domingo, 17 de setembro de 2017

Existem profetas hoje na igreja?



I CORÍNTIOS 12.28
28 A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em SEGUNDO LUGAR PROFETAS...
EFÉSIOS 4.11
II  E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para PROFETAS....

A. Há profetas nos dias de hoje?
1.  Alguns afirmam que o ofício de profeta foi abolido. Que houve profetas no período do Velho Testamento e no período da igreja primitiva, mas que não há mais profetas hoje.
a. Esta afirmação não é bíblica.
2.  A Palavra de Deus nos diz que ele concedeu alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres (Ef 4.11).
a.  Alguns dizem que os únicos ministros que temos hoje são evangelistas, pastores e mestres.
b.  A Palavra de Deus não faz distinção. Ou todos ainda permanecem ou nenhum ainda permanece.

c.  Para qual propósito foram dados? Para o aperfeiçoamen­to dos santos, para o trabalho do ministério, para a edificação do corpo de Cristo.
Os santos já foram todos aperfeiçoados? Há desempenho de serviços (ministérios) hoje? O Corpo de Cristo precisa de edificação? Sim, com bastante ênfase! Então todos estes dons do ministério devem estar em operação.
d.  Estes dons do ministério são necessários até que Jesus volte para sua Igreja.
B. O que constitui o ministério de profeta?
1.  Comentando o que o Novo Testamento diz a respeito do profeta, um estudioso do grego disse: "Ele fala pelo impulso da inspiração súbita no momento.à luz de uma repentina revelação. A idéia de falar por uma revelação súbita parece ser fundamental no relacionamento com os eventos futuros ou da mente do Espírito em geral."
Um profeta fala por inspiração divina direta, uma revelação imediata — não algo que ele pensa, mas algo dado subita­mente por inspiração repentina.
2.  Para permanecer no ofício de profeta, deve ser primeiramen­te um ministro do Evangelho, separado e chamado para o ministério com o chamado de Deus para sua vida. O profeta é um dom do ministério.
a.  Um profeta é acima de tudo um pregador ou um mestre da Palavra.
b.  Não há profetas entre o que chamamos de leigos — porque um profeta é aquele que é chamado para o minis­tério de tempo integral.
c.  Um leigo pode profetizar, mas você não é um profeta só porque profetiza.
1) Paulo encorajou toda a igreja de Corinto a buscar o dom de profecia (1 Co 14.1).
Então ele dá a definição do que é o simples dom de profecia: Mas o que profetiza, fala aos homens, edificando, exortando e consolando (v.3).
Ainda a resposta à pergunta "São todos profetas?" é obviamente "Não" (1 Co 12.29).
2) Diferenciar entre o profetizar — embora um profeta possa profetizar — e o ministério de profeta.

ATOS 21.8-11
8 No dia seguinte, partimos e fomos para Cesaréia; e, entrando na casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com eles.
9 Tinha este quatro filhas donzelas, que profetizavam.
10 Demorando-nos ali alguns dias, desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo;
11 E, vindo ter conosco, tomando o cinto de Paulo, ligando com ele seu próprios pés e mãos, declarou: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus em Jerusalém farão ao dono deste cinto, e o entregarão nas mãos dos gentios.

As quatro filhas de Filipe profetizavam. Isto significa que elas operavam no simples dom de profecia, "fa­lando aos homens para edificação, exortação e conso­lo" (1 Co 14.3).
Agabo era um profeta. E embora um profeta possa profetizar o que é revelado, Ágabo não está profetizan­do neste trecho. Ele somente está relatando o que o Espírito Santo lhe revelou anteriormente.
3. Para permanecer no ofício de profeta, o dom do ministério necessita como condição necessária já terem operação, em seu ministério, uma manifestação consistente de pelo menos dois dos três dons de revelação (palavra de sabedoria, pala­vra de conhecimento, discernimento de espíritos), além do dom de profecia.
a.  Os três dons de revelação são:
1)  Palavra de sabedoria: Revelação sobrenatural pelo Es­pírito de Deus concernente ao propósito da mente e vontade de Deus. Sempre se refere ao futuro.
2)  Palavra de conhecimento: Revelação sobrenatural pelo Espírito de Deus de fatos na mente de Deus concernen­tes às pessoas, lugares ou coisas. Sempre se refere ao presente ou passado.
3) Discernimento de espíritos: Discernimento sobrenatu­ral para dentro da dimensão espiritual. Enxergar e ouvir na dimensão espiritual.
b.  Qualquer crente cheio do Espírito pode ter manifestações ocasionais destes dons conforme a vontade do Espírito e conforme a necessidade. Mas um profeta também perma­neceria no ofício de pregador ou mestre e teria manifes­tação muito mais consistente desses dons. A diferença é que um profeta tem um ministério nessa linha. Ele torna-se um dom do ministério num nível mais elevado.
c.  Um profeta tem visões e revelações.
d.  Há três tipos de revelações e três tipos de visões. O tipo mais elevado de revelação e a categoria menos elevada de visão são similares e às vezes o indivíduo não consegue diferenciar um caso do outro.
1)  Visão espiritual. Uma pessoa tem a visão no seu espí­rito, ou vê em seu espírito. É o primeiro tipo de visão e a de categoria menos elevada.
Exemplo: Saulo na estrada para Damasco (Atos 9.1-8). A Bíblia diz sobre Saulo que ... quando os seus olhos estavam ABERTOS, ele não via nenhum homem... Os olhos de Saulo estavam fechados quando ele teve esta visão e viu Jesus. Paulo não via o Senhor com os seus olhos físicos. Ele enxergava no reino espiritual com os seus olhos fechados.
Na realidade, a Bíblia diz que Saulo ficou cego durante um tempo, portanto ele não pôde ver a Jesus com seus olhos físicos. Mais tarde Ananias orou por Paulo para que ele pudesse receber sua visão (Atos 9.17).
Exemplos: Paulo. Quando Paulo foi a Jerusalém pela primeira vez após a sua conversão, ele disse: Tendo eu voltado para Jerusalém, enquanto orava no templo, sobreveio-me um êxtase, e vi aquele que falava comigo (Jesus): Apressa-te e sai logo de Jerusalém porque não receberão o teu testemunho a meu respeito (At 22.17,18).
Pedro. O capítulo 10 de Atos relata a visão de Pedro em que o Senhor disse-lhe para levar o Evangelho aos gentios. Pedro subiu ao eirado para orar e então sobreveio-lhe um êxtase (v.10).
Quando Pedro entrou em êxtase,... viu o céu aberto... (v.ll). Ele estava vendo na dimensão espiritual.
Observamos, então, da Bíblia, que tanto Pedro quanto Paulo entraram em êxtase e enxergaram na dimensão espiritual.
2) Visão aberta. É a visão da categoria mais elevada. Quando ocorre os sentidos físicos não ficam suspen­sos. Seus olhos físicos estão abertos. O indivíduo permanece com toda sensibilidade física, e ainda vê e ouve na dimensão espiritual.
João. No capítulo 1 do livro de Apocalipse, parece que João viu ao Senhor numa visão aberta.
e. Os profetas do Velho Testamento eram chamados viden­tes. Eles viam e sabiam algumas coisas de maneira sobre­natural.
l)Durante aquela visão, o Senhor lembrou-me do tempo em que Saul era um jovem e procurava as jumentas de seu pai que tinham-se extraviado (1 Sm 9). Quando Saul inquiria a respeito delas, alguém lhe sugeriu que fosse ao profeta e lhe perguntasse onde encontrar as jumentas, pois ele saberia onde elas estavam. Saul foi ao profeta Samuel, que lhe disse que as jumentas tinham sido encontradas há três dias e que agora as pessoas procuravam por Saul. Samuel sabia disso so­brenaturalmente.
Samuel também pediu para que Saul esperasse, pois tinha uma palavra de sabedoria para ele, concernen­te ao plano de Deus. Saul foi então ungido para ser o primeiro rei de Israel. Certamente Samuel não sabia a respeito do paradeiro de qualquer jumenta perdida em Israel. Possivelmente havia muitas ju­mentas perdidas naqueles dias. Deus tinha um pro­pósito em revelar um caso particular, pois era con­cernente ao futuro rei de Israel.
Experiência pessoal: Certa vez fui visitar um ministro no lugar onde ele estava construindo um templo novo. Após mostrar-me o lugar, entramos em nossos carros para irmos embora. Enquanto isto acontecia, a Palavra do Senhor veio até mim dizendo que eu devia falar àquele ministro que ele não viveria muito tempo a menos que julgasse a si mesmo em três coisas: sua dieta, suas questões envolvendo dinheiro, e sua falta de amor pelos irmãos.
Eu saí do meu carro para falar com ele, mas, enquanto isso acontecia, alguém foi até seu carro e começou a conversar com ele. Eu sabia que provavelmente ele não aceitaria as minhas palavras. Ele certamente não andava em amor para com os irmãos, e, provavelmente, teria me esbofeteado. Enquanto pensava nessas coisas, ele foi embora sem que eu lhe contasse o que Deus tinha me mostrado. Aquela foi a última vez em que o vi, pois, embora fosse jovem, veio a falecer três anos mais tarde.
f.  A palavra "revelação" é usada em conexão com o minis­tério de profeta.
1 CORÍNTIOS 14.29,30
29 Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem.
30  Se, porém, vier REVELAÇÃO a outrem que esteja assentado, cale-se o primeiro.

1) As revelações podem vir pelo profeta pela operação do dom de profecia. Isto está numa categoria superior à da simples profecia.
2) As revelações também entram em operação quando o profeta simplesmente relata o que o Espírito Santo está dizendo.
3)  As revelações devem ser julgadas.
Comentário: É bíblico que os outros julguem as profe­cias (1 Cr 14.29). As pessoas que não querem que suas revelações — ou profecias — sejam julgadas estão erradas. E elas podem estar com orgulho espiritual.
Alguém poderia dizer: "O Senhor Jesus não comete erros."
Correto. Mas estes dons espirituais estão sendo mani­festados através de seres humanos, que são imperfeitos.
É semelhante ao fluir da água por um cano. A água pode ser contaminada pela ferrugem do cano.
Outras pessoas têm o Espírito de Deus, especialmente aquelas que são utilizadas nesta área, então é por isto que a Palavra diz:... deixe que os outros julguem.
g. Às vezes o profeta opera como prognosticador. Este é o dom da palavra de sabedoria operando através do profeta.
1) Ágabo.
Ele previu uma seca (At 11.28)
Ele previu o que aconteceria com Paulo em Jerusalém (At 21.10,11).
h. Alguns não crêem que a profecia pessoal seja bíblica. Eles não crêem que um profeta possa trazer uma mensa­gem para um indivíduo.
1) Ágabo operou nela (At 21.10,11). Ele não disse a Paulo que ele não deveria ir a Jerusalém. Ele simplesmente disse-lhe o que ocorreria lá, e isto se cumpriu.
2) Muitas vezes Deus mostrou coisas nessa linha que abençoaram e ajudaram as pessoas. Necessitamos des­sa espécie de manifestação nos dias de hoje.
3) Conforme a vontade de Deus, Ele nos mostra coisas para nos preparar e nos deixar prontos para o futuro. Mas você não liga e desliga a operação do ministério de profeta conforme sua vontade. Ele entra em opera­ção conforme a vontade do Espírito.
4) Às vezes Deus usa um indivíduo para levar uma pala­vra de Deus para outra pessoa. Então este indivíduo poderia pensar que pode trazer uma palavra de Deus a todos. Não! Aqueles que andam trazendo "mensagens de Deus" e profecias para todo mundo a toda hora estão no engano, no fanatismo e com problemas hor­ríveis..
O diabo pode enganá-los. E ele o fará.
Há uma semelhança entre o ministério de profeta do Antigo Testamento e o do Novo Testamento. Contudo, o profeta do Novo Testamento não tem o mesmo status (posição) do profeta do Antigo Testamento.
1)0 povo da época da Antiga Aliança ia ao profeta buscar direção. Somente o rei, o sacerdote e o profeta eram ungidos pelo Espírito de Deus para ocuparem os seus respectivos ofícios.
Os demais não tinham nenhuma Presença de Deus tangível em suas vidas. A Presença de Deus estava encerrada no Santo dos Santos. Eles não tinham o Espírito de Deus nem sobre eles, nem dentro deles.
A menos que Deus decidisse mover-Se e demonstrar a Si mesmo no reino natural, como no caso de Gideão, as pessoas teriam que recorrer ao profeta para orientação.

C. Na Nova Aliança não é bíblico buscar direção através do ministério do profeta.
1.  Jesus disse isso quando Ele me apareceu em 1959.
2.  Estamos numa aliança superior (Hb 8.6).
3.  Temos a mesma Presença de Deus dentro de nós que estava encerrada no Santo dos Santos. Ele vive em nós. Na Nova Aliança, nossos corpos são templos de Deus (1 Co 3.16; 6.19; 2 Co 6.16).
4.  Ele está dentro de nós para nos guiar.
Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, são filhos (maduros) de Deus (Rm 8.14).
5.  Todo crente necessita aprender a se orientar pelo testemunho interior do Espírito Santo. Ele não teria de ir a mais ninguém para buscar orientação.
6.  Há pessoas que procuram controlar a vida das outras através de profecias (pessoais). Não sei porque gostam de fazer isto, porque não é bíblico.
Durante anos tenho visto isto acontecer em ciclos. Muitas coisas acontecem nesta época e as pessoas pensam que têm uma "nova revelação." Porém eu vi a mesma coisa há 35 anos. O que houve desapareceu então, e irá desaparecer agora, porque não está baseado na Palavra.
Pensam que têm algo novo, e realmente é um espírito de engano. Não é o Espírito Santo de maneira alguma.
Durante anos tenho visto estes "profetas" dizerem a outros com quem eles devem ou não se casar. Nunca vi em nenhum caso isto funcionar. E, ah, a tragédia que vi ocorrer com as pessoas.
7.  Saiba em seu próprio espírito como Deus o está guiando. Se algo que alguém diz confirma o que você tem em seu espírito, tudo bem! — se não, esqueça!
8.  O profeta Ágabo tomou o cinto de Paulo e ligou com ele os seus próprios pés e mãos e declarou:

ATOS 21.11-14
11 E, vindo ter conosco, tomando o cinto de Paulo, ligando com ele seus próprios pés e mãos, declarou: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus em Jerusalém farão ao dono deste cinto, e o entregarão nas mãos dos gentios.
12 Quando ouvimos estas palavras tanto nós como os daquele lugar, rogamos a Paulo que não subisse a Jerusalém.
13  Então ele respondeu: Que fazeis chorando e quebrantando-me o coração? Pois estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém, pelo nome do Senhor Jesus.
14 Como, porém, não o persuadimos, conformados, dissemos: Faça-se a vontade do Senhor.

Observe algo. Ágabo previu o que aconteceria. Mas ele não disse nada a respeito de qual seria a vontade de Deus sobre o assunto. Ele não disse a Paulo se ele devia ir ou não ir a Jerusalém. Ele não deu a Paulo nenhuma direção a respeito do assunto. Ele simplesmente disse o que lhe foi revelado. Paulo teria que decidir por ele mesmo se Deus estava conduzindo-o ou não a Jerusalém.
Algumas pessoas pensam que Paulo saiu do propósito de Deus — que o Espírito de Deus estava dizendo-lhe que não deveria ir.
Este não é o caso, pois quando Paulo foi preso, Jesus apareceu-lhe à noite.

ATOS 23.11
11 Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: Coragem! pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma.

Se ele estivesse fora da vontade de Deus, o Senhor teria-lhe dito.

D. Ponha a Palavra de Deus em primeiro lugar. Mesmo se houver manifestações sobrenaturais em sua vida, não construa seu ministério sobre manifestações sobrenaturais. Continue com elas, mas construa (edifique) o seu ministério sobre a Palavra de Deus. Mesmo se você é um profeta, construa o seu ministério sobre a Palavra.
1. Durante o avivamento de cura divina entre 1947 e 1958, Deus enviou-me para conversar com alguns ministros. Ele disse-me para dizer-lhes: "Você não pode edificar um minis­tério sobre dons espirituais. Desenvolva o seu ministério da Palavra. Siga adiante e opere nos dons espirituais, mas desenvolva o seu ministério da Palavra (pregação e/ou en­sino). Caso contrário, você caminhará para encerrá-lo na ruína espiritual." E com o tempo, acabaram por se arruinar exatamente como Ele disse que iriam.
Estávamos no ano de 1954 quando disse-lhes: "Quando vocês estiverem fora do ministério, ainda estarei nele." Olharam para mim, surpreendidos. Mas hoje praticamente todos já não estão mais nele.
Deus inspirou-me a dizer-lhes estas coisas, tentando fazê-los voltarem-se para a Palavra, mais do que somente para os dons do Espírito. Eu disse: "Vejam, estou edificando sobre a Palavra, e não sobre dons espirituais, e a Palavra permanece para sempre. Ela nunca falha."

E. É perigoso sentir-se na obrigação de que o ofício deva sempre entrar em operação.
1. Algumas pessoas chamadas por Deus, ungidas e equipadas por Ele para permanecerem num certo ofício, pensam: "Sou obrigado a funcionar nele para sempre."
Então, quando o Espírito Santo não está em manifestação, tentam funcionar (operar) por si mesmas. É PERIGOSO ENTRAR NESSA ÁREA.
Se está em operação, tudo bem.
Se não — não tente produzi-la por si mesmo.
2. Deus enviou-me para falar com um ministro em duas oca­siões. O Senhor disse-me para dizer-lhe: "Se a manifestação está lá, tudo bem. Se não, esqueça-a, vá em frente e pregue."
O Senhor me disse para dizer-lhe: "Se não, acabará por se arruinar neste lixo espiritual." Sinto por dizer que ele se arruinou. Ele não queria prestar atenção. Ele me disse: "Sinto como se fosse obrigado a realizar." Eu disse: "Bem, se você está realizando, já perdeu em primeiro lugar."
Estava com 36 anos nesta época. Saí de lá para Scranton, Pennsylvania, e então para New Jersey, para uma campanha de 2 semanas com o irmão A. A. Swift, um grande homem de Deus, então com 72 anos.
Disse ao irmão Swift o que o Senhor disse-me que devia falar àquele ministro. O irmão Swift disse: "Ele tem a Palavra de conhecimento operando nele. Eu reconheço-a. Mas passei bastante tempo na China e tornei-me conhecedor do que são os poderes ocultos." Ele disse: "O que alguns irmãos não percebem é que se o Espírito de Deus não está em manifes­tação e você move-se para esta área e tenta fazer algo na carne, você está abrindo uma porta para o engano de poderes ocultos. Isto ocorre porque você deixou a Palavra."
Discirna a diferença entre o Espírito de Deus e os espíritos familiares.
1. Não adianta ficar temeroso por causa dos maus espíritos — na verdade, são os espíritos familiares que estão em ação.
Estes espíritos estão familiarizados com as pessoas, e comu­nicam-se com aquelas pessoas através das quais operam.
2.  Quando Deus tirou a Israel do Egito, lembre-se que Arão atirou sua vara e ela tornou-se em serpente. Os magos fizeram o mesmo — largaram suas varas no chão e elas transformaram-se em serpentes. Contudo a serpente de Moi­sés e Arão tragou as serpentes dos magos (Êx 7.12).
3.  O diabo sabe algumas coisas. Ele não é onisciente como Deus. Mas a Bíblia fala a respeito de espíritos familiares. Eles ficam familiarizados com você — mesmo que você seja salvo e cheio do Espírito Santo. E se alguém os contata, eles dirão algumas coisas a respeito de você.
A jovem de quem Paulo expulsou um demônio tinha um espírito de adivinhação (At 16.16-19). Isto significa que ela fazia previsões — mas é o tipo errado de espírito.
O diabo sabe coisas que acontecerão às pessoas se continua­rem caminhando exatamente como estão. Se são filhos dele, ele sabe exatamente o que lhes acontecerá.
4.  Conheço uma certa pessoa através da qual a palavra de conhecimento supostamente operava. Ele sabia coisas a respeito das pessoas. Ele costumava dizer rapidamente a revelação que recebera sobre as pessoas.
Certa vez, quando ele veio a uma das minhas reuniões, o pastor pediu-lhe para compartilhar algo com a congregação. Enquanto ele falava, ouvi o Espírito Santo dizer em alto e bom som: "espíritos familiares." Eu sabia que o Senhor estava me dizendo que o que ele possuía eram espíritos familiares.
Algum tempo depois, em outra parte do país, um velho amigo meu perguntou-me: "Você conhece fulano?" citando o nome do "ministro". "Sim", disse, "sei quem ele é, mas não tenho parte com ele". "Bem", ele disse, "Pensei que ele fosse de fato um homem de Deus porque coisas sobrenatu­rais operam através dele. E fui levado por isso. Eu possuía uma jóia de grande valor, que herdei, a qual mantinha guardada em certo lugar da minha casa. Aquele sujeito descreveu exatamente como era o diamante, disse-me onde estava, e disse-me que o Senhor queria que desse o diamante para ele. Pensei que fosse Deus", ele disse, "porque era sobrenatural. Então fui e dei-lhe o diamante."
"Mas, dois dias mais tarde, ele operou na mesma condição, perdeu sua calma, e amaldiçoou um homem. Então antes de sair da cidade — isto não foi boato, sei que aconteceu — envolveu-se com outro sujeito em homossexualismo e enga­nou alguns garotos colocando-os em problemas."
Então compartilhei com ele o que Deus tinha-me mostrado. Disse: "Não, ele possui espíritos familiares. Não é o Espírito de Deus em operação."
5.   Como você pode saber a diferença ?
a. Por 1 Coríntios 12.1-3.

1 CORÍNTIOS 12.1-3
12  A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
13  Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixaveis conduzir-vos aos ídolos mudos; segundo éreis guiados.
14 Por isso vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema Jesus! por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus! senão pelo Espírito Santo.

Interprete esses versículos no contexto. Paulo está escre­vendo a respeito de manifestações espirituais e coisas concernentes ao Espírito Santo. De fato, alguém poderia dizer "Jesus é Senhor" pela sua cabeça. Um pecador poderia dizê-lo. Mas o que a Escritura está realmente dizendo é que quando o Espírito Santo está em operação, ele sempre faz de Jesus o Senhor. Quando é o Espírito Santo que se manifesta, Ele diz que Jesus é o Senhor. Ele glorifica a Jesus. Ele não atrai atenção para o homem e o faz senhor.
b.  A manifestação glorifica a Jesus? Abençoa as pessoas? Aproxima-as de Deus?
c.  Ou exalta ao homem? Atrai atenção para o homem?
6.  Não adianta ficar temeroso por causa dos maus espíritos. DEUS PODE SOBREPUJAR QUALQUER COISA QUE O DIABO POSSA FAZER. As manifestações do Espírito Santo são verdadeiras. Vamos ter as manifestações verda­deiras que irão abençoar as pessoas.
7.  Esteja aberto a Deus e convide o Espírito de Deus a Se manifestar em nosso meio nos vários e diversificados minis­térios que Ele estabeleceu na Igreja.
G. Conceitos errados que as pessoas têm a respeito do ministério de profeta.
1. Conceito errado: Muitos supõem que o profeta não faz nada a não ser profetizar. Mas o principal ministério do profeta é pregar ou ensinar a Palavra.
a.  Um profeta faz muito mais do que profetizar. De fato, muito freqüentemente ele está falando a revelação do momento e não está profetizando — ele simplesmente está dizendo o que lhe foi revelado. Por exemplo, Ágabo dava a entender, pelo Espírito, que haveria fome na terra (At 11.28).
b.  Um profeta faz muito mais do que ter revelações.
As pessoas enganam-se em pensar: Sou chamado para ser um profeta (e pode até ser), de modo que sempre estão tentando ter uma revelação, sempre estão tentando profetizar.
c.  Antes de tudo, um profeta é um pregador ou mestre na Palavra. Jesus disse que João Batista era um grande profeta, embora não haja nenhum registro de que João previu alguma coisa. Ou melhor, Ele predisse ou pregou a mensagem do Reino de Deus sob a inspiração do Espírito Santo.
d.  A imposição de mãos acompanha o ministério de profeta.
e.   Um ministério de cura acompanha o ofício de profeta
E quando o profeta opera nos dons de curar (ou qualquer função de ministério), é o ministério de profeta em operação.
1) Eliseu. Jesus disse:

LUCAS 4.27
27 Havia também muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro.

Eliseu tinha um ministério de cura. E as pessoas sa­biam disso. Naamã foi a Eliseu, por causa de uma judia, capturada na guerra da Síria contra Israel, que era escrava na casa de Naamã. Quando ela soube que Naamã era leproso, disse-lhe: Oxalá o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra (2 Reis 5.3).
2) Jesus. Jesus operou no ofício de profeta. Seu ministério de cura exemplifica todas as diversas manifestações que não veríamos num único ministério.
3) O ministério de cura de um profeta pode operar através da imposição de mãos.
4)  O ministério de cura de um profeta também pode operar de outras formas.
a)  Eliseu não impôs as mãos em Naamã. Ele nem mesmo saiu para vê-lo. Ele tinha uma palavra de Deus. Ele enviou-lhe um mensageiro para dizer-lhe: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, eficarás limpo (2 Re 5.10).
b)  Jesus ministrou cura através de outros meios além da imposição de mãos.
Mas sem tocar os dez leprosos, disse-lhes: vão e apresentem-se aos sacerdotes. E foram curados no caminho (Lc 17.11-19).
Ele cuspiu na terra e, havendo feito lodo com a saliva, aplicou nos olhos de um homem cego, e disse-lhe: Vá lavar-se no tanque de Siloé (Jo 9.6,7).
Por que Ele agiu assim? Porque o Espírito de Deus disse-Lhe para fazê-lo. Ele operava no ofício de profeta. Os dons de curar estavam em operação através dEle.
Jesus foi ungido com o poder de cura de Deus (At 10.38). E, em outras ocasiões, Jesus ministrou a cura pela transferência de poder. Em outras pala­vras, as pessoas eram curadas também quando a unção de cura fluía de Jesus para elas. A mulher hemorrágica é um exemplo disso (Mc 5.25-34). Veja também Mt 14.34-36; Mc 6.56; Lc 6.19.
5) Jesus disse, a respeito da cura de Naamã através do ministério de profeta de Eliseu: Havia também mui­tos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro (Lc 4.27).
Por que Eliseu não fez isso com todos os leprosos de Israel?
Naamã era um idolatra; nem israelita ele era. Não participava da aliança com Deus. Ele adorava ao ídolo Dagon.
Porque Eliseu não disse aos leprosos de Israel, incluindo aqueles que participavam da aliança com Deus: "Vão e mergulhem no rio Jordão sete vezes e sua carne se tornará novamente limpa tal como a de uma criança"?
Porque Deus não disse para falar-lhes isso!
Você não pode ir além da Palavra de Deus.
A Palavra de Deus, sem dúvida, veio a Eliseu para dizer-lhe o que fazer no caso de Naamã.
Experiência pessoal: As pessoas ainda são curadas dessa maneira hoje. No meu ministério muitos foram curados assim, pela Palavra do Senhor, em uma mani­festação sobrenatural do Espírito Santo — ainda que não pudesse fazer com que tal manifestação operasse para outros. O Senhor disse-me exatamente o que fazer. Às vezes o Senhor me dizia o que deveria falar para as pessoas fazerem. Às vezes tinha uma visão e agia na reunião conforme a visão. E pessoas levanta­vam-se de suas cadeiras de rodas.
Ainda assim, outros entravam em cadeiras de rodas e saíam em cadeiras de rodas.
Algumas pessoas mostram a sua ignorância da Palavra de Deus ao dizerem: "Não pode ter sido Deus. Se Ele curou um, deveria ter curado todos também."
Em primeiro lugar, não era eu que estava curando. Em segundo lugar, não tinha uma palavra de Deus para os outros. Os outros poderiam ter sido curados se tives­sem crido em Deus e contatado-0 por si próprios, mas, de uma maneira ou de outra, não o fizeram.
2 Conceito errado: Muitos pensam que um profeta sempre deve saber tudo sobre todos, e tudo o que está acontecendo ao seu redor.
a. Não é assim. Se assim fosse, Geazi, o servo de Eliseu, saberia que não teria a mínima chance de conseguir sair impune com o que fez (2 Rs 5.20-27).
Naamã ofereceu presentes ao profeta, logo depois de ser curado. Eliseu não os aceitou. Então Naamã retornou à Síria. Mas Geazi foi atrás dele e lhe mentiu. Ele disse: Meu senhor me enviou. Após você ter ido embora vieram dois jovens profetas. E embora meu senhor não levasse nada para ele mesmo, ele disse que seria bom dar um talento de prata e duas vestes festivais para eles (2 Rs 5.22).
Naamã, emocionado por ter sido curado de tal condição terrível, deu a Geazi mais do que ele pediu. Ele tomou o dinheiro e o escondeu.
Mas quando Geazi voltou para Eliseu, ele lhe perguntou o que tinha acontecido. Ele respondeu: Seu servo não foi a lugar nenhum (2 Rs 5.25). E Eliseu lhe respondeu: Não fui ter contigo em espírito,... ? (v. 26)
Contudo, se Eliseu sempre soubesse tudo sobre todos e tudo que fosse acontecer ao seu redor, Geazi, que estava com ele continuamente, saberia disso, e nunca teria ten­tado fazer o que fez.
b. O Senhor somente diz a um profeta o que Ele quer que ele saiba. Ele não diz a um profeta todas as coisas.
Outras Escrituras também indicam que o profeta não sabe tudo. O Profeta Elias disse, quando a sunamita foi até ele e prostrou-se aos seus pés após a morte de seus filhos:... Deixa-a, porque a sua alma está em amargura, e o Senhor mo encobriu, e não mo manifestou (2 Re 4.27).
3. Conceito errado: Alguns pensam que, se alguém é um pro­feta, podem perguntar todo o tempo: "Você tem alguma palavra para mim?"
a)  Você não pode ativar estas coisas conforme a sua vontade.
b)  Deus pode lhe dar ou não uma Palavra. E na maior parte das vezes Ele não lhe dá.
Comentários pessoais: A palavra de conhecimento, a palavra de sabedoria, o discernimento de espíritos e o dom de profecia operam no ofício de profeta. Como eles são dons espirituais, também operam na vida de um cristão cheio do Espírito conforme a necessidade ou conforme a vontade de Deus. Mas a operação desses dons em sua vida não faz de você um profeta.
Pouco tempo depois de ter sido cheio do Espírito e falar em línguas, a palavra de conhecimento começou a operar na minha vida. Eu podia ver e saber de coisas sobrenaturalmente. Mas isto não me fazia um profeta.
Eu tinha 20 anos e era pastor de uma igreja no interior quando, duas semanas depois do meu batismo com o Espírito Santo, tive uma rápida visão espiritual — eu a chamo de "minivisão". Vi uma pessoa na congregação e também vi como ela foi levada ao pecado duas noites atrás. Embora fosse levada a isso, esta jovem estava pensando: "Eu pequei e Deus não me ama mais." Sua amiga insistiu para que ela fosse à igreja naquela noite, mas ela já tinha decidido não voltar de novo. Quando comecei o culto e fechei os meus olhos, vi tudo isso: com quem ela estava, o que tinha feito, e como aconteceu. Eu lhe tornei conhecido o que Deus tinha-me dito, sem que a congregação pudesse saber; eu usei de sabedoria.
Se você tem uma revelação, busque sabedoria de Deus para lidar com ela. Não saia falando-a impulsivamente e sem sabedoria. Se você agir erradamente pode arruinar as vidas das pessoas e causar muita confusão, de modo que Deus poderá não lhe dar
outras revelações. Você pode ofender o Espírito de Deus, de modo que Ele não lhe mostrará outras coisas porque não pode confiar em você.
A jovem, ciente do amor e perdão de Deus por ela, veio ao altar em lágrimas. Deus revelou-me aquelas coisas para salvá-la.
Algum tempo depois, enquanto ainda era solteiro e pastoreava uma igreja do Evangelho Pleno, havia uma linda jovem na igreja que estava bastante interessada em mim e eu estava um pouco interessado nela.
Tínhamos reuniões sábado à noite e domingo pela manhã e à noite. Como ela era a cantora mais talentosa, freqüentemente cantava um cântico especial. Mas ela não estava lá para cantar num sábado à noite.
Na manhã seguinte estava no púlpito pregando quando olhei pela janela e vi um carro parar. Vi-a sair do carro e dirigir-se para a igreja. O carro saiu rapidamente.
Subitamente, não estava mais no culto. Eu ouvia o som da minha voz enquanto falava, mas não sabia o que estava dizendo. É como se meu espírito estivesse em algum outro lugar. Eu sei o que Eliseu queria dizer quando falou "meu espírito foi com você".
Estava numa rua de uma cidade a 15 milhas do lugar em que pregava naquela manhã de domingo. Era sábado à noite (Isto ocorreu na década de trinta.) As ruas se enchiam no sábado à noite, pois as pessoas do campo iam para a cidade.
Eu permanecia em frente a um armazém na rua principal. Vi a jovem andando pela rua. Vi o mesmo carro parar ao seu lado. Vi-a entrar naquele carro.
Então, ao invés de continuar em frente ao armazém, estava agora sentado no assento traseiro do carro. Ele saiu para fora, para o campo, e eles cometeram adultério.
Deus mostrou-me estas coisas para me guardar. Ele mostrou-me muitas vezes outras coisas para ajudar os outros. Mas aquelas revelações não me faziam um profeta.
Eu já tinha pregado quase 20 anos quando Jesus apareceu para mim, em uma visão em 1952, e disse: "De agora em diante o que é conhecido em Minha Palavra como discernimento de espíritos irá operar em sua vida e ministério quando você estiver no espíri­to." Quando o discernimento de espíritos começou a operar em minha vida, pude ver e ouvir no reino do espírito. Então dois dons de revelação — discernimento de espíritos e a palavra de sabedoria — operaram na minha vida de forma consistente, além da profecia. Foi quando ingressei no ofício profético. Porém, até mesmo então, não ocupei o ofício de profeta publicamente até 1953.
Se Deus o chamou para um dado ofício, você não entrará nele imediatamente, Você estragaria tudo se entrasse na plenitude dele imediatamente. Mas Deus acrescentará um pouco aqui e um pouco ali. Se Ele tem em mente estabelecê-lo num dado ofício, se você for fiel, então, quando Ele puder confiar em você, Ele o estabele­cerá.
Deus não violará os princípios estabelecidos em Sua Palavra. O Espírito de Deus disse através de Paulo para que nenhum neófito seja estabelecido como presbítero, e então se ensoberbeça e caia na condenação do diabo (1 Tm 3.6).
O mesmo é válido em outros ofícios. Se um neófito é colocado no mesmo, Satanás o tentará e ele será ensoberbecido e destruído. Penso que alguns foram destruídos porque sentiam nos seus espíritos o chamado, mas ao invés de esperar que Deus os estabeleces­se, eles tentaram estabelecer a si mesmos.
Posso ver a sabedoria de Deus cm meu próprio ministério. Como um jovem e imaturo mental e espiritualmente, se estivesse cm alguns ofícios e lugares que ocupo hoje, nunca teria ido adiante. Teria ido para o lugar errado. Quando Deus me usasse, minha cabeça teria ficado tão grande que eu não conseguiria passar pela porta.
Estou satisfeito porque Deus pode nos usar. Mas eu não fico ensoberbecido de nenhum modo. Sinto-me humilhado sob a mão de Deus por Ele usar-me. Não tenho o mínimo de orgulho. Não fico nem mesmo emocionado quando ele me usa. Além do mais lemos no Antigo Testamento que Deus usou um burro para falar cm hebraico. Aquilo não fez do burro nada de especial. Então, se Deus o usar, louvado seja o Senhor, dê-lhe toda a glória.
Não fique fascinado com nomes e títulos.
Não saia e diga: "sou um profeta". Você pode se tornar ou não um algum dia. Mas deixe Deus estabelecê-lo; não tente estabelecer a si mesmo num dado ofício.
Nem mesmo necessariamente diga: "Sou um mestre", Pode ser que Deus queira fazê-lo um evangelista. Espere c descubra o que Deus quer que você faça.

Retirado e adaptado do Livro: Os dons do Ministério, de Kenneth Hagin (Obs - nem toda a doutrina ensinada e aplicada por Kenneth Hagin nós concordamos. Entretanto, quanto aos dons do ministério é um dos melhores textos escritos, pois os cargos ministeriais foram, basicamente, estabelecidos em Efésios e isso significa IGREJA APOSTÓLICA, NEO-TESTAMENTÁRIA e quase não se ensina a respeito desse tema)


ORIGINAL:
"The Ministry Gifts"
Kenneth Hagin Ministries
P. O. Box 50126
Tulsa.OK 74150-0126
Traduzido do Original em Inglês
"The Ministry Gifts"
por: Rogério Lima Clavello
Maria de Lourdes Magalhães d'Almeida

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.
Conheça nossa página no Facebook e curta RESTAURAÇÃO DA PALAVRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system