1
CORÍNTIOS 12.28
28 A uns
Deus estabeleceu na igreja, primeiramente APÓSTOLOS, em segundo lugar profetas,
em terceiro lugar mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar,
socorros, governos, variedade de línguas.
EFÉSIOS
4.11
11E ele
mesmo concedeu uns para APÓSTOLOS...
A. O dom
do ministério que encabeça a lista dos mesmos é o de
apóstolo. Entretanto, isto não significa que seja o dom do ministério mais
importante no corpo local hoje, nem significa que os apóstolos devem predominar
sobre outros dons ministeriais no Corpo de Cristo. Em outras palavras, Paulo
não estava estabelecendo uma hierarquia para o governo da igreja local
pela maneira com que relacionou os dons ministeriais aqui.
1. Na realidade, Paulo estava provavelmente
relacionando estes ofícios na ordem que escolheu por causa da maneira que Deus
"estabeleceu" ou desenvolveu dons ministeriais na Igreja Primitiva.
2. Entenda, no estabelecimento da Igreja
Universal que seguiu à ressurreição de Jesus, os apóstolos e profetas eram
obviamente os ofícios de ministério mais importantes, porque foram os
primeiros dons ministeriais a serem desenvolvidos ou "estabelecidos"
no Corpo de Cristo.
a. Além disso, eles eram apóstolos e profetas
fundacionais — eles lançaram a fundação para o Novo Testamento.
b. Em outras palavras, eles eram inicialmente os
ofícios! mais importantes quando a Igreja Primitiva estava somente começando,
porque propagaram a revelação do Novo Testamento, que é o fundamento sobre o
qual a Igreja em todas as gerações deve se estabelecer.
3.
Entretanto, em termos da operação da igreja local hoje 1 Coríntios 12.28 não é
uma lista dos ofícios dos apóstolos e profetas em sua ordem de importância. Nem
é uma lista indicando que os apóstolos e profetas são os ofícios que governam
dentro da igreja local.
a. Apóstolos e Profetas não compõem o ofício de
"governos" encontrado em 1 Coríntios 12.28. Em primeiro lugar, Paulo
relacionou "governos" como um ofício totalmente separado. Ele
provavelmente se refere ao ofício pastoral.
b. Em segundo lugar, alguns ofícios são
relacionados em uma certa ordem na lista de ministérios em Efésios 4.11, e em
outra ordem na lista de ministérios de 1 Coríntios 12.28.
c. Portanto, esta lista de 1 Coríntios 12.28 não
indica que os ofícios de apóstolo e de profeta são os mais importantes ou os
ofícios que governam na igreja local de hoje.
B. O
argumento mais significativo que explica o fato da Bíblia estimar este ofício é
que ele foi ocupado pelo próprio Cristo.
HEBREUS
3.1
1 Por
isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai
atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus...
C. A
palavra grega "APÓSTOLOS" traduzida por apóstolo quer dizer "alguém
enviado".
D. Jesus
Cristo é o maior exemplo de alguém que foi enviado.
JOÃO
20.21
21
Disse-lhes, pois Jesus outra vez: Paz seja convosco! ASSIM COMO O PAI ME
ENVIOU, eu também vos envio.
E. O verdadeiro apóstolo é uma pessoa com um
comissionamento — não simplesmente alguém que vai, mas alguém que é enviado
pelo Espírito Santo.
1. O
capítulo 13 de Atos nos mostra o comissionamento apostólico de Paulo e Barnabé
para serem apóstolos dos gentios.
F. As
credenciais de um apóstolo.
2
CORÍNTIOS 12.12
12 Pois
as credenciais do meu apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a
persistência, por meio de sinais, prodígios e poderes miraculosos.
Quais são
essas credenciais?
Sinais,
prodígios e poderes miraculosos.
G. O
fruto de um apóstolo. A Bíblia também fala sobre as obras ou frutos do
ministério apostólico:
1
CORÍNTIOS 9.1
1 Não sou
eu, porventura livre? não sou apóstolo? não vi a Jesus, nosso Senhor? acaso não
sois fruto do meu trabalho no Senhor?
1. Ao defender seu apostolado, Paulo poderia
corretamente dizer, "... acaso não sois fruto do meu trabalho no
Senhor?" O fruto do ministério apostólico de Paulo eram pessoas que
estavam solidamente embasadas na Palavra.
1CORÍNTIOS
9.2
2 Se não
sou apóstolo para outrem, certamente o sou para vós outros, porque vós sois o
selo do meu apostolado no Senhor.
2. Paulo também podia apontar para igrejas
solidamente estabelecidas e dizer que elas eram o selo ou o fruto de seu
ministério apostólico. Em sua epístola, Paulo endereça muitas de suas cartas para
aquelas igrejas que havia estabelecido. E em 1 Coríntios 4.15, vemos a
verdadeira natureza do chamado apostólico.
1
CORÍNTIOS 4.15
15 Porque
ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo
muitos pais; pois eu pelo evangelho vos gerei em Cristo Jesus.
3. Paulo era realmente um pai espiritual para
aqueles a quem havia estabelecido na fé. Embora Paulo fundasse e estabelecesse
diversas igrejas, ele não governava estas pessoas mais do que um pai
ditatorialmente governa seus filhos a quem ama.
a. O ofício apostólico de Paulo não lhe dava
autoridade para dizer ao povo e às igrejas o que fazer em todas as
questões da vida. Ainda assim, alguns dos chamados "apóstolos" de
hoje tentam dirigir todos os aspectos da igreja local, incluindo as vidas
pessoais do povo.
b. Observe as afirmações que Paulo escreveu para
cada igreja nas epístolas. Ele não as comandava. Ele não era um ditador que
ficava acima delas. Ele se dirigia a elas de maneira paternal, demonstrando
cuidado e preocupação legítimos: E eu mesmo, Paulo, vos rogo, pela mansidão
e benignidade de Cristo... (2 Cr 10.1).
1
TESSALONICENSES 2.6-12
6 Também jamais andamos buscando glória de
homens, nem de vós, nem de outros.
7 Embora
pudéssemos, como enviados de Cristo, exigir de vós a nossa manutenção, todavia,
nos tornamos dóceis entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos;
8 Assim,
querendo-vos muito, estávamos prontos a oferecer-vos, não somente o evangelho
de Deus, mas, igualmente, a nossa própria vida, por isso que vos tornastes
muito amados de nós.
9 Porque,
vos recordais, irmãos, do nosso labor e fadiga; e de como, noite e dia
labutando para não vivermos à custa de nenhum de vós, vos proclamamos o
evangelho de Deus.
10 Vós e
Deus sois testemunhas do modo porque piedosa justa e irrepreensivelmente
procedemos em relação a vós outros que credes.
11 E sabeis,
ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós,
12
Exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que
vos chama para o seu reino e glória.
c. Paulo demonstrou sua atitude nestas passagens
das Escrituras. Não é uma atitude de tentar dominar as pessoas e governá-las.
Em que Paulo exortou, consolou e admoestou os crentes?
d. Paulo exigiu seu direito de dominá-los?
Certamente que não! Ele comandou todas as igrejas sob a sua "autoridade'^
dar o dízimo para ele como alguns que hoje são chamados de
"apóstolos" estão fazendo? Mil vezes, não! Ele exortou e admoestou
crentes a viver por modo digno de Deus.
e. O cuidado e a preocupação apostólica de Paulo
pelas igrejas tornam-se mais claros ainda na Bíblia Amplificada.
I
TESSALONICENSES 2.7,11 (Amplificada)
7 Porém
nos tornamos dóceis entre vós, como a mãe devotada que nutre e acalenta seus
próprios filhos...
11 ... como um pai [ao lidar com seus filhos],
costumávamos exortar a cada um de vós pessoalmente, estimulando, encorajando e
admoestando a todos.
f. Há uma vasta diferença entre a atitude de
Paulo demonstrada em suas cartas para as igrejas, e a atitude de alguns assim
chamados de "apóstolos" de hoje que estão dominando as pessoas e
tentando governá-las com austeridade, orgulho e superioridade.
g. Alguns
desses assim chamados "apóstolos" de hoje, comandam o povo ao dizer:
"Vocês têm de prestar atenção a mim e fazer o que eu digo porque
sou um apóstolo." Isto não é bíblico. Uma afirmação como essa não pode ser
comprovada pela Bíblia.
H.
Características de um apóstolo. Um apóstolo é acima de tudo um pregador ou um
mestre, ou um pregador e um mestre da Palavra.
1 TIMÓTEO
2.7
7 Para
isto fui designado pregador e apóstolo (afirmo verdade, não minto), mestre dos
gentios na fé e na verdade.
2 TIMÓTEO
1.11
11 Para o
qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre.
1.
Observe que Paulo não disse: "Fui primeiro designado como apóstolo."
Não, Paulo disse que ele foi primeiro designado como pregador porque era acima
de tudo um pregador e um mestre da Palavra de Deus.
I. Para
permanecer neste ofício, a pessoa deve ter tido uma experiência pessoal com
o Senhor — algo muito profundo e real, algo além do ordinário. Não
somente herdar algo de segunda mão ou por tradição.
1. Paulo. Observe algo que Paulo disse para
defender o seu apostolado: Não sou eu porventura livre ? Não sou
apóstolo ? NÃO VIA JESUS, NOSSO SENHOR?... (1 Co 9.1). Paulo não viu a
Jesus em carne como os doze viram. Mas ele viu a Jesus numa visão
espiritual (At 9.3-6). Ele teve uma profunda experiência pessoal com o Senhor.
Até mesmo a sua conversão estava além do comum.
Paulo
teve tamanha experiência pessoal com o Senhor, que ele podia dizer a respeito
do que sabia da Ceia do Senhor: Porque eu recebi do Senhor o que também vos
entreguei... (1 Co 11.23). Ele não aprendeu sobre este assunto com os
outros apóstolos. Ele aprendeu por revelação. Jesus concedeu-lhe a revelação.
2. O Evangelho que Paulo pregava não lhe foi
ensinado por nenhum homem. Foi o Espírito de Deus que lhe ensinou. Faço-vos,
porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem;
porque eu não o recebi nem o aprendi de homem algum, mas mediante
revelação de Jesus Cristo (Gl 1.11,12). Alguém nos ensinou a respeito do
Evangelho, mas ninguém ensinou a Paulo. Observe o restante desta
passagem de Gaiatas a respeito da revelação de Paulo — a prova da profunda
experiência de Paulo com o Senhor.
GÁLATAS
1.13-17
13 Porque
ouvistes qual foi o meu proceder outrora no judaísmo, como sobremaneira
perseguia eu a igreja de Deus e a devastava.
14 E, na minha nação, quanto ao judaísmo,
avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso da tradição de
meus pais.
15
Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça,
aprouve
16 Revelar seu Filho r?ci mim, para que
eu o pregasse entre os gentios, SEM DETENÇA NÃO CONSULTEI NEM CARNE NEM SANGUE,
17 NEM
SUBI A JERUSALÉM PARA OS QUE JÁ ERAM APÓSTOLOS ANTES DE MIM, MAS PARTI PARA AS
REGIÕES DA ARÁBIA, E VOLTEI OUTRA VEZ PARA DAMASCO.
Por
quanto tempo Paulo ficou na Arábia? Ninguém sabe. Mas foi durante a época em
que esteve na Arábia que Paulo recebeu a revelação do Evangelho, que escreve em
cada Epístola.
GÁLATAS
1.18,19,21-24
18
DECORRIDOS TRÊS ANOS, ENTÃO SUBI A JERUSALÉM PARA AVISTAR-ME COM CEFAS, E
PERMANECI COM ELE QUINZE DIAS;
19 E não
vi outro dos apóstolos, senão a Tiago, o irmão do Senhor.
21 Depois
fui para as regiões da Síria e Cilícia.
22 E não era conhecido de vista das igrejas da
Judéia, que estavam em Cristo.
23 Ouviam somente dizer: Aquele que antes nos
perseguia, agora prega a fé que procurava destruir.
24 E
glorificavam a Deus a meu respeito.
Três anos
depois Paulo, ao retornar de Damasco, foi a Jerusalém e passou duas semanas com
Pedro.
GÁLATAS
2.1,2
1 Catorze anos depois, subi outra vez a
Jerusalém com Barnabé, levando também a Tito.
2 Subi em obediência a uma revelação; e lhes
expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que
pareciam de maior influência, para de algum modo não correr, ou ter corrido, em
vão.
Paulo
esteve pregando por 17 anos sem que soubesse o que os apóstolos pregavam. Ele
não os tinha ouvido. Ele esteve com Pedro somente por um breve período de 2
semanas. Depois disso ele pregou mais 14 anos antes que o Espírito de Deus lhe
revelasse que deveria ir a Jerusalém e compartilhar aquelas coisas com os
irmãos.
Paulo
teve de fato uma profunda experiência espiritual com o Senhor Jesus Cristo!
J. Um
ministério de apóstolo parece englobar todos os outros dons ministeriais. A
conseqüência peculiar é a capacidade de estabelecer igrejas.
1. O apóstolo tem algumas operações de todos os
cinco ofícios, que incluiriam o equipamento pastoral de governos. (Weymouth
traduz a palavra "governos" como "poderes de organização").
2. Após as igrejas serem estabelecidas, os
apóstolos podem exercer supervisão sobre as igrejas que estabeleceram (1 Co
9.1,2) até que nelas seja estabelecida autoridade espiritual sobre si mesmas.
Comentários:
Há aqueles que autodenominam-se apóstolos, que querem dominar
e governar as pessoas. Eles dizem: "sou um apóstolo. Tenho autoridade.
Você terá de fazer o que eu digo". Nos dias do Novo Testamento, os
apóstolos só exerciam supervisão sobre as igrejas que eles mesmos estabeleciam.
Paulo nunca exerceu qualquer autoridade sobre a igreja de Jerusalém, ou sobre
qualquer uma das igrejas que os outros apóstolos tinham estabelecido.
Lembre-se
que estes ofícios existem em poder e não somente em palavras. Se o poder não
existe para estabelecer igrejas, então eles não são apóstolos na plena
abrangência do ofício.
3. Um missionário
que é realmente chamado por Deus e enviado pelo Espírito Santo é um
apóstolo.
a. Atos 13.2,4 O Espírito Santo disse: Separai-me
Saulo e Barnabé para a obra que os tenho chamado. Então o versículo 4 diz: ENVIADOS,
pois, pelo Espírito Santo, desceram...
Eles
foram "enviados". Partiram em sua primeira viagem missionária aos
gentios.
b. O Novo Testamento nunca menciona
missionários, embora seja um importante ofício. Ele está aqui no ofício de
apóstolo.
c. O missionário terá a habilidade (capacidade)
de todos os dons do ministério.
1) Ele
fará o trabalho de evangelista Ele fará com que vidas sejam salvas.
2) Ele
fará o trabalho de mestre.
Ele
ensinará e firmará as pessoas.
3) Ele
fará o trabalho de pastor.
Ele
pastoreará seu rebanho e guiará o povo durante algum tempo.
a) Se estudarmos de perto a vida do apóstolo
Paulo, observaremos que ele disse que nunca edificava sobre fundamento alheio.
Ele se esforçava para pregar o Evangelho onde Cristo ainda não tinha sido
anunciado (Rm 15.20)
Ele
sempre permanecia num lugar por um período que podia variar de 6 meses a 3
anos.
b) Seu chamado não era o de pastor, mas ele
permanecia neste ofício por tempo suficiente até que o povo se firmasse na
verdade, e então mudava-se.
K. Há
apóstolos hoje?
1. Quatro
classes de apóstolos.
O Senhor
me disse, em uma visitação que se realizou em julho de 1987, que havia quatro
classes de apóstolos e que cada uma delas possuía uma unção diferente. Depois
de estudar a Palavra de Deus, pude constatar estas verdades por mim mesmo.
a. Jesus
o Apóstolo Chefe: O próprio Jesus é o Apóstolo, Chefe e ocupa uma classe
por Si Mesmo. Encontramos! em Hebreus 3.1 que Jesus foi chamado de Apóstolo e
Sumo Sacerdote de nossa profissão. Ele foi o "Enviado" pelo Pai para
proporcionar a expiação dos pecados do mundo. Nenhum outro apóstolo (ou
enviado) terá algum dia esse chamado.
b. Apóstolo
do Cordeiro: Estes eram os doze apóstolos que foram testemunhas oculares da
vida, ministério, morte, sepultamento e ressurreição de Jesus (Atos 1.21,22).
Esta é a finalidade deles — testemunhar o ministério terreno de Jesus e
dar testemunho de seu ministério para o mundo. Ninguém, nem mesmo Paulo, seria
um apóstolo no sentido original em que os doze o eram. Há somente doze
apóstolos do Cordeiro (Ap 21.14).
A Bíblia
nos diz quais eram as qualificações que os doze deveriam ter, quando da seleção
daquele que substituiria Judas (At 1.15-22).
ATOS
1.15-22
15
Naqueles dias, levantou-se Pedro no meio dos irmãos (ora, compunha-se a
assembléia de umas cento e vinte pessoas) e disse:
16
Irmãos: Convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo proferiu
anteriormente por boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que
prenderam a Jesus.
17 Porque
ele era contado entre nós e teve parte neste ministério
18 (Ora, este homem adquiriu um campo com o
preço da iniqüidade; e, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas
entranhas se derramaram;
19 E isto chegou ao conhecimento de todos os
habitantes de Jerusalém, de maneira que em sua própria língua esse campo era
chamado Aceldama, isto é, Campo de Sangue).
20 Porque
está escrito no livro dos Salmos: Fique deserta a sua morada; e não haja quem
nela habite; e: Tome outro o seu encargo.
21 É necessário, pois, que, dos homens que nos
acompanharam todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós,
22
Começando no batismo de João, até o dia que dentre nós foi levado às alturas,
um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição.
Para ser
um dos doze apóstolos do Cordeiro, deveria tê-los acompanhado — aos apóstolos e
a Jesus — durante todos os três anos e meio do ministério de Jesus. Paulo não
estava entre eles.
Os doze
foram enviados para ser testemunhas oculares do ministério, obra, vida, morte,
sepultamento, ressurreição e ascensão do Senhor Jesus Cristo. E eles
permaneciam numa categoria ou classe onde nenhum outro apóstolo ou ministro
poderia estar.
c. Apóstolos
do Novo Testamento: isto inclui Paulo e Barnabé e os outros apóstolos do
Novo Testamento. Além dl Jesus ser chamado de Apóstolo, e dos doze apóstolos do
Cordeiro, o Novo Testamento chama muitos outros d| apóstolos:
1) Barnabé
e Paulo (At 14.14).
2) Tiago, o irmão do Senhor (Gl 1.19).
3) Andrônico
e Junias (Rm 16.7).
4) Silvano
e Timóteo (1 Ts 1.1;2.6).
5) Apoio
(1 Co 4.4-9).
6) Dois
irmãos não nomeados (2 Co 8.23)*
7) Epafrodito
(Fp 2.25)*
*A
palavra traduzida por mensageiro nestes versículos é a mesma palavra
grega traduzida por apóstolo nos outros lugares. Pode também significar um
representante ou um delegado.
Os
apóstolos do Novo Testamento não eram apóstolos no mesmo sentido que os doze
Apóstolos do Cordeiro eram. Em primeiro lugar, eles não eram testemunhas da
vida e ministério de Jesus. Em segundo lugar, eles pareciam ter chamados mais
limitados. Paulo, por exemplo, era um apóstolo (um enviado) para os Gentios
somente (veja 2 Tml.ll).
Há muito
falatório hoje sobre a necessidade dos apóstolos contemporâneos lançarem
fundamento para igreja. Porém o fundamento da Igreja Mundial já foi lançado!
Este trabalho foi realizado pelos Apóstolos do Cordeiro e os outros apóstolos
do Novo Testamento.
Paulo
explica isto em 1 Coríntios 3.10:
1
CORÍNTIOS 3.10
10
Segundo a graça de Deus que me foi dada, LANCEI O FUNDAMENTO como prudente
construtor; e outro edifica sobre ele. Porém, cada um veja como edifica.
EFÉSIOS
2.20
20
Edificados sobre o FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS e profetas, sendo ele mesmo, Cristo
Jesus, a pedra angular;
d. Os
primeiros doze apóstolos e os outros apóstolos do Novo Testamento lançaram
inicialmente o fundamento da Igreja ao darem testemunho da missão terrena de
Jesus, como os primeiros pioneiros e pregadores do Evangelho, e ao receberem a
Palavra de Deus e registrá-la na forma escrita no que agora conhecemos como
Novo Testamento. Os apóstolos contemporâneos não são chamados para lançar o
fundamento da Igreja. Eles têm um chamado e uma missão inteiramente diferentes.
Apóstolos
de hoje: Não existem apóstolos hoje nas três classes relacionadas acima. Não há
apóstolos fundacionais hoje. Se a fundação não fosse lançada pelos apóstolos do
Novo Testamento e nós precisássemos dos apóstolos contemporâneos para fazê-lo,
então precisaríamos de uma nova pedra angular da mesma forma. Naturalmente,
isto é tolice. O trabalho do apóstolo hoje é encontrar e estabelecer/igrejas
locais individuais por todo o mundo; adentrar 110vo território e abrir
igrejas onde elas não existam, assim como mencionei anteriormente.
2. Há o
ofício do apóstolo hoje? Sim, graças a Deus ele exis-te.Voltemos a Ef
4.8,11-13.
EFÉSIOS
4.8,11-13
8 Por
isso diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro, e concedeu
dons aos homens...
11 E ele
mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para
evangelistas, e outros para pastores e mestres,
12 Com
vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a
edificação do corpo de Cristo,
13 Até
que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à
perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.
a. Se Deus tivesse tirado alguns desses
ministérios da lista, a Bíblia diria que Ele concedeu-nos só por pouco tempo.
b. TODOS esses dons do ministério foram dados
para o aperfeiçoamento dos santos, para o trabalho do ministério, para a
edificação do Corpo de Cristo. Isto inclui os apóstolos.
c. Por quanto tempo ele os deu? Todos eles foram
dados. Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do
Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de
Cristo (Ef 4.13).
L. Que
marcas devemos observar em um apóstolo hoje?
1. Acima de tudo, um pregador ou mestre da
Palavra.
2. Dons espirituais observáveis e proeminentes.
3. Profunda experiência pessoal.
4. Poder e capacidade para estabelecer igrejas.
5. Capaz de prover liderança espiritual
adequada.
Comentários:
Se Deus o chamou para ser um apóstolo, não ficaria preocupado
sobre o assunto. Você não começará nesse ofício. Em At 13.1 lemos: Havia na
igreja de Antioquia profetas e mestres; Barnabé, Simeão, Lúcio, Manaém ... e
Saulo. Cada um desses homens era ou um profeta, ou um mestre, ou um profeta
e um mestre (um homem pode permanecer em mais de um ofício). Era o caso de
Paulo. Sabemos, pelo estudo das Escrituras, que ele era tanto um profeta como
um mestre. At 14.14 chama-o de apóstolo. Ele tornou-se um apóstolo quando Deus
o estabeleceu nesse ofício.
Lembre-se
disso : Não se preocupe com nome e títulos. Se eu não soubesse para
qual ofício Deus me chamou, não ficaria um só minuto preocupado com isso.
Se
percebesse o chamado dentro de mim, simplesmente pregaria e ensinaria, e então
deixaria Deus me colocar no ofício que Ele tem para mim.
Barnabé e
Paulo não foram estabelecidos inicialmente no ministério de apóstolo; mais
tarde, Deus os colocou lá.
E também
lembre-se: Deus recompensa a fidelidade. Ele não recompensa o ofício em si.
Um
profeta não receberá maior galardão do que um porteiro que foi fiel em seu
ministério de socorros.
Os
ofícios mais preeminentes não recebem maior galardão; somente há maior
responsabilidade.
Deus
recompensa a fidelidade!
Retirado e adaptado do Livro: Os dons do Ministério, de Kenneth Hagin (Obs
- nem toda a doutrina ensinada e aplicada por Kenneth Hagin nós
concordamos. Entretanto, quanto aos dons do ministério é um dos melhores
textos escritos, pois os cargos ministeriais foram, basicamente,
estabelecidos em Efésios e isso significa IGREJA APOSTÓLICA,
NEO-TESTAMENTÁRIA, e quase não se ensina a respeito desse tema)
Autor: Kenneth Hagin
Retirado do Livro: Os dons do Ministério, de Kenneth Hagin
ORIGINAL: "The Ministry Gifts"Kenneth Hagin Ministries
P. O. Box 50126Tulsa.OK 74150-0126
Traduzido do Original em Inglês "The Ministry Gifts"
por: Rogério Lima Clavello e Maria
de Lourdes Magalhães d'Almeida
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DA PALAVRA
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