69:28), “riscados do meu livro” (Êx.32:32-33) e somente o que vencer é que não teria seu nome riscado (Ap.3:5). Impressiona que mesmo diante dessas evidências tão claras na Bíblia ainda tenha pessoas que se oponham a este ensino e creiam que Deus não risca ninguém do seu livro, ou que “jamais se diz que Deus apagará o nome de alguém do livro da vida”. Esperar-se-ia isso de principiantes no estudo da Bíblia, não de teólogos renomados.
          Grifo deste blogueiro: "Concluindo, se os versos que apontam para "riscar o nome do Livro" são verdadeiros, e são, logo, também é verdadeiro que o nome riscado já esteve escrito no livro.Se esteve escrito no livro da Vida, então não há como pensar na hipótese que a referida pessoa não era escolhida de Deus, pois Deus não ia brincar de ficar escrevendo no livro da Vida e riscando também. Ora, só resta uma alternativa: a pessoa teve seu nome inscrito na livro quando foi salva e teve seu nome riscado do livro no momento em que perdeu sua salvação. Esse é o grande trunfo do cristianismo: simplicidade. Essa simplicidade já foi cantada em outros versos, sendo que esse, inclusive, foi dito pelo próprio JESUS a João: "aquele que perseverar até o fim será salvo"

Fonte: <www.cacp.org.br>

Extraído do livro “Calvinismo X Arminianismo: quem está com a razão?”,  Banzoli, cedido pela comunidade de arminianos do Facebook

 [1] GEISLER, Norman. Eleitos, mas Livres: uma perspectiva equilibrada entre a eleição divina e o livre-arbítrio. Editora Vida: 2001, p. 143.



sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A REDENÇÃO É PELO SANGUE

Se porém, andarmos na luz como Ele na luz está temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho nos purifica de todo pecado” (1 JOÃO 1:7)
É UMA VERDADE PODEROSAMENTE OPERANTE: “nos purifica de todo pecado.”
         Caro leitor, o sangue do Filho de Deus não somente é suficiente, como também é eficiente. Veja o que diz o texto: “...nos purifica...”. Chegue ó alma! Chegue até esse lugar onde você achará essa santa provisão! A incredulidade cega vive desnorteada; vive pulando aqui e ali, para ver se acha o lugar certo. Mas a fé que toma o coração arrependido mira apenas o lugar da cruz e vê ali essa providência compassiva de um Salvador que provou Seu amor por perdidos pecadores. Caro leitor, seus pecados são nódoas venenosas em sua alma e elas jamais sairão. Você pode mergulhar em qualquer batistério e buscar todas as provisões dos homens e saberá que elas continuarão em seu íntimo, causando terror no coração.
         Digo mais, que o sangue do Filho de Deus é libertador. Veja amigo, você não está lidando com mera religiosidade externa; com promessas de homens nem com os enganos supersticiosos. Ao chegar pela fé de um coração arrependido você verá quão poderoso é o sangue, porque ao purificar seu vil coração dessa corrupção e condenação, certamente tudo muda. Seu problema, caro amigo é com Deus e não com meros mortais como eu ou outros. Se não for ao Salvador bendito, não pense que as coisas hão de mudar, porque à cada dia o peso de seus pecados aumentarão. Satanás faz tudo para arrumar “carroças religiosas” a fim de ajudar você a carregar seu peso; ele faz tudo para você sentir-se menos a tonelada que pesa em sua consciência culpada; tudo ele faz a cada dia para que você não perceba que não passa de um pobre escravo vegetando neste mundo. Por essa razão ele não para de agir como se fosse um deus.
         Os homens desconhecem o poder da culpa tão imensa, tão aterrorizante que está registrada no íntimo. O mundo faz de tudo para arrancar a infelicidade, pois o que vemos continuamente é o mundo com sua agenda lotada, sempre promovendo festas e mais festas e após essas motivações carnais os homens são persuadidos a buscar refúgios em superstições religiosas. Este sistema mundano age assim, a fim de que as almas sejam mantidas longe da luz celestial e que as enfermidades da alma não sejam jamais sentidas no íntimo. Ó, caro leitor, quão inútil é esse programa! Você não pode continuar tentando se ocultar de Deus, pois é impossível se ocultar Daquele a quem você ofendeu tanto e ainda continua a aumentar suas ofensas. Por que isso? Por que piorar sua situação? Por que fugir da realidade se atirando aos entretenimentos mundanos?
         Também, você não pode esquecer que terrível é a sentença de um merecido condenado, a qual marca sua testa. Você não percebe que está preso; que suas vestes neste mundo são de um prisioneiro; que você está detido no corredor da morte e que não há como escapar dali, a não ser que humildemente corra para a perfeita provisão do sangue do Filho de Deus. Não tente encobrir essa situação, pois não há qualquer produto de “química religiosa” que possa remover essa indelével marca. A palavra de Deus afirma a culpa de todos, e você acha que pode passar despercebido? A morte há de chegar e ela não virá com docilidade e gentileza,  pois ela é funcionária do inferno e seu trabalho é de um perverso algoz. Não tente lavar suas mãos como Pilatos; não tente fugir como fez o governador Félix; não tente se ocultar em seu sistema religioso como fez Nicodemos.
         Qual o caminho a tomar? Eis aí a resposta vinda de Deus aos pecadores: “...e o sangue de Jesus...”! Chegue agora, venha humilde para comparecer perante o Salvador! Por que envaidecer? Por que um barro quer agir como ferro? Por que achar que pode ser forte a ponto de querer enfrentar o próprio Deus? Pode chegar com toda sua imundície; chegue com a confissão certa, nada encobrindo, mas expondo todo seu ser perante o Senhor. Eu sei o quanto é humilhante, pois o pecado sempre mantém o homem arrogante e disposto a fugir da verdade. Venha a Cristo agora! Veja Sua face de amor! Veja que nada há Nele para lhe rejeitar!
 Por Pastor David Sena

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.
Se quiser receber nossas pregações diretamente em seu e-mail, siga-nos por e-mail e todas as vezes que uma nova mensagem for postada ela irá automaticamente para sua caixa postal.



 

Comments system