Embora
Cristo seja o tema desse livro, também são registradas as coisas do fim dessa
era. Todas as coisas que estão para acontecer levam ao tratado do reino de
Deus. Por isso, esse é um livro de profecia.
Essa
natureza profética é claramente definida tanto no início como no fim do livro
(ver 1:3; 22:7,18,19). Através de muitas visões, a mensagem desse livro prediz
os eventos que se aproximam.
Os
iniciantes podem ficar confusos pelos muitos símbolos nesse livro. Eles podem
considerá-los muito alegóricos para serem entendidos. No entanto, realmente não
é tão difícil como possamos pensar. Embora haja muitos símbolos, muitos deles
já foram explicados no próprio livro. Os leitores deveriam consequentemente
confiar no poder de Deus e ler a Sua palavra com diligência e paciência. Se é
necessário paciência na busca por conhecimentos mundanos, quanto mais paciência
é preciso ter na busca pelas coisas espirituais! Há pelo menos 14 símbolos que
já foram explicados. E os não explicados talvez nem excedam esse número.
(1)
Candeeiros simbolizam as igrejas (1:20).
(2)
As estrelas são os mensageiros (ou anjos) das igrejas (1:20).
(3)
O fogo representa o Espírito Santo (4:5).
(4)
Chifres e olhos também representam o Espírito Santo (5:6).
(5)
O incenso simboliza as orações dos santos (8:3, 4).
(6)
Dragão fala de Satanás (12:9).
(7)
Os sapos são os espíritos imundos (16:13).
(8) A besta tipifica
um rei (17:12).
(9) As cabeças da
besta correspondem a colinas (17:9).
(10)
Os chifres da besta correspondem a reis subordinados (17:12).
(11)
As águas representam povos (17:15).
(12)
A mulher simboliza a grande cidade (17:18).
(13)
Linho fino representa a justiça (19:8).
(14)
A esposa do Cordeiro é a cidade de Deus (21:9,10).
Por
isso, não tratem esse livro como se fosse de símbolos. Embora haja mais de
trinta símbolos, a metade deles já foi explicada. Em média, há menos de um
símbolo por capítulo para ser encontrado; e, consequentemente, o livro de
Apocalipse verdadeiramente não pode ser rotulado como um livro de símbolos. As
profecias em suas páginas são de dois tipos: direta e indireta. As profecias
indiretas têm a forma de símbolos; mas, como já mencionamos, esses símbolos não
foram colocados em total escuridão, já que metade deles já foi explicada. Dessa
forma, os leitores não deveriam ficar intimidados por esses símbolos, mas
deveriam distinguir os explicados dos não-explicados, e procurar descobrir os
seus significados.
A
despeito da adoção dos símbolos como um estilo de escrita, nós não devemos
espiritualizar o livro em
todo. Nós devemos manter em mente uma coisa importante: o
Apocalipse é um livro aberto (ver 22:10), não é como Daniel, que é um livro
selado (ver 12:4). É chamado “a Revelação de João” e, por essa razão, todas as
coisas registradas nele estão abertas para serem entendidas. É escrito de
acordo com fatos, e por isso pode ser tomado literalmente. Assim como os
conteúdos futuros registrados no fim do livro são milagres atuais, como
ressurreição, arrebatamento, aparecimento, e assim por diante, as coisas dadas
na parte inicial do volume devem também ser atuais – nesse caso, punições
–desde que esse é um livro de unidade. Nós ouvimos que há 119 profecias no
Velho Testamento a respeito do Senhor Jesus. Como estão cumpridas essas
profecias? Todas elas estão cumpridas literalmente. Por exemplo, uma virgem
dando à luz um filho, Belém, a vinda do Egito, as trinta peças de prata, e
assim por diante, foram todas literalmente cumpridas.
Além
desses símbolos, o resto do livro contém os dizeres evidentes de Deus. Nós
aprendemos que significados espirituais e ensinamentos estão implícitos. Mas
essas partes figurativas devem ser
explicadas literalmente. Por exemplo, na abertura do sétimo selo, nós
descobrimos que sete anjos estão prontos para soprar as trombetas. No soar das
sete trombetas há saraiva e fogo, sangue, montanha, mar, estrelas, lua e sol, e
assim por diante. Por um lado, tudo isso deve ser tomado literalmente, embora
ainda possamos derivar muitos significados espirituais e ensinamentos disso.
Por outro lado, não devemos aceitar meramente os seus significados espirituais
e rejeitar o horror das punições literais.
Aqui nós vemos a sabedoria de Deus. Ele esconde significados espirituais
na carta para que também aqueles que têm aprendido de Deus possam descobrir o
mais profundo ensinamento por trás dela. No entanto, esses crentes comuns
também podem aprender diretamente a respeito do verdadeiro fenômeno das futuras
tribulações. A palavra de Deus é revelada a bebês (Mt. 11:25). Como pode um
bebê entender o livro de Apocalipse se é tão profundo como algumas pessoas
dizem? Nós louvamos ao Senhor, por que a despeito de algumas passagens difíceis
no Apocalipse, muitas delas são para aplicação literal, e por isso bebês em
Cristo podem entender o livro. Nós também louvamos ao Senhor porque, embora o
livro de Apocalipse seja tão singelo que os crentes comuns possam conhecer
muito a respeito dele, da mesma forma oferece muitos materiais para pesquisa ao
melhor dos cérebros humanos. Nosso Deus é de fato Deus!
O
caráter do livro de Apocalipse é justo, do início ao fim manifesta a justiça de
Deus. Não é fácil encontrar nele a graça de Deus; mesmo com a Igreja, ele
revela a estreita disciplina do Senhor. É, de fato, um livro de julgamento.
Nele nós vemos como Deus julga a sua Igreja, os Judeus, e as nações. Ele revela
o Senhor Jesus e manifesta o Seu julgamento
Devido
ao seu caráter ser diferente dos outros livros do Novo Testamento, muitas
pessoas julgam o Apocalipse muito difícil para entender. No entanto, não é
realmente difícil de saber. A Igreja tem falhado, então o Senhor só pode
recorrer ao julgamento. O registro dos capítulos 2 e 3 é a sombra do iminente
julgamento de Cristo (II Co. 5:10). Com exceção dos capítulos 4 e 5 que narram
conteúdos de transição, todo o registro do capítulo 6 através do capítulo 19
pertence ao tempo do último sete dos setenta setes de Daniel. Os setenta setes de
Daniel caem dentro da dispensação da lei. A dispensação da graça foi inserida
entre o sexagésimo nono sete e septuagésimo sete. Assim que a dispensação da
graça é concluída, o septuagésimo sete começa, e ainda pertence à dispensação
da lei. Por isso todas as coisas mencionadas a partir do capítulo 6 e através
do capítulo 19 voltam à dispensação da lei. Não é de admirar que o seu caráter
seja tão justo.
Devido
ao seu caráter justo e legal, o livro carrega em si muito do tempero judaico.
Nesse livro a Igreja é apresentada em termos um tanto diferentes do que é
descrita nos escritos de Paulo. Embora o livro de Apocalipse seja escrito em
grego, como nos escritos de Paulo, o livro emprega muitos Hebraísmos – como
Abadom, por exemplo, e assim por diante. Até mesmo os nomes do nosso Senhor têm
conotações judaicas, como Jeová Deus. O Evangelho de Mateus cita o Velho
Testamento 92 vezes; o livro de Hebreus cita-o por volta de 103 vezes; mas o
livro de Apocalipse faz isso cerca de 285 vezes! Isso prova que o livro de Apocalipse mostra
como Deus há de retornar ao território do Velho Testamento, de acordo com o
qual tratará com as nações e com os judeus. Não esqueçamos que a salvação vem
dos judeus. Por essa razão os santos do Senhor devem aprender a amar os Judeus
e a não rejeitá-los. Nós devemos amar os eleitos do Senhor.
Mensagem retirada
do Livro “Ajuda ao Apocalipse” - escrito por Watchman Nee
Esta mensagem pode ser
usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a
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