domingo, 31 de julho de 2022

Juntando o Maná

A necessidade de exortação contínua a um estudo diligente da palavra de Deus aumenta à medida que "o dia se aproxima".  


Desse modo, estamos inclinados a gastar mais tempo para falar disso; procurando impressionar nos jovens crentes a importância de "examinar as escrituras diariamente", e aplicar a verdade honestamente a cada pensamento, palavra e ação, para que todos possam ser trazidos em harmonia com a mente divina. 

A grande coisa é perceber que devemos ser praticantes da palavra de Deus, e não apenas ouvintes . É somente o que nossas consciências recebem do próprio Senhor que confere real proveito às nossas almas; pois somente assim nos tornamos modelados como Jesus, em nossa vida diária; e este deve ser o nosso desejo. 

Devemos nos alimentar da palavra de Deus,      crescer assim ; não aquela leitura descuidada e casual da Bíblia, sem meditação ou oração, que é tão comum nestes tempos perigosos, quando os cristãos, por uma interminável rodada de compromissos, são tentados a negligenciar as escrituras; quando a sociedade está em estado de inquietação e distração pela busca de prazeres, excursões e entretenimentos de todo tipo que desviam a mente do bem-estar da alma e levam à apatia espiritual e à magreza. 

Não podemos servir a dois senhores; o mundo, em todas as formas, se opõe a Cristo; devemos, portanto, desviar nossos olhos de suas vaidades; e não buscar sua diversão deles. Força espiritual, para suportar as dificuldades da vida e caminhar    tais como glorificar a Deus, deve depender de nossa alimentação em Cristo, através da comunhão com o Espírito, sobre Sua palavra.

Alguém disse verdadeiramente que "cada raio do sol contém três cores; as propriedades de cada ser para iluminar, aquecer e fertilizar.  Da mesma forma, a verdade emana de Deus, a fonte de luz, e destina-se a iluminar nosso entendimento ; para aquecer nossos corações; e para produzir os frutos de justiça em nossas vidas."

Agora, indicamos que a leitura desordenada comum da palavra de Deus traz pouco proveito, porque falta o desejo sincero de conhecer a mente de Deus, a fim de ser filhos obedientes.  O mero desejo de aumentar nosso estoque de conhecimento não é um motivo satisfatório para nos incitar a “examinar as escrituras”. 

A sabedoria natural na igreja de Deus (à parte de um coração exercitado pelo Espírito Santo) leva à tristeza, assim como a humilhação do Éden veio por comer da "árvore do conhecimento". O antídoto para isso é aquele "lugar de uma caveira", onde Aquele que era a sabedoria de Deus, "se esvaziou", e Ele é nosso exemplo em todas as coisas. Sim, irmão e irmã,      onde Maria aprendeu aquelas verdades que se tornaram um suporte para sua alma, mesmo a Seus pés.  

Aprenda dEle, que enquanto Ele era "o resplendor da glória do Pai, e expressa imagem de Sua pessoa", mas também era um homem real, que precisava de água para satisfazer a sede de Seu corpo; e para o refrigério de Sua alma "tirou água das fontes da salvação"; indo de manhã cedo para o lugar solitário, onde Ele poderia comungar com Deus, e colher aquele maná abençoado “fresco do orvalho”.  Oxalá fôssemos mais como Ele! Oh, que poder haveria em nossa caminhada e nossas palavras,  que caracteriza aqueles que negligenciam a oração íntima, a leitura e a meditação da Palavra de Deus.

Livros de homens, com palha sem valor, são guardados;

O livro de Deus, o grão dourado oferece;

Então deixe o joio, e gaste suas dores

Ao recolher os grãos dourados.

Agora "há um tempo para tudo", e Deus nos disse em Números 2., quando o maná tinha que ser recolhido. Era "de manhã cedo"; quando o sol esquentava, derretia, e o que era acumulado criava vermes e fedia. A verdade solene e oportuna é revelada aqui. O maná tinha que ser recolhido "fresco do orvalho".  Nas escrituras, o orvalho é sempre típico do Espírito Santo, veja Oséias 14.5. E devemos aprender com isso que, embora tudo ao redor seja estéril, Deus provê as necessidades diárias de nossa jornada no deserto. Seu Espírito permanecerá conosco para sempre. Ele revela Jesus às nossas almas como o Pão da vida. 

A verdade dEle revigora o novo homem. A verdade adquirida de segunda mão é comparativamente inútil. 

Devemos nos alimentar dele, fresco do orvalho, para que nossas almas cresçam assim; veja Ef. 3.16, I Pedro 2.2 Col.1.10. O mundo nada sabe desta carne que sustenta nossas almas. E a solenidade tranquila da madrugada é o melhor momento para colher este alimento celestial, antes que o coração se agite com os cuidados da vida. Fortalecidos com isso, devemos ser “fortes no Senhor e na força do seu poder”.       

Os cristãos devem adotar uma leitura sistemática, regular e consciente da palavra de Deus.  Davi estimava todos os preceitos de Deus; assim devemos ler cuidadosamente de Gênesis a Apocalipse, e dedicar tanto tempo diariamente a este delicioso exercício da alma, quanto possível. É fácil ver quantas horas e dias em um ano devemos ter assim, se separarmos horários fixos diariamente, para ler a palavra de Deus. 

Aqueles que fazem isso, unem-se em testemunho, quanto ao grande proveito que suas almas obtiveram e ao crescente interesse despertado pelas coisas espirituais até que se torne mais doce que o mel ao paladar, Sal. 119.103, uma luz para seus pés, Sal. 119.105 e "melhor do que milhares de prata e ouro", Sal. 119.127.   

Paulo, escrevendo a Timóteo, seu filho na fé, exorta-o a dar atenção à leitura e a meditar nestas coisas. A necessidade de que "a palavra de Deus habite em nós ricamente, em toda a sabedoria", é maior agora do que nunca, pois "o próprio Satanás é transformado em anjo de luz", e nossa única maneira de detectar suas artimanhas ou aparar seus golpes, é usando a espada do Espírito e tendo nossos “leões cingidos com a verdade”. "A entrada da palavra de Deus dá luz, dá entendimento aos simples", e, de acordo com Prov. 6, leva-nos aonde vamos, nos guarda quando dormimos, fala conosco quando estamos acordados e é “lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho”. 

Nestes tempos perigosos, Satanás faz todo o possível para neutralizar o poder da palavra de Deus tanto para os santos quanto para os pecadores. Ele inundou a terra com obras de ficção para encantar a mente e agradar a todos os gostos – do romance religioso à novela profana. É triste dizer que esse lixo do adversário é muitas vezes substituído pelos cristãos pelo Pão da vida. (nos dias atuais, inunda por meio de mídias sociais, streamings, etc)

Em milhares de lares cristãos, essa literatura leve está corroendo como uma úlcera nas almas dos jovens crentes e estragando seu gosto pelo alimento espiritual. Esses contos      que se encontram em periódicos de várias formas alimentam a concupiscência da carne e produzem excitação doentia da mente, que, mais ou menos, rouba a alma da comunhão com Cristo, que lhes diz: siga seu caminho." É impossível ler ficção sem entristecer o Espírito Santo, que habita em nós, e estragar o apetite por um estudo silencioso e fervoroso da palavra de Deus. 

Isso leva a um deslizar de andorinha sobre a superfície de sua leitura, em vez daquele estudo paciente em "comparar escritura com escritura" e "meditar nessas coisas". Sem digestão, o alimento não é assimilado ao corpo. Assim, sem reflexão, nossa leitura é inútil para a alma.        Sempre precisa haver uma espera silenciosa no espírito de Deus, para que Ele aplique a verdade aos nossos corações. É assim, pouco a pouco, que somos “ edificados na fé”; crescendo na graça e no conhecimento e amor de Deus. Exortamos os jovens crentes, que valorizam a prosperidade de sua alma, a evitar aquelas "armadilhas do diabo", que são colocadas muito perto do caminho estreito. Os Salmos nos falam muito da bem- aventurança daqueles que " meditam na lei do Senhor". Sua promessa é que tais serão frutíferos, perenes e prósperos.  

Queremos mais comunhões no armário        com, nosso bendito Senhor, com ouvidos despertados manhã após manhã para ouvir o que Ele dirá às nossas almas. As Reuniões Públicas não serão suficientes para a saúde espiritual; devemos nos afastar "daqueles que vêm e vão", onde podemos ouvir Sua voz, a única que pode dar conselho para estes tempos perigosos.   

 E. H. Bennett

Fonte: https://www.brethrenarchive.org/people/e-h-bennett/articles/christ-the-centre/

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.

Visite e curta nossa Página no Facebook!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system