domingo, 2 de novembro de 2025

O Dia das Pequenas Coisas


 No sétimo mês, ao Vigésimo-primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Fala, agora, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e ao restante do povo, dizendo: Quem restou dentre vós que tenha contemplado esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é ela como nada aos vossos olhos? Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o Senhor, e sê forte, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o Senhor, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. A palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, e o meu Espírito permanecem entre vós; não temais. Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, dentro em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca; farei abalar todas as nações, e o desejo de todas as nações virá, e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos Exércitos. Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos. A última glória desta casa será maior do que a primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos. (Ageu 2:1-9; Darby )

João 3.16

             O texto de João 3.16 é uma citação de Cristo Jesus a um fato ocorrido quando o povo de Israel estava no deserto. Observe que Jesus introduz a ideia central de João 3.16, dizendo: “e, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado”. Jo 3.14

Ora, buscar qualquer outro sentido a esse versículo sem conectá-lo ao fato vivido com Moisés é forçar a hermenêutica e produzir uma “eixegese”, e nunca uma correta exegese.

Normalmente, a discussão foca na interpretação do “todo aquele que crê não pereça”, sendo, por alguns calvinistas, apresentada a ideia que esse “todo aquele que crê”, na verdade, seria o conjunto todo dos eleitos à salvação e não o mundo todo. Até porque isso iria contra a própria soteorologia calvinista, onde o homem só crê se for regenerado antes por Deus. Não é possível simplesmente crer, sem que antes seja regenerado. Logo, não seria possível esse “todo aquele que crê”, pois os não eleitos não poderia crer.

Comments system