sexta-feira, 10 de novembro de 2017

O Pastor


Continuando a série dos Dons do Ministério na Igreja, que, aliás, é algo que quase não vemos na atualidade, qual seja, o ministério plural, estarei postando sobre o dom ministerial do Pastor e o dom ministerial do Mestre. Todos os cinco dons do ministério estão bem claros quando Paulo escreve aos efésios e os diz: "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. (Efésios 4. 11 e 12). Então, desfrute desses ensinos e cresça na sua maturidade espiritual e aprofunde-se mais e mais no Senhor, por meio de sua poderosa Palavra.

EFÉSIOS 4.11
11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para PASTORES...
A. A palavra "pastor" é usada somente uma vez na tradução King James do Novo Testamento. E ela está aqui em Efésios 4.11.
Isto parece estranho quando entendemos que o ofício de pastor é provavelmente o ofício de mais amplo reconhecimento no ministério cristão hoje.
Contudo, tenho certeza de que há muitas referências a este ofício "pastoral".


B. A palavra grega traduzida como "pastor" significa literalmente "pastor de ovelhas".

C. O ofício é aplicado ao Senhor Jesus Cristo, nosso grande exemplo de um verdadeiro pastor.

JOÃO 10.11
11 Eu sou o BOM PASTOR. O BOM PASTOR dá a vida pelas ovelhas.

HEBREUS 13.20
20 Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus nosso Senhor, O GRANDE PASTOR das ovelhas...

1 PEDRO 2.25
25 Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao PASTOR E BISPO das vossas almas.

1 PEDRO 5.4
4 Ora, logo que o SUPREMO PASTOR se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.

D. Jesus é o Grande Pastor, o Pastor Supremo, de todas as ovelhas de Deus.

E.  Jesus tem pastores auxiliares. Um pastor é um pastor auxiliar. Jesus é o Pastor Supremo.

F. Jesus chama e equipa homens para pastorearem um rebanho.

G. Os pastores são necessários para o amadurecimento e prepara­ção dos santos.
1.  Nos dias do Novo Testamento, quando os crentes começa­ram a se reunir numa igreja local, ou grupo, ou assembléia, nos dias da igreja primitiva, eles precisavam de pessoas para exercer a função de supervisão e cuidado do rebanho. Esta é a posição de pastor.
2.  Jesus teve compaixão das pessoas "porque estavam disper­sas como ovelhas sem pastor".
a.  Ovelhas sem pastor ficam dispersas e desviam-se.
b.  Vemos isso em grupos onde não há pastores.

H. Este é o ofício que mais se identifica com a localidade.
1. Uma pessoa chamada para ser um pastor estaria mais ou menos estabelecida na localidade do rebanho.

I. O pastor tem a supervisão do rebanho.
1.  Jesus é o Grande Pastor. Ele é o Cabeça, o Supervisor de toda a igreja - o Corpo de Cristo. O pastor é um pastor auxiliar. Ele é o cabeça, o supervisor de um rebanho local. O corpo local é encabeçado pelo pastor. O cabeça governa. A habilidade de governo da igreja é encabeçada pelo ofício pastoral.
2.  O ofício de pastor não é mencionado em 1 Co 12.28. Mas "governos" é listado. Eu creio que trata-se do ofício de pastor nesta lista de dons do ministério que Deus estabeleceu na igreja.
3.  É bíblico o corpo de anciãos governar a igreja?
a. Nos dias da igreja primitiva — quando a igreja estava no estágio de primeira infância — as congregações foram colocadas sob um corpo de anciãos até que os dons do ministério fossem formados (pudessem se desenvolver).
A palavra grega traduzida por "ancião" significa simples­mente uma pessoa mais velha. Estes anciãos eram pessoas mais velhas, colocadas num lugar de posição e responsa­bilidade.
Os únicos ministros que a igreja tinha inicialmente eram os doze apóstolos. Um neófito não podia ser estabelecido como pastor de um rebanho. Então, até que alguns daque­les neófitos fossem chamados e aperfeiçoados para o ministério de pastor — isso leva tempo — eles tiveram que tomar algumas pessoas mais velhas, porque em geral pessoas mais velhas são mais maduras mentalmente, e colocá-las como encarregadas do rebanho.
Não temos essa situação hoje em dia. A Igreja não está mais em um estágio infantil de desenvolvimento. Os dons ministeriais já têm sido desenvolvidos na Igreja.
E isto tem criado problemas quando pessoas têm dito: "Queremos uma igreja como a primitiva. Voltemos a Atos dos Apóstolos." E então apontam anciãos para go­vernar a igreja.
(Sim, voltemos a Atos dos Apóstolos na doutrina e na demonstração do Espírito Santo. Em outras palavras, as mesmas experiências do Espírito Santo que estavam dis­poníveis a eles, também estão disponíveis a nós. Mas se fizermos como a igreja primitiva fez no seu governo, estaremos na primeira infância do cristianismo. O Novo Testamento revela claramente o plano de Deus para a igreja: que ela cresça!)
Alguns anciãos apontados por homens hoje não têm o chamado de Deus. Eles não sabem nada a respeito do ofício pastoral, porque não são chamados por Deus; não têm a unção para pastorear.
Não é bíblico apontar anciãos para supervisionar um rebanho e governar uma igreja quando há um pastor para supervisioná-la.
Isto é regredir para o estágio infantil de desenvolvimento com a Igreja Primitiva e reconhecer: "Nós nunca cresce­mos além disso. Somos todos bebês espirituais."
Comentários pessoais: Tenho estado no ministério por mais de meio século e tenho observado isso. Nunca vi uma igreja que tivesse o poder de Deus em operação e fizesse o que Deus a chamou para fazer a menos que os pastores realmente tivessem a supervisão do rebanho. Quando um conselho de diáconos, ou conselho de anciãos, tinha a supervisão e governo do rebanho, as coisas nunca funcionavam corretamente e o poder de Deus era dissipado. Você pode ir lá e tentar pregar, mas algo está errado. É como se você tentasse lavar seu pés com as meias dentro. Deus as abençoa o tanto quanto pode, porque Ele as ama. Mas Ele não pode derramar a plenitude de suas bênçãos, porque não pode colocar sua aprovação em idéias de homens.
Supervisores. Originalmente na igreja primitiva, o termo "ancião" referia-se à idade, à pessoa e à posição. Então conforme os dons ministeriais se desenvolveram na Igreja Primitiva mais se usavam títulos oficiais de "supervisor ou bispo", que se referiam àqueles que eram chamados e ungi­dos por Deus para permanecer no ofício pastoral.
A palavra bispo e a palavra supervisor são as traduções da palavra grega "episkopos". Ela comunica um significado de liderança definida e posição oficial.
a.  A palavra grega episkopos é traduzida como "supervisor" na admoestação de Paulo aos anciãos da Igreja em Efeso:

ATOS 20.28
28 Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.

Para alimentar a Igreja de Deus com a Palavra, estas pessoas deviam ter sido mestres, que eram espiritualmen­te equipadas para alimentar o rebanho. Elas não podiam ter sido só pessoas mais velhas que vistoriavam o que acontecia e que não tinham nenhum ministério. Alguns dos anciãos colocados no rebanho cresceram e mais tarde Deus os chamou para serem ministros.
b.  A palavra episkopos é traduzida por bispo aqui:

1 TIMÓTEO 3.1
1 Fiel é a palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.

Lembre-se, episkopos é traduzido por "supervisor" em outros lugares. Isto fala do dom pastoral. O pastor natu­ralmente teria a supervisão do rebanho.
1) A figura da Palavra refere-se a um pastor e a um rebanho. O pastor é o líder do rebanho. O pastor não levanta de manhã e diz: "Seria melhor que reuníssemos algumas das ovelhas hoje e ouvíssemos a opinião delas a respeito de onde devemos pastar hoje." Não, pois o pastor tem a supervisão. Ele é o supervisor do rebanho. Ele vai à frente, e o rebanho o acompanha.
2)  Observe que 1 Timóteo 3.1 chama de "ofício de um bispo" (ou supervisor), que está se referindo ao ofício pastoral. Se este ofício não é o ofício pastoral, então não é um ofício que Jesus estabeleceu na Igreja porque todos os dons de ministério estão relacionados em Efésios 4.11. Não existem outros. Este ofício de bispo deve necessariamente ser o ofício pastoral porque é o dom ministerial que tem a supervisão do rebanho.

1 TIMÓTEO 3.2,3
2  É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
3 Não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento.

3) É o dever do rebanho sustentar financeiramente o pastor. Mas o pastor não deve servir com motivação de lucro. Sua motivação deve ser servir a Deus e ao povo.

1 TIMÓTEO 33-5
3 É necessário que o bispo seja... não avarento.
4 E que governe bem a sua própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo respeito
5 (pois se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?).

4) Este é sem dúvida o ofício de pastor

1 TIMÓTEO 3.6
6 Não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça, e incorra na condenação do diabo.

5) Não neófito. Você pode ver que eles não poderiam ter tido o ofício pastoral para começar porque inicialmen­te a Igreja Primitiva estava em sua infância e os crentes eram neófitos, exceto pelos apóstolos do Cordeiro. Eles não começaram neste ofício. Leva tempo para Deus desenvolver esses ministérios, incluindo o minis­tério pastoral.
Vemos o ofício de supervisor aqui novamente, que enca­beça o ofício de pastor.

1 TIMÓTEO 5.17
17 Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.

1) A igreja agora está saindo da primeira infância. Alguns anciãos que foram apontados para supervisionar o rebanho cresceram espiritualmente e foram chamados por Deus para serem ministros.
2)  Aqueles que "se afadigam na Palavra e no ensino" são pregadores e mestres. Alguns anciãos e outros cresce­ram e passaram a ocupar o ofício pastoral e a lidar com a Palavra e o ensino,
3) Eles foram levados a um lugar em Deus onde os outros anciãos — aqueles que não se tornaram um dom do ministério — não eram mais necessários naquela po­sição.
5. É importante perceber que a igreja primitiva começou como um bebê. Leva tempo para um bebê sair de sua primeira infância.
a. No princípio do movimento pentecostal neste século, eles tiveram que retornar, quase por necessidade, ao estágio de governo de primeira infância de Atos dos Apóstolos.
Os pioneiros mais velhos iam em áreas onde não havia igreja do Evangelho Pleno por um raio de muitas milhas.
Um homem disse-me como ele pregou todo o verão num lugar e ganhou 285 almas, das quais 90 foram batizadas com o Espírito Santo.
Ele era um evangelista — não um pastor. Mas ficou lá com eles por um período de três meses, conduzindo reuniões todas as noites, e iniciou uma igreja. Quando ele foi embora não havia pastor disponível, então ele apontou alguns dos homens mais velhos para supervisionarem o rebanho até que um pastor fosse amadurecido e estabele­cido por Deus na igreja.
Algumas vezes passam de dois a três anos antes que um desses rebanhos novos tenham pastores.

J. O pastor é um dos ofícios mais importantes.
1. Sem o dom do ministério de pastor em operação no Corpo de Cristo, todos os outros ministérios são praticamente em vão. Não importa o quão grande seja o evangelista e quantas almas ele ganha, se não houver ninguém para pastorear as ovelhas, elas estão prontas para desviarem-se. Não importa quantos bebês nasçam num hospital, se ninguém cuidar deles, eles morrerão.
2.  Em nenhum outro ofício são dadas tantas instruções no Novo Testamento. Nenhuma instrução é dada ao apóstolo. Nenhu­ma instrução é dada ao evangelista. Pouca instrução é dada aos outros ofícios. A maior parte das instruções diretas são dadas a este ofício (considerando que os termos anciãos que presidem, e bispo referem-se ao ofício pastoral) e não a qualquer outro ofício.
3.  Não há ofício mais necessário, preeminente e respeitado a que Deus poderia chamá-lo do que o ofício de pastor. É uma causa nobre.
Comentários pessoais: Você deve funcionar onde Deus o chama. Mas, para ser honesto, se pudesse expressar o meu desejo, gostaria de ocupar este ofício mais do que qualquer outro.
Este é o único ofício que busquei. E se fosse um jovem eu aspiraria a este ofício. Deixemos Deus fazer o que Ele quer, mas eu falaria com Ele sobre este assunto. E eu o fiz. E Ele disse não por causa de meu chamado particular.

K. E o Espírito Santo que faz de homens pastores, não os homens.

L. Deus tem provido equipamento sobrenatural para o pastor. O pastor deve ser equipado com equipamento sobrenatural.
1. Os dons do Espírito (1 Co 12) podem ser manifestados nas vidas dos membros individuais do corpo de Cristo. Mas estou convencido também que estes dons sobrenaturais são equipamento sobrenatural para aqueles que ocupam os ofí­cios do ministério.
2. Estou convencido de que o pastor deve ser equipado com a palavra de sabedoria, a palavra de conhecimento e até mesmo línguas e interpretação.
Também estou convencido de que, se ele não o for, ele pedirá por esse equipamento espiritual, e obterá. Eu o obtive.
a.  As vezes estes dons não são tão espetaculares na mani­festação através do pastor quanto o são através do profeta, embora estejam em operação.
b.  Pastoreamento sobrenatural.
1) Um jovem com pouca educação formal foi salvo du­rante um reavivamento que conduzi.
Mas tarde ele foi batizado com o Espírito Santo. Então foi chamado para pregar.
Enquanto ainda trabalhava em uma serraria, ele prega­va nos fins de semana. Ele não teve nenhuma espécie de treinamento a não ser em sua própria igreja. Eu ensinei em muitos seminários lá. Logo ele tinha tantos chamados para ministrar que deixou seu emprego e passou a pregar em tempo integral. Passou 18 meses como evangelista. Sua igreja local estava sem pastor, e então eles o convidaram para ficar como pastor auxiliar durante três meses. No fim de três meses ele foi estabelecido como pastor. E então a igreja cresceu tanto quanto nunca havia crescido.
Voltei para pregar lá e fiquei maravilhado com a capacitação que estava sobre aquele indivíduo — um homem com pouca educação formal e nenhum treina­mento.
Eles puseram uma divisória simples numa sala para criar seu escritório e uma pequena sala contígua. Eu orava naquela pequena sala antes das reuniões. Duran­te o dia usava a pequena sala para estudar a Palavra.
Através da divisória, não poderia deixar de ouvi-lo aconselhando as pessoas. Naquela época estava no ministério por 25 anos — tinha pastoreado por 12 anos e viajado no ministério de campo por aproximadamen­te 13 anos.
Ele estava no ministério por quatro anos. Quando as pessoas vinham com certas necessidades e fazendo certas perguntas, eu pensava comigo mesmo: "Como alguém no mundo pode responder a uma pergunta como esta? Eu jamais saberia como respondê-la!"
Então as palavras que fluíam da boca daquele homem me maravilhavam. Eu sabia que o Espírito de Deus estava operando através dele. Fiquei maravilhado. Sentei-me com os olhos arregalados, e a boca aberta, e pensei: "É um milagre de Deus."
Depois de muitos anos ele mudou-se para uma igreja maior. Ele convidou-me para ir lá. Nesta época ele tinha 10 anos de ministério. Ainda fiquei pasmado com as palavras de sabedoria e as respostas que fluíam de sua boca. Eu sabia que o Espírito de Deus tinha dado esta capacidade a ele.
2) O irmão O. B. Braune pastoreou uma igreja, a antiga Rosen Heights Assembly, em Fort Worth por mais de 40 anos antes de se aposentar. Ouvi alguém perguntar-lhe durante uma sessão de perguntas numa reunião: "Como você consegue pastorear uma mesma igreja por tanto tempo? Qual é o segredo do seu sucesso?" Ele respondeu: "Na minha opinião, o maior segredo do ofício pastoral é ter a resposta certa para as pessoas quando elas precisam ou vêm buscar socorro."
Para fazer isso você terá que depender do Espírito de Deus, para que o mesmo lhe dê a resposta certa.
3) Eu preguei para o irmão e irmã J. R. Goodwin em muitas igrejas que eles pastorearam. Eles pastorearam mais sobrenaturalmente do que qualquer outro pastor que já conheci. Quando alguém da igreja deles preci­sava de ajuda, eles o sabiam imediatamente, por meio do Espírito de Deus.
4) Eu pastoreei desta forma. Nunca tinha um programa de visitas. Sempre sabia no meu íntimo quando alguém precisava de ajuda.
Um dos fatos mais notáveis nesta área ocorreu na última igreja que pastoreei. Um empreendedor de obras de construção civil fora salvo nas duas semanas anteriores. Estava me barbeando numa manhã quando o Espírito de Deus falou comigo e disse: "Quero que você vá restaurar o Sam. Ele ficou zangado no serviço ontem, e falou coisas que não devia. Hoje ele está em casa doente na cama. Ele pensa que Deus não o ama mais porque ele falhou. Quero que você vá restaurá-lo."
Saí do banheiro com um dos lados do meu rosto ainda por barbear e disse a minha esposa: "Querida, preciso ir na casa do Sam." E contei-lhe o que o Senhor me dissera.
Depois de me barbear fui para o quarto terminar de me vestir. Estava colocando o meu paletó quando um carro parou lá fora.
A mulher de Sam entrou em nossa sala chorando. Ela disse: "Oh, irmão Hagin, não diga a Sam que estive aqui, mas ele está em casa doente hoje." Ela explicou como uma dor antiga nas costas que sofria voltou novamente, e não mais podia levantar-se da cama. Então ela disse: "Ele disse que não irá à igreja de novo. Ele perdeu a calma no serviço ontem e alguns dos homens disseram que ele praguejou. Ele não se lembra se o fez. Mas ele disse que Deus não o ama mais porque ele falhou. Você poderia ir lá em casa?"
Disse-lhe: "Você pode perguntar a minha mulher, pois eu lhe disse que iria a sua casa (Este foi o motivo pelo qual o Senhor me dissera para falar com minha esposa sobre este assunto). O Senhor já tinha me falado sobre isso. Não preciso dizer a Sam o que você me falou. Direi o que o Senhor me falou."
Quando cheguei a sua casa, bati na porta do quarto em que estava. Ele disse: "Entre." Quando ele me viu ficou tão envergonhado que cobriu sua cabeça. E lá estava um homem de 43 anos, escondendo sua cabeça e soluçando em seu coração.
Ajoelhei-me ao lado da cama e o peguei, com as cobertas e tudo, em meus braços e comecei a chorar com ele. Finalmente, tirei as cobertas dele e lhe disse: "O Senhor me disse o que aconteceu ontem no trabalho." Graças a Deus, Ele disse. Pois é, quando Deus se move de uma forma sobrenatural, as pessoas se convencem do Seu amor e de Sua misericórdia para elas.
Eu disse: "Irmão Sam, não deixaremos o diabo ter você." Ele soluçou e disse: "Irmão Hagin, sempre fui um homem calmo. Mas perdi a calma no serviço ontem e falei coisas que não devia. E eles sabiam que fora salvo há duas semanas atrás. Para dizer a verdadade, fiquei tão zangado, que não sei o que fiz. Não vou mais voltar à igreja. O Senhor não me ama mais."
Eu disse: "O Senhor não ama o fato que aconteceu. Mas Ele ainda o ama. E nós não iremos deixar o diabo ter você." Então ele disse: "Minhas costas doem tanto que nem pude levantar da cama nesta manhã."
Ele era somente um bebê de duas semanas. Ele ainda não tinha aprendido a andar. Os bebês não podem andar. Coloquei minhas mãos nas suas costas e disse: "Querido Senhor, sei que o Senhor o ama. Somente prove o Seu amor por ele agora." Sam levantou-se num pulo. "A dor se foi! A dor se foi! O Senhor me ama!"
c.  Devemos buscar a Deus para recebermos o equipamento sobrenatural para o nosso ministério. Ele o proveu.
1) Paulo escreveu uma carta para a igreja de Corinto e disse: ... procurai, com zelo, os melhores dons (1 Co 12.31). Ele também disse: ...procurai com zelo os dons espirituais... (1 Co 14.1).
Ele não escreveu para João da Silva da igreja de Corinto, dizendo: "João da Silva, quero que você busque os melhores dons."
2) Ele disse para toda a igreja: "Procurai com zelo os dons espirituais." A Bíblia Amplificada diz: procurai com desejo profundo os dons espirituais (1 Co 14.1).
Se um grupo de pessoas buscar a demonstração sobre­natural de Deus, então, conforme o Espírito desejar, Ele irá manifestar a Si mesmo por meio de diferentes indivíduos, e particularmente neste ofício pastoral.
d.  Alguns seminários ensinam psicologia. A psicologia é o estudo da mente e do comportamento do homem. Mas o homem é mais do que apenas mente (2 Ts 5.23).
E em um momento como em um relâmpago, vi o Espírito de Deus lidar com questões e assuntos pelos dons de Espírito, numa fração de segundo, que a psicologia e a psiquiatria não conseguiriam resolver nem mesmo em meses ou anos.
e.  O Espírito Santo tem equipado a igreja do Novo Testa­mento com habilidade sobrenatural, poder sobrenatural, dons sobrenaturais. Ele tem chamado homens e mulheres para o ministério, e Ele os equipa para permanecerem nestes ofícios sobrenaturalmente.
f.   Espere que Deus o ajude. Treine o seu espírito para ser sensível ao Espírito Santo. Espere que o Espírito Santo Se manifeste por meio de você e lhe use para Sua glória. Preste atenção a Ele. Renda-se a Ele.

M. Uma das características mais notáveis de um pastor é um coração de pastor.
1. O coração de pastor é um dom de Deus ao corpo local.
a.  Graças a Deus por aqueles que o têm — que amam as pessoas. Eles são leais ao rebanho, e às vezes até mesmo ao custo de se privarem de muitas coisas por causa do rebanho.
b.  É necessário um coração de pastor para cuidar dos bebês em Cristo — para amá-los, para nutri-los com a Palavra, para sustentá-los enquanto ainda estão tentando andar.
c.  Em 35 anos de ministério de campo, como o meu coração gemia pelas pessoas! Percebi a grande necessidade de pastores com um verdadeiro coração de pastor. Preguei em mais de uma igreja onde pensei: "Querido Senhor, este homem não é um pastor. Como estas pessoas preci­sam de um pastor!"
Como elas precisavam de alguém que realmente minis­trasse para elas e as amasse! Meu coração doía por elas.
Eu dizia: "Senhor, desejaria que o Senhor me deixasse pastoreá-las. Somente me deixe pôr os meus braços ao redor delas e amá-las."
d. As pessoas entendem o amor. Até um velho cão vira-lata entende o amor. As pessoas podem não entender as línguas, mas elas entendem o amor. E você tem que provar às pessoas que as ama. Os pastores devem amar as pessoas.
O maior exemplo de pastor é o próprio Senhor Jesus Cristo. Lembre-se de que Ele disse: Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas (Jo 10.11).
O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

Retirado e adaptado do Livro: Os dons do Ministério, de Kenneth Hagin (Obs - nem toda a doutrina ensinada e aplicada por Kenneth Hagin nós concordamos. Entretanto, quanto aos dons do ministério é um dos melhores textos escritos, pois os cargos ministeriais foram, basicamente, estabelecidos em Efésios e isso significa IGREJA APOSTÓLICA, NEO-TESTAMENTÁRIA e quase não se ensina a respeito desse tema)


ORIGINAL:
"The Ministry Gifts" Kenneth Hagin Ministries
P. O. Box 50126 Tulsa.OK 74150-0126
Traduzido do Original em Inglês "The Ministry Gifts" por: Rogério Lima Clavello e Maria de Lourdes Magalhães d'Almeida

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.
Conheça nossa página no Facebook e curta RESTAURAÇÃO DA PALAVRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system