quinta-feira, 10 de abril de 2014

Rompendo com os laços



1  ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2  E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3  E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
4  Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
Quando Deus chamou Abraão para iniciar uma grande obra pela vida desse homem, tudo que seria visto hoje em dia como grandes obstáculos acontecia naquela momento. Nada foi fácil para Abraão quando foi chamado por Deus.
Observe que Deus tão somente diz a Abraão: “Sai da tua terra (país), da sua parentela (familiares como tios, cunhados, primos, sogros, sogras) e da casa do teu pai (família onde foi criado, pais e irmãos)”. E, no verso 4, na parte final: “e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã”.
Em primeiro lugar, Abraão teve que romper, teve que se desligar daquilo tudo que para nós, hoje em dia, é colocado nas primeiras prioridades. Sair da terra, deixar seus familiares e sair da casa dos pais. Fora esse rompimento, Abraão não era um jovem e nem de meia idade, já era um senhor de 75 anos. Oh, que coisa! Não há essa questão de limite etário para Deus operar!
O maior milagre que Abraão recebeu foi o filho Isaque. Veja, meu querido, quando ele foi chamado por Deus, ele tinha 75 anos. Isaque só veio quando Abraão tinha 100 anos. Foram 25 anos após o chamado. Quando um crente tenta acelerar o processo de Deus ele perde tudo que Deus tem preparado para ele. Deus nos chama e ele mesmo aperfeiçoa a obra que tem em nossas vidas (Fil 1.6). Ocorre que muitos buscam acelerar aquilo que Deus já prometeu e esquecem que há um momento para Deus executar sua obra em nós. Não é a toa que Abraão é chamado o Pai da Fé. Ele sabia confiar e esperar que o próprio Deus aperfeiçoasse a obra iniciada.
Além da idade, Abraão precisou romper com três tipos de grupos sociais onde estava inserido: seu país, seus parentes e familiares em geral, e sua família pessoal (pai, mãe e irmãos).
Não vejo que necessariamente nós precisemos romper fisicamente com esses grupos no mesmo modo ocorrido com Abraão, embora isso ajude, mas precisamos romper emocionalmente com tais grupos. Nossos laços culturais, sociais, familiares, étnicos e outros precisam ser rompidos emocionalmente para que Deus opere em plenitude em nossas vidas.
Quantos de nós querem um bom casamento, mas continuam dependendo de pais e sogros. Quantos de nós se convertem, mas não se desvinculam de familiares idólatras. Não existe meio termo em nossas conversões ou em nossas buscas pela vitória. É preciso romper laços. Quando você romper laços familiares, culturais, enfim, quando você estiver pronto para ser você, sua família (esposa e filhos), então Deus atuará com mais plenitude em sua vida e realizará ainda aquilo que aperfeiçoará a obra que Ele tem em sua vida.

  Pr Aureo R V da Silva

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas deve-se citar a fonte.
Conheça nossa página no Facebook e curta RESTAURAÇÃO DA PALAVRA!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system