Nesta terceira parte desse complexo tema, quero me
dedicar ao aspecto de nascer da água.
A maioria de pregações ou estudos que você acha ou lê
aborda água como sendo o batismo. É muito simples e Jesus teria sido mais direto
ao exemplificar essa questão. Ao contrário, ele diz que alguém que deseja entrar
no reino de Deus tem
que nascer de novo. O batismo seria apenas uma etapa na
porta do arrependimento, mas o fato de nascer de novo é mais complexo, pois é um
processo que leva a pessoa arrependida a morrer (sua natureza carnal) – e
renascer em Cristo Jesus. Esse é o
primeiro ponto importante. Para nascer de novo, é preciso
morrer.
A primeira, talvez uma das mais fortes alusões a isso no
NT, está no livro de João, no capítulo 12, verso 24:
“Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão
de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito
fruto”.
Jesus falava de sua própria morte, mas a verdade aí
contida é também para a sua igreja. Quem não morre não dá fruto. Essa é a grande
diferença daqueles que nascem de novo e aqueles que não nascem. O fruto só
aparece naqueles que nascem de novo. Por isso entendemos o que Paulo ensina
quando diz “quem está em Cristo é nova
criatura, tudo se fez novo e as coisas velhas se passaram”. Eu amo esse
verso e ele é um grande desafio para mim para evitar as desculpas que criam
quando observam que a maioria dos cristãos não dão frutos. Daí vêm todas as
espécies de desculpas, para se justificar terapias evangélicas, cultos de cura
da alma, cultos de casais, cultos disso e daquilo. É uma gama gigante de
tentativas de se fazer aquilo que é obra do Espírito Santo: levar alguém à morte
e gerar uma nova vida na pessoa. Ah, meus queridos, veja como estamos longe das
verdades de Deus! Infelizmente.
Aquele que nasce de novo não tem passado. Estou falando
em fé. Quem não é da fé acha doutrinas diversas para justificar suas coisas.
Aqui, nós pregamos a sã doutrina, sem rugas, sem sofismas, de modo que
pretendemos mostrar que estar
em Cristo
é estar com uma vida nova. Estar em Cristo é
ter nascido de novo.
Se nasceu de novo, então o passado passou! Quando essa fé não torna real essa
palavra em nossas vidas, então nasce todo tipo de doutrina e dogmas para tentar
fazer uma pessoa atingir um estado de graça. Terapias são válidas? São.
Tratamentos são válidos? Sim, são. Palestras com psicólogos são válidas para
crentes? Sim, são. Mas, meu irmão, não esqueça algo importante: isso tudo não
são a Palavra de Deus, não podem, JAMAIS, fazer alguém novo. A Cruz, sim, faz alguém andar em
novidade de vida. Paulo dizia que estava crucificado com Cristo e a vida que ele
tinha era pela fé em Cristo Jesus (Gl 2.20). A nova vida só vem com a fé.
Mas, então, o que é a água? O nascer da água? O que
seria isso. Em primeiro lugar, vou apontar alguns significados de água na Bíblia
Sagrada e, depois, retorno ao assunto em pauta.
A água é o líquido presente em quase toda matéria viva.
Deus é o criador de todas as fontes de água na terra (Ap 14:7), tão essencial à
vida do homem, dos animais e da vegetação sobre a terra. (Êx 17:2, 3; Jó 8:11;
14:7-9; Sal 105:29; Is 1:30). Ele a provê e pode controlá-la. (Êx 14:21-29; Jó
5:10; 26:8; 28:25; 37:10; Sal 107:35). Deus fornecia água aos israelitas, até
miraculosamente quando necessário (Êx 17:1-7; Ne 9:15, 20; Sal 78:16, 20; Is
35:6, 7; 43:20; 48:21); deu-lhes uma terra que tinha abundância de água (Dt
8:7); e prometeu abençoar sua reserva de água enquanto obedecessem a ele (Êx
23:25).
Há numerosas referências à água nas Escrituras,
dando-lhe sentidos diferentes. As pessoas, em especial as massas inquietas,
alienadas de Deus, são simbolizadas por águas. Babilônia, a Grande, em seu
domínio por toda a terra, é mencionada como estando sentada “sobre muitas
águas”. A visão de João sobre a grande meretriz explica que tais águas
“significam povos, e multidões, e nações, e línguas”. — Ap 17:1, 15; compare
isso com Is 57:20.
Devido ao poder da água como agente destruidor
(provocando afogamentos, enxurradas ou efeitos similares), ela é frequentemente
empregada como símbolo de alguma força destrutiva. (Sal 69:1, 2, 14, 15; 144:7,
8) É usada como símbolo de força militar em Jeremias 47:2.
A água era usada no tabernáculo, tanto para a limpeza
física como em sentido simbólico. Na investidura no sacerdócio, os sacerdotes
eram lavados com água, e, simbolicamente, espargia-se “água purificadora de
pecado” sobre os levitas. (Êx 29:4; Núm 8:6, 7). Os sacerdotes lavavam-se antes
de ministrar no santuário de Yehowah e antes de se chegar ao altar da oferta
queimada. (Êx 40:30-32). Usava-se a água para lavar sacrifícios (Le 1:9) e em
purificações cerimoniais. (Le 14:5-9, 50-52; 15:4-27; 17:15; Núm 19:1-22). A
“água santa” usada em casos de ciúme, quando a esposa era suspeita de adultério,
evidentemente era água pura, fresca, na qual se punha pó procedente do
tabernáculo antes de ela bebê-la. — Núm 5:17-24.
Apenas por meio de Jesus Cristo, podemos obter vida
eterna. Ele, Jesus, é o Pão vivo que desceu do céu, mas quando encontrou com a
samaritana (Jo 4), Jesus disse a ela, junto a uma fonte perto de Sicar, que a
água que ele daria tornar-se-ia em no interior do ser humano “uma fonte
de água
que salta para dar vida eterna”. — Jo 4:7-15.
O apóstolo João registra sua visão de “um novo céu e uma
nova terra” em que viu um “rio de água da
vida” fluir do trono de Deus. De cada lado deste rio havia árvores que
produziam fruto, as folhas das árvores sendo usadas para curar as nações. (Ap
21:1; 22:1, 2) Depois de se completar este aspecto da visão, Jesus falou a João
sobre o objetivo de ele enviar seu anjo com tal visão. Daí, João ouviu a
proclamação: “E o Espírito e a noiva estão dizendo: ‘Vem!’ E quem ouve diga:
‘Vem!’ E quem tem sede venha; quem quiser, tome de graça a água
da
vida.” Forma-se, nesse conceito, uma ideia relativamente
aceitável que o Senhor Jesus é, também, a água viva que transborda em nosso
interior.
Usando uma figura de linguagem diferente ao escrever à
congregação em Corinto, o apóstolo Paulo comparou a obra do ministro cristão à
de um lavrador, que primeiro planta a semente, rega-a e cultiva-a, esperando,
depois, que Deus faça a planta atingir a maturidade. Paulo levara as boas novas
do Reino aos coríntios, plantando a semente no “campo” coríntio. Apolo veio
depois, e, por seu ensino adicional, nutriu e cultivou a semente plantada, mas
Deus, pelo seu espírito, causou o crescimento dela. Paulo usou esta ilustração
para salientar o fato de que nenhum humano individual é, em si mesmo,
importante, mas todos são ministros, cooperando como colaboradores de Deus.
Aquele que é importante é Deus e ele abençoa tal trabalho, ou seja, sua própria
igreja (1Co 3:5-9). Pela água, a igreja vai crescendo. Rega-se a igreja com
água.
Um outro significado da água na Bílbia é a água que
purifica. A igreja de Jesus é limpa à vista de Deus, como uma noiva casta para
Cristo, o qual a purificou “com
o banho de água por meio da palavra”.
(Ef 5:25-27). Quando Paulo fala em regar, é obvio que está falando da Palavra
também, vez que o que dá crescimento ao corpo de Cristo é sua palavra (Jo
17.17). O autor da carta aos Hebreus
também nos aponta para água como sendo a Palavra, que limpa e lava o crente. Ele
nos ensina: “Visto que temos um grande
sacerdote [Jesus Cristo] sobre a casa de Deus, aproximemo-nos com corações
sinceros na plena certeza da fé, tendo . . . os nossos corpos banhados
com água limpa.” (He 10:21, 22). Esta limpeza de água limpa a que ele se
refere é a limpeza feita pela Palavra do Senhor, única condição para nos manter
limpos. O salmista deu esse segredo quando decretou: “Escondi a tua palavra no meu coração, para
eu não pecar contra ti.” (Sl 119.11).
A água na Bíblia também é apresentada diversas vezes
para a realização do batismo, como vemos desde o batismo do Senhor Jesus até os
diversos outros irmãos que foram batizados na igreja primitiva.
Uma prova que a água que Jesus menciona para nascer de
novo não é o batismo é o fato de milhares e milhares de pessoas ao redor do
mundo serem batizadas diariamente e não apresentarem uma mudança qualquer em
suas vidas.
Ora, Paulo aponta, junto com o escritor aos Hebreus, que
Jesus referia-se à Palavra ao mencionar nascer
da água.
Por que afirmo isso com todas as letras? Primeiro porque o simples fato de ser
batizado não é suficiente para dizermos que estamos diante de uma nova criatura.
Ademais, se assim o fosse, o ladrão que estava com Jesus e se arrependeu podia
muito bem não ser batizado. Eu prefiro evitar a afirmação que ele não era
batizado, como fazem a maioria das pessoas, porque ele sabia tudo a respeito de
Cristo Jesus e chamou Jesus de um modo que só as pessoas mais próximas o
chamavam (rabi). O ladrão havia cometido crimes, mas poderia ter sido batizado
antes de ser julgado, tendo conhecido Jesus anteriormente. Nesse caso, são 50%
de probabilidades de ele ter sido ou não batizado. Na hipótese de não ter sido
batizado, jamais Jesus iria dizer a ele que ele estaria com Cristo no paraíso,
vez que ele não era batizado e, portanto, não havia nascido de novo. Deste modo,
não poderia entrar no reino de Deus. Entendeu a correlação? Por isso, nascer da
água, definitivamente, não é o batismo nas águas. Não é ser batizado.
Nascer
da água é nascer da Palavra.
É a Palavra de Deus que, penetrando no ser humano, traz
luz para as nossas vidas e nos transforma. No seu trabalho com o Espírito Santo,
a Palavra tem o poder de regenerar vidas e fazê-las novas.
Na sua segunda carta, Pedro nos ensina algo
tremendo:
“E temos, mui firme, a palavra
dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em
lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos
corações”. II Pe 1.19
A Palavra é luz, isso todos sabem. Agora, Pedro nos traz
algo interessante. A Palavra é como uma luz que alumia em lugar escuro e assim
vai até que a estrela da alva (figura de Jesus) apareça em nossos corações. Ora,
a obra da presença de Deus em nossas vidas, regenerando-nos é da Palavra. Sem
Palavra, não há mudança. Guarde isso meu irmão: se não houver palavra de Deus
enxertada em você, diariamente, não haverá transformações. Você pode fazer de
tudo na igreja, mas as coisas velhas não morrerão e você não se transformará.
Isso é obra da palavra de Deus.
Vou encerrar esta parte em que falo sobre o nascer da
água, transmitindo umas concepções finais que estão em alguns versos no
NT:
Somos selados com o Espírito Santo após recebermos a
palavra da verdade. O Espírito Santo sempre vem e age quando tem Palavra. Daí o
motivo de Jesus nos mostrar que o caminho do novo nascimento é Palavra (água) e
Espírito Santo.
“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a
palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido,
fostes selados com o Espírito Santo da promessa”. (Ef
1.13)
Paulo, quando escreve aos tessalônicos, mostra-os que o Evangelho é palavra com
Espírito. Não adiante alguém dizer que tem o Espírito Santo se não estiver
enxertad na Palavra. A pessoa pode dizer, mas isso não pode acontecer. Se algo
acontecer, sem Palavra, então não é Espírito Santo.
Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em
palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem
sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós. (I Tess 1. 5)
Paulo, ainda escrevendo aos tessalônicos, mostra-os que a palavra de Deus opera
naqueles que creem. Veja que é sublime isso. Isso é sobrenatural. Uma palavra,
como Paulo nos esnina, que vem de Deus. Uma palavra não de homens (hoje é tanta
palavra de homem), mas de Deus pode operar em nosso ser. É daí que vem a
regeneração: desse operar de Deus pela Palavra dentro de nós.
Por isso também damos, sem cessar, graças a
Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes,
não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a
qual também opera em vós, os que crestes. (I Tess
2.13)
O próximo texto não deixa dúvidas quanto ao poder da
Palavra para fazer ou melhor iniciar o processo do Novo Nascimento. Tiago nos
ensina que o Senhor nos gerou pela Palavra da Verdade. Veja que não há uma
insinuação sequer de água, quando Jesus fala em nascer de novo, como sendo o
batismo. Não. E esses textos chegam para confirmar o que estou te ensinando.
Regenerados pela Palavra.
Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela
palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. (Tiago
1.8)
A palavra tem que ser enxertada dentro de nós. Isso
implica dizer plantada. Ora, tendo sido plantada ele vai crescer. Esse crescer
do Senhor vai nos moldando e nos aproximando do caráter de Jesus Cristo.
Observe, pela Palavra.
Por isso, rejeitando toda a imundícia e
superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a
qual pode salvar as vossas almas. (Tg 1.21)
O próximo texto, mais uma vez, não deixa dúvidas quanto ao poder da Palavra
para fazer ou melhor iniciar o processo do Novo Nascimento. Ao nascer de novo,
aqueles que pela fé recebem Jesus Cristo, são gerados pela Palavra de Deus viva.
Essa Palavra permanece para sempre em nós. Mas tem que ser de novo gerados. Não
adianta a pessoa ser convencida de seu erro e, emocionalmente, adotar uma medida
para ser um cristão. Não é algo natural que promove essa mudança. É espiritual e
pela Palavra, ou seja, pela água. Se não nascer pela água, não se regenera. Não
regenerado não entra no reino de Deus.
Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas
da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. (I Pe
1.23)
Na próxima palavra, vamos falar sobre o nascer do
Espírito.
Pr Aureo R V da
Silva
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PALAVRA!
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