domingo, 7 de maio de 2017

Removendo Honras Terrenas



Da minha honra me despojou e tirou-me da cabeça a coroa” (Jó 19:9)
        Caro leitor, eis aí a mais preciosa lição que os santos precisam aprender. Jó foi um santo do passado que estava sem saber cursando na faculdade da graça. Todos, amigos, parentes e até mesmo seus servos aproveitaram da situação, e como hienas famintas riam e zombavam dele, tentando aproveitar da situação. Seus três amigos foram consolá-lo, mas ao invés de levarem bálsamo do amor, derramaram “vinagre” da heresia sobre suas feridas físicas e emocionais. Para Jó, aquele momento era ele e Deus; ele não tinha outra escolha a não ser subir em súplica e perante o Invisível lançar suas piedosas palavras.

        Quem foi Jó, um príncipe entre seu povo; um homem de respeito perante a sociedade; um homem cheio do temor do Senhor, mas que agora está, como que lixo, atirado ao lado, sendo motivo de escárnio e motejo de todos. O Senhor chegou e sem aviso prévio “removeu sua coroa”. O que significa isso? Ninguém mais entendia; seus amigos tinham uma visão religiosa extremamente defeituosa, pois acreditavam que os sofrimentos eram resultantes de pecado. Mas no meio de tanta aflição Jó entendia, mas queria compreender melhor o real significado da soberania. Quem é esse Deus que eleva e que abate?
Quem é esse Deus que tira e dá? Quem é esse Deus que simplesmente faz o que bem quer, porque é sábio, justo e santo? Quem é esse Deus que arranca a prosperidade de seus filhos e imediatamente os coloca perante desesperos e aflições? Esse é o Deus da Bíblia, esse é o Deus de Jó e é ele mesmo o Deus de todos os crentes em todo tempo e para sempre! Quem é esse Deus, afinal, tão diferente do deus moderno? Ora, esse Deus de Jó tomando decisões conforme Ele bem quer? Nem sequer considerando o sofrimento de um pai de família.
        Mas para Jó agora todas essas lições fazem parte da misteriosa escola, na qual todos os filhos de Deus têm que passar. A lição mais pesada de Jó foi que repentinamente Deus chegou e removeu-lhe a coroa da cabeça. Inimigos terríveis não tiveram dó e o Senhor permitiu que isso acontecesse com um servo tão fiel e zeloso. Por que não fez com ímpios e perversos? Por que não ordenou tal castigo contra aqueles que vivem por caminhos tortuosos? Ora, essas lições são preparadas, a não ser para verdadeiros crentes, porque assim que o Senhor passa e lhe remove a coroa, o santo imediatamente procura entender o porquê isso ocorreu.
        Caro leitor, isso acontece nesta vida, porque estamos neste mundo. Tudo aqui parece belo, afortunado, com muito sucesso e cheio de regozijo. Deus nos cerca de tantos privilégios e bênçãos materiais e de carinhos e amizades. Mas com o Senhor está a decisão de dar e de tomar. Para muitos crentes o Senhor avisa de antemão que sua coroa será tirada. Ele avisou a Ezequias, a fim de que seu servo se preparasse para morrer. Mas não foi assim com Jó, pois o Senhor agiu de forma violenta com seu servo, arrancando-lhe a coroa da posição tão honrosa e tão cheia de prestígio, indo embora e nada lhe falando.
        Mas o Senhor faz o que bem lhe apraz; o Senhor soberano sabe perfeitamente o que faz, porque sendo ele justo, santo e reto, sempre tem o melhor para seus servos, mesmo que no momento tudo parece estar escuro ao derredor. Por que o Senhor levou os filhos? Por que o Senhor arrancou-lhe os bens? Por que o Senhor removeu a saúde? Por que o Senhor transformou o ambiente antes tão seguro, num cerco de bestas-feras humanas?
        Meu caro leitor, a um coração santificado pela graça a resposta vem simples e decisiva, pois o crente sabe que aquilo que Deus está fazendo, Ele o faz porque é perfeito em sabedoria e graça. Aquilo que parece ser juízo, não passa de atuação da sua graça nas vidas de seus servos. O Senhor está arrancando essa coroa de riquezas, prazeres e confortos mundanos, a fim de conceder aos seus santos a verdadeira e eterna coroa. Por isso tudo deve ser motivo de glórias e graças; tudo deve ser motivo de adoração ao Senhor! Ele dá e Ele toma! Ele está removendo de Seus santos aquilo que com o tempo de fato será removido de uma vez para sempre!

Autor: Pastor David Sena
Disponível em: http://oevangelhodagloriadecristo

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.
Conheça nossa página no Facebook e curta RESTAURAÇÃO DA PALAVRA





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system