segunda-feira, 9 de outubro de 2017

O ministério do Evangelista


            
EFÉSIOS 4.11,12
11  E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
12 Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo.

1 CORÍNTIOS 12.28
28 A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro lugar mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

A. A Palavra "evangelista" ocorre só três vezes no Novo Testa­mento.
1.  Em Efésios 4.11, citado acima.
2.  Em Atos 21.8, a Bíblia fala de "Filipe, o evangelista".
3.  Em 2 Timóteo 4.5, Paulo disse a Timóteo, que era o pastor de uma igreja do Novo Testamento naquele tempo, para "fazer o trabalho de um evangelista".


B. O significado da palavra "evangelista" é: alguém que traz o Evangelho (as boas-novas); um mensageiro de boas notícias.

C. O evangelista traz a mensagem da graça redentiva de Deus.

D. O tema favorito do evangelista é a salvação em sua forma mais simples.

E.  O único exemplo no Novo Testamento que temos de um evan­gelista é o de Filipe. O ministério de Filipe é o modelo porque é o único que Deus nos deu.
1. Filipe tinha só uma mensagem, e a mensagem era Jesus Cristo.
a.  A mensagem de Filipe para Samaria:

ATOS 8.5
5 Filipe, descendo à cidade de Samaria,
ANUNCIAVA-LHES A CRISTO.

b.  A mensagem de Filipe para o Eunuco

ATOS 8.35
35 Então Filipe explicou; e, começando por esta
passagem da Escritura, ANUNCIOU-LHE A
JESUS.

c.  Uma característica notável dos evangelistas é essa: não importa por qual parte da Escritura comecem, eles sempre pregam Jesus. Este é o chamado deles. Esta é a mensagem deles.
F.  O equipamento sobrenatural que acompanha o ministério do evangelista inclui "milagres" e "dons de curar".
1. É evidente que o evangelista tem um comissionamento direto do Senhor (Ef 4.11). Em 1 Co 12.28, o evangelista não é mencionado pelo seu nome. (Nem o pastor é mencionado pelo seu nome. O apóstolo, profeta e mestre o são. Porém o evangelista e o pastor não são.)
2.  Eu creio que o evangelista está em 1 Co 12.28 quando diz "milagres" e "dons de curar".
a.  Milagres e dons de curar também podem estar presentes em outros ofícios, mas nós sabemos do único modelo do Novo Testamento, Filipe, que eles devem acompanhar o ministério do evangelista.

ATOS 8.5-8
5  Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo.
6 As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava.
7  Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados.
8 E houve grande alegria naquela cidade.

b.  As curas seguiram a pregação de Cristo. Se, conforme a Escritura diz, ele tomou sobre si nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si, então não podemos pregar o Evangelho em sua plenitude sem que esta verdade também seja anunciada.
3.  Na minha opinião, muitos daqueles a quem chamamos "evangelistas" são, na realidade, "exortadores".
a.  Há o ministério de exortação (Rm 12.8).
b.  Um exortador exorta as pessoas a serem salvas.
c.  O equipamento sobrenatural de milagres e dons de curar não segue o ministério de exortação.
d.  É possível que alguém comece como um exortador e, à medida que se prove fiel, Deus o chame mais tarde para ser um evangelista.

G. Se o dom de Deus ou comissionamento do evangelista está em alguém, a pessoa não precisa suplicar para ser evangelista; então haverá uma forte chama no íntimo dessa pessoa incitando-a para a pregação do Evangelho.
1.  Filipe começou como diácono (ministério de socorros ou auxílio) na igreja (At 6.1-6). Os apóstolos ordenaram Filipe como diácono, mas não lhe deram nenhum comissionamento para evangelizar. Contudo, nós o vemos em Samaria com este dom celestial queimando em seu espírito, incitando-o a pregar o Evangelho com resultados gloriosos.
2.  Paulo disse: porque ai de mim se não pregar o Evangelho! (1 Co 9.16). Se alguém tem um chamado divino queimando dentro em si, não importa qual seja a ofício, dirá como Paulo: "porque ai de mim se não pregar o Evangelho!"
3.  Deus comissionou Jeremias para profetizar contra Israel. Também lhe disse que ninguém o ouviria — ele não teria nenhum convertido. Jeremias ficou aborrecido e disse uma vez: "Não o farei mais. Não falarei mais em Seu Nome" (Nós diríamos: "Não pregarei mais"). Mas então, Jeremias disse: sua palavra estava no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos... (Jr 20.9 KJV)
H. As marcas do evangelismo verdadeiro conforme evidenciados no ministério de Filipe, nosso único modelo do Novo Testa­mento:
1.   Proclamação sobrenatural.
a.  Havia algo para ver e ouvir no ministério de Filipe. As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava (Atos 8.6).
b.  Filipe, o evangelista, estava equipado com dons espiri­tuais particulares, necessários ao seu ministério — ope­ração de milagres e dons de curar. A exibição desses dons espirituais através dele é a melhor maneira da proclama­ção do Evangelho.
2.   No verdadeiro evangelismo deve haver pregação da Pala­vra de Deus.
a.  No ministério do evangelista, a pregação da Palavra de Deus é essencial.
b.  O poder de Deus irá atrair uma multidão. Curas e milagres prendem a atenção. Mas as pessoas só são salvas depois de ouvirem a Palavra e crerem.

ATOS 8.12
12 Mas quando creram na pregação de Filipe a respeito das coisas concernentes ao reino de Deus, e a respeito do nome de Jesus, foram batizados, tanto homens quanto mulheres.

1) Curas e milagres são mencionados no início (v.6,7). Eles viram essas coisas. Mas a Bíblia não diz que eles creram quando viram; ela diz que eles foram salvos: Mas quando creram na pregação de Filipe...
2) Ninguém foi salvo antes de Filipe pregar. Eles foram salvos como resultado da pregação de Filipe.
c.  Paulo disse a Timóteo (e lembre-se que ele também lhe disse para fazer o trabalho de um evangelista): Prega a palavra (2 Tm 4.2).
d.  Somente a pregação da Palavra afeta a vontade do peca­dor.
3.  Decisão individual.
a.  A conversão é uma decisão pessoal. É algo pessoal entre o espírito humano e Deus.
b.  Deus quer nos mostrar algo quando, após o relato das conversões em massa em Samaria, Ele encerra o capítulo com a conversa entre o evangelista e o etíope — uma única pessoa.
c.  O dom supremo de um evangelista é a capacidade sobre­natural de levar uma alma à decisão por Cristo.
4.   A necessidade que o evangelista tem dos outros ministérios.
a.  Os vários ministérios dados por Cristo são dependentes uns dos outros para que venham a obter resultados que permaneçam.
b.  O envio de Pedro e João a Samaria foi muito importante (para que os resultados de Filipe permanecessem).

ATOS 8.14
14 Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João;

1) Como evangelista, Filipe tinha habilidade de fazer com que as pessoas fossem salvas, porém o seu ministério não foi além de trazer a salvação às pessoas.
a)  Alguns pensavam que Simão, o mago, foi salvo (v.13).
b)  Mas Pedro teve algum discernimento espiritual. Ele disse a Simão: Seu coração não é reto aos olhos de Deus (v.21).
2) Filipe não tinha habilidade para estabelecer uma igreja, ou firmar as pessoas na Palavra, ou ensiná-las.
3) Ele parecia não ter um equipamento especial que Pedro e João tinham para ministrar o batismo com o Espírito Santo (v. 14-17).
4) Filipe cumpriu sua tarefa em levar as pessoas a Deus ao pregar a salvação por meio de Jesus Cristo. Então os apóstolos enviaram outros para conduzi-los a Deus.
c.  Uma pessoa nunca será capaz de fazer tudo. E não deve. Cada um de nós é limitado. Todo ministro é limitado — mas Deus não é limitado. Precisamos uns dos outros.
d.  Howard Carter foi um grande pioneiro do movimento pentecostal. Ele fundou a primeira escola Bíblica pente-costal do mundo. Ela ainda existe na Inglaterra. As reve­lações que Deus lhe deu concernente aos dons e manifestações do Espírito Santo conforme escrito em 1 Co 12 são vistas como verdades fundamentais hoje.
Eu li seus livros durante anos, mas nunca tinha-o encon­trado pessoalmente até que tive a oportunidade de com­parecer a uma de suas reuniões.
Ele tinha o ministério de imposição de mãos para que as pessoas fossem cheias do Espírito.
Após a reunião ele disse para o pastor e para mim que, na viagem de dois anos que acabara de completar ao redor do mundo (Deus disse-lhe para ir e ministrar aos missio­nários), tinha imposto as mãos em 645 missionários denominacionais e os ouviu falar em outras línguas.
Naquela noite 19 pessoas vieram para serem cheias do Espírito e em 10 minutos ele impôs as mãos em cada uma delas e todas falaram em outras línguas.
Enquanto conversávamos no fundo da igreja, uma mulher veio e perguntou: "Irmão Carter, você poderia orar para minha cura?"
Ele sorriu e disse: "Não, irmã. Eu poderia, se ninguém mais estivesse aqui. Mas este não é o meu ministério. Deus me usa primariamente para impor as mãos nas pessoas para que elas sejam cheias do Espírito. Mas Ele usa a minha esposa na cura divina. Raramente as pessoas deixam de receber sua cura quando ela lhes impõe as mãos. De modo que ela impõe as mãos nas pessoas para cura e eu lhes imponho as mãos para que elas recebam o Espírito Santo. Você deve ir até minha esposa."
Ele reconheceu que era limitado.
Ele poderia ter imposto as mãos nela pela fé assim como qualquer crente poderia fazê-lo. Mas há pessoas que são especialmente equipadas pelo Espírito de Deus para mi­nistrar na área da cura.
Alguns poderiam ser equipados para imporem as mãos nas pessoas para que elas recebessem o Espírito Santo e recebessem sua cura, mas Carter não o era. Ele reconhe­cia suas limitações e reconhecia o ministério dos outros.
Nenhum de nós é todo suficiente. Precisamos uns dos outros.

I. O ministério de um evangelista é mais um ministério itinerante, ministrando para os não salvos.


Retirado e adaptado do Livro: Os dons do Ministério, de Kenneth Hagin (Obs - nem toda a doutrina ensinada e aplicada por Kenneth Hagin nós concordamos. Entretanto, quanto aos dons do ministério é um dos melhores textos escritos, pois os cargos ministeriais foram, basicamente, estabelecidos em Efésios e isso significa IGREJA APOSTÓLICA, NEO-TESTAMENTÁRIA e quase não se ensina a respeito desse tema)


ORIGINAL:
"The Ministry Gifts" Kenneth Hagin Ministries
P. O. Box 50126 Tulsa.OK 74150-0126
Traduzido do Original em Inglês "The Ministry Gifts" por: Rogério Lima Clavello e Maria de Lourdes Magalhães d'Almeida

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.
Conheça nossa página no Facebook e curta RESTAURAÇÃO DA PALAVRA


2 comentários:

Comments system