sábado, 24 de maio de 2014

SÉRIE DISCIPULANDO DA IGREJA EVANGÉLICA MISSÃO PENTECOSTAL – LIÇÕES DE 6 a 12 - FINANÇAS


LIÇÃO NR 06 - VIDA FINANCEIRA I -  A ORIGEM DO DÍZIMO

 TEXTOS BASES: Levítico 27.30; Gênesis 14.20 e 28.22 Malaquias 3.10


 1) Relembrando: como vimos na lição Nr 05, o cristão possui novas  responsabilidades. Vimos que essas são as principais obrigações do crente em Jesus: deve congregar sempre.  ( Hb 10.25; At 2.44-46); deve ser uma testemunha fiel de Cristo no FALAR  E  VIVER. (At 1.8); deve ser um DIZIMISTA; deve ter alegria em entregar suas ofertas. ( II Co 9-7); deve ser batizado nas  águas. (Mt 28.19); deve participar da Santa Ceia do Senhor. (I Co 11.23-26); deve ser submisso. (Hb 13.17  I Ts 5.12-13); deve buscar o batismo no Espírito Santo. (At 1.4-5); deve viver o perdão para manter a comunhão entre os irmãos (Mt 6.14;  Col 3.13). A partir desta lição Nr 6, estudaremos cada um desses deveres, até que encerremos o módulo 1. A partir do Módulo 2 e a seguir, estudaremos os conselhos práticos e as principais doutrinas da Palavra de Deus. Começaremos pela parte do dever de ser dizimista.
2) Verdade sobre o dízimo: “O dízimo não deve ser encarado como uma obrigação religiosa, mas como a única forma de Deus abençoar seu povo em relação à vida financeira.”
3) Primeiras demonstrações de amor (o dízimo antecede à Lei mosaica)
Abel : embora o texto não tenha a palavra dízimo, ele revela que ofertar a Deus já era algo que os homens praticavam e Deus se agradava.(Gn 4.4)
Abraão: como forma de gratidão, ofereceu o dízimo a Deus.(Gn 14.20)
Jacó: fez  um voto de grandeza com Deus, no qual, se Deus o abençoasse em tudo o que ele fosse fazer, daria o dízimo de tudo. (Gn 28. 18 a 22)
Os grandes homens de Deus do velho testamento foram os mais ricos de suas épocas, porque todos eram dizimistas. De tudo que recebiam davam o dízimo.
 4) Considerações sobre o dízimo
a. É a décima parte de toda sua renda.
b. É santo. É parte de nossa renda que pertence a Deus. (Lv 27.30)
c. É a primeira coisa a se fazer quando receber o salário ou qualquer renda (II Cr 31.5)
d. É para nos abençoar, se fizermos prova de Deus. Se dermos o dízimo, mas não provarmos a Deus, talvez não sejamos  abençoados. Ele nos manda prová-lo. (Ml 3.10)
e. É uma forma de gratidão a Deus. (Gn 14.20)
f. É a única maneira de impedir a ação de demônios que atuam na vida financeira (Ml  3 .11)
g. É noetestamentário: Jesus mandou dar o dízimo. Ver Mateus 23.23: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas!. Pois dizimais a hortelã, o endro e o cominho e desprezais o mais importante da Lei, que é o juízo, a misericórdia e a fé. Deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir àquelas.” Observem como Jesus disse: Fazer e não esquecer àquelas (aquelas é referência ao dizimar da hortelã, endro e cominho. Ele usou o modo imperativo, ou seja, ordem!) Jesus determinou que déssemos o dízimo, mas mais importante seria o juízo, a misericórdia e a fé.
5) Dízimo não é oferta e oferta não é dízimo
Oferta é um modo de dar a Deus, mas a Bíblia não define quantidade ou percentual, como é com o dízimo. Você pode ofertar bem mais que o dízimo, como pode ofertar menos que o dízimo. Oferta é contribuição e a Bíblia diz que cada um deve contribuir segundo propôs no seu coração. (II Cor 9.7)
Você não pode perder os próximos estudos, pois você vai aprender coisas maravilhosas sobre dízimo e ofertas, que irão transformar sua vida financeira.
A partir desses estudos, você aprenderá a respeito da benção de Deus sobre sua vida financeira, seus negócios, profissão, patrimônio e tudo que se relaciona com o dinheiro. 

LIÇÃO NR 07 - VIDA FINANCEIRA II
COMPREENDENDO O SIGNIFICADO DOS GAFANHOTOS
TEXTO BASE: Joel 1. 1 ao 13 – ênfase no versículo 4

1) Verdade atual: “O profeta JOEL ( JEOVÁ é DEUS ) , ministro na época do rei JOÁS, em JUDÁ (Reino do Sul) visualizou uma invasão de quatro tipos de gafanhotos (uma classe de insetos vorazes) :
a. O gafanhoto cortador (em algumas versões bíblicas, consta como lagarta). (heb: gazam)
b. O gafanhoto migrador (em algumas versões bíblicas, consta apenas como  gafanhoto). (heb: arbeh)
c. O gafanhoto devorador (em algumas versões bíblicas, consta como locusta). (heb: yelek)
d. O gafanhoto destruidor (em algumas versões bíblicas, consta como pulgão). (heb:hasil)

Esses tipos de gafanhotos representavam uma invasão dos exércitos inimigos, que simbolizam, nos dias de hoje, tipos de demônios que atuam na vida financeira das pessoas.
Eles agem contra patrimônios, casa, carro, acidentes, destroem famílias, casamentos, comunidades, gerando miséria, desmoralizando as pessoas, sujando o nome, provocando vergonha, luto, dor, angústias e, chegando ao extremo, suicídios. Podem significar fases dos ataques, tipo por quantidade; podem significar tipos de gafanhotos; e, ainda, fases da evolução dos mesmos. No texto em inglês, a distinção é por quantidades.
2) Atenção para os seguintes versículos:
Verso 7: fez da minha VIDE uma assolação (Jer 2.21 e 22) – A igreja
Verso 7: descascou a FIGUEIRA (Oséias 9.10) – Israel
Verso 8: lamenta pela virgem de saco – Igreja humilhada
Verso 9: foi cortada a oferta do manjar – entrou o espírito da avareza
Verso 10: o campo está assolado e a terra triste. Trigo destruído. Mosto se secou. O óleo falta.
- Campo: vida, família, igreja;
- Trigo: riqueza (Prov 11.26 e Sl 65.13)   Mosto: alegria (Jz 9.13) Óleo falta: Espírito (unção)
3)  A ação dos gafanhotos para o agricultor
a. O gafanhoto cortador ou lagarta: esse tipo de inseto age mais isoladamente, provocando pequenos prejuízos para a  plantação. Come os frutos, mas em alguns casos chega a arruinar a lavoura.
b. O gafanhoto migrador ou apenas gafanhoto: age em bandos e é imprevisível. Quando o agricultor menos espera, eles surgem em grandes bandos. O prejuízo já se torna maior. Ele faz mais estragos que a lagarta.
c. O gafanhoto devorador ou locusta: age em bandos também, mas é violento. É tão agressivo que impede o agricultor de realizar a colheita, causando sérios prejuízos financeiros ao agricultor, pois ele não obterá renda alguma da plantação. É sobre esse tipo que o profeta Malaquias escreveu em Mal 3.11.
d. O gafanhoto destruidor ou pulgão: esse é o mais arrasador, pois tem poder de exterminar, não só as plantações como as pessoas. Parece com escorpiões. O destruidor atinge vidas.
4)  A ação dos gafanhotos (demônios) para o homem
a. O demônio cortador ou lagarta: esse tipo de demônio age na vida de quem não obedece a Deus e muitas vezes na vida de cristãos. Eles comem a renda e destróem o salário. Comem através de vícios, cigarro, bebida, jogos de azar, remédios (a casa da pessoa é uma farmácia), defeitos em eletrodomésticos, nas roupas, problemas em carro.  Como o inseto para o agricultor, na vida das pessoas agem em pequenas coisas. Causam sempre prejuízo e levam as pessoas a jogarem dinheiro fora. Este demônio (ou a intensidade do ataque) é vencido pelo dízimo.
b. O demônio migrador ou apenas gafanhoto: representam um tipo de demônio que age inesperadamente na vida financeira da pessoa. São inconstantes e surgem de repente, causando prejuízos e despesas inesperadas, que as pessoas acabam se endividando para cobrir a despesa surgida. Causam revoltas. Este demônio também é vencido pelo dízimo.
c. O demônio devorador ou locusta: são arrasadores.  Eles, assim como o inseto não deixa o agricultor colher por serem agressivos, não deixam as pessoas receberem seus salários. Isso quer dizer que quando a pessoa recebe o salário tem que pagar tantas contas que não sobra nada. É como se não colhesse. Esses demônios geram miséria, dor, dívidas, prejuízos, fome, insônia, desemprego, etc. Suas vítimas têm suas casas e bens tomados, não conseguem pagar seus compromissos, são envolvidas em negócios desonestos e perigosos, seus bens são levados a leilão, sofrem ameaças de morte por dívidas, ficam sem crédito, sem moral e sem valor. Tornam-se um lixo, sendo rejeitadas pelos amigos. Só contam desgraças e misérias. As portas se fecham, são despejadas, tudo que fazem é em vão e são levadas, normalmente, ao alcoolismo. Este demônio também é vencido pelo dízimo, mas também pelo ato de fé de, depois de dizimar, fazer prova de Deus, se Ele abençoa ou não.
d. O demônio destruidor ou pulgão: o mais terrível. Leva as pessoas ao suicídio, provocam desastres, mortes, pavor, chacinas, matança geral por doenças, etc. Esse demônio atua nos bens materiais das pessoas, mas também na vida física, ou seja , a sua ação vai além de bens materiais. Ele provoca doenças sem cura, assassinatos, incêndios, enfim, destruição total. Destrói patrimônios e vidas. Sua ação é semelhante a que o próprio diabo fez na vida de Jó. Destruiu todos seus bens materiais, sua família e depois colocou em Jó uma doença incurável. É vencido pelo dízimo, mas também pelo entendimento que JESUS nos deu autoridade sobre os demônios (Lucas 10.19) e pela obediência à Palavra de Deus. Jesus disse que o ladrão (diabo) veio para destruir, mas Ele (JESUS) veio para dar vida e vida em abundância.
5) As quatro ações específicas dos demônios no homem
 Vejamos  o verso 7 do capítulo 1 de Joel: “Fez da minha vide (ou videira) uma assolação, tirou a casca de minha figueira, despiu-a toda e a lançou por terra.” Isso exemplifica a ação dos demônios nas nossas vidas financeiras.
a. Eles assolam [aqui começa o processo de miséria. Por meio de pequenas coisas eles vão minando os bens (poucos ou muitos) da pessoa].
b. Eles destroçam (aqui, deixam a pessoa sem ação).
c. Eles tiram a casca (humilham )
d. Eles lançam por terra (matam)
E você, como vai sua vida financeira? Sabia que Deus quer tua prosperidade?
Mas, diga-me mais: você é dizimista? Viu o que acontece com quem não é dizimista?
Na próxima lição, estaremos aprendendo mais ainda sobre vida financeira.

LIÇÃO NR 08 - VIDA FINANCEIRA III - COMPREENDENDO A RESTITUIÇÃO APÓS A DESTRUIÇÃO DOS GAFANHOTOS

 TEXTO BASE : Joel 2. 25 e 26
1) A arma contra o Destruidor
O demônio destruidor ou pulgão: o mais terrível (Joel 2. 2 ao 10). Leva as pessoas ao suicídio, provocam desastres, mortes, pavor, chacinas, matança geral por doenças, etc. Esse demônio atua nos bens materiais das pessoas, mas também na vida física, ou seja, a sua ação vai além de bens materiais. Ele provoca doenças sem cura, assassinatos, incêndios, enfim, destruição total. Destrói patrimônios e vidas. Sua ação é semelhante a que o próprio diabo fez na vida de JÓ. Destruiu todos seus bens materiais, sua família e depois colocou em JÓ uma doença incurável. É vencido pelo dízimo, mas também pelo entendimento que JESUS nos deu autoridade sobre os demônios (Lucas 10.19) e pela obediência à Palavra de Deus. Jesus disse que o ladrão (diabo) veio para destruir, mas Ele (JESUS) veio para dar vida e vida em abundância. ARMA: AUTORIDADE
2. O processo da vitória sobre o Destruidor
 Ainda assim (v 11): Aquilo que parece impossível. Ainda ASSIM. (Sl 27.3 / 46.2 e 3 / Is 1.18) – Ainda que algo pareça impossível. É aí que Deus começa e gosta de agir. Segue-se o processo da restituição:
1º passo (v 12): convertei ao Senhor de TODO o coração (choro, jejum, pranto: arrependimento). Sem mudar nossas práticas, tudo não passa de ilusão. Tudo não passa de convencimento de mudança. Sem um arrependimento que nos leva ao nosso próprio EGO e nos crucifica com CRISTO (Gl 2.20), não há regeneração. Importa NASCER DE NOVO (Jo 3.7).
2º passo (v 13): rasgar o coração e não as vestes. Implica em dizer sobre a regeneração. Deus nos chamou para novidade de vida. Novo coração. Nova pureza. Novo pensar. Não adianta rasgar roupas. Não adianta parecer que, é preciso ser. Não entre em Ondas Espirituais. Cada dia um inventa algo novo. Mas nunca rasgam os próprios corações. Aqui está falando em rasgar nossos corações e não dos outros. Se um coração novo, nada adianta. (Ez 11.19 e 36.26).
3º passo (v 14): voltar às ofertas – libação é adoração – coração que se derrama (Nm 4.7) – Eles haviam cortado a libação das ofertas (derramar vinho sobre as ofertas). Libação é ir além do que Deus pede. Em Isaías capítulo 1, há uma revelação tremenda sobre isso:
14 As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.
15 Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
16 Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
17 Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. (isso é LIBAÇÃO-ir além)
4º passo (v 15): tocar a trombeta -  anunciar – despertar – pregar – alertar (Jer 6.17). Aqueles que pensam que tocar a trombeta é missão da liderança ou dos irmãos em serviço na Ihreja de Jesus estão se enganando. Estão pensando em algo para se justificar. Tocar a trombeta. Alertar contra o pecado, contra a idolatria, contra a rebeldia, alerta, alerta, alerta. Pegue sua trombeta e toque hoje mesmo.
5º passo (v 16 e 17): provas de arrependimento – ide e produzir frutos de arrependimento (Mat 3.8). Sem frutos nada somos. Muitos estão na igreja vivendo socialmente, mas a Igreja (o reino) não está neles. Não adianta. Não se engane. Sem frutos de arrependimento, sempre haverá legalidade para gafanhotos destruidores agirem em sua vida. Limpe sua casa hoje mesmo.
3 ) A restituição
- Verso 18: o Senhor se compadeceu (teve compaixão – voltou-se para nós)
- A palavra aparece 83 vezes no A.T - 19 no N.T: sempre se refere a uma mudança de Deus em relação a atitudes do homem. Se o Senhor se compadecer, a aferição de seu arrependimento é Ele quem faz, então:
a. trigo (riqueza) e o mosto (alegria), e o azeite (unção), e deles sereis fartos, e JAMAIS serão desonrados. (v 19)
b. removerei para longe de vós o exército do norte (persas) , e lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta. O que invadia irá para terra seca! (v 20)
c. os pastos do deserto reverdecerão (voltarão a ser verdes:cura física), porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide (igreja) e a figueira (Israel) darão a sua força. (v 22)
d. regozijo e alegria – virá a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia. (as que vem fora de época – todos querem!!) (v 23)
e. E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de azeite. (contas correntes ficarão cheias) (v 24) – lagares: onde pisam as uvas/azeitonas para separar os líquidos. Para tirar o melhor. Nossa formação como homens e mulheres de Deus será cheia de alegria e unção!
f. você será restituído em TUDO – preste atenção: há um preço. Não é resultado de cantar um hino ou coisa do tipo. Há um protocolo a ser adotado! (V 25); Mas há um resultado excelente: RESTITUIR-VOS-EI OS ANOS CONSUMIDOS PELOS GAFANHOTOS!
g. Comerás e se fartarás abundantemente (v 26);
h. Jamais será envergonhado (v 27).
4) Promessa profética
II Crônicas 7.13, 14 e 15
Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo. E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então EU ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.  Na próxima lição, estaremos aprendendo mais ainda sobre vida financeira.


LIÇÃO NR 09 - VIDA FINANCEIRA IV - MEDIDAS REDOBRADAS - TEXTO BASE : Lucas 6.27 ao 38

1) O agir dos gafanhotos
Foi compreendido como se fossem em etapas ou tipos: vimos nas lições anteriores que o agir dos demônios nas nossas vidas financeiras pode ser dividido em quatro tipos, ou fases, ou momentos, enfim, existem quatro maneiras de derrotas financeiras. Vimos exemplos do que ocorre na igreja, como por exemplo, o fim da alegria, da riqueza, da unção e muitas outras coisas que podem vitimar, individualmente, aqueles que servem e os que não servem a Deus. Também aprendemos que a restituição em nossas vidas é uma ação profética do próprio Deus (Joel 2.24 a 28), mas ela se processa conforme nossas atitudes. Há uma reação de Deus às nossas ações. Essa reação é confirmada na Nova Aliança.
 2) Deus abençoa de quadruplicado a cem vezes – (verso 38):
- II Samuel 12.1 a 6 e Lucas 19.8 – Este é o princípio de Deus (a base)
- Mateus 19.29 e Marcos 4.20 e 10.30 – do espiritual para o material. O princípio motor, ou seja, a base de vida é sempre: sai do mundo espiritual (fonte espiritual – sobrenatural) e vem para nosso mundo, para a dimensão humana.
Jesus, por sua vez, ensina que as quatro medidas ou fases, em oposição aos gafanhotos (demônios) são:
a. Boa medida : significa no ponto, aquilo que você precisa.
b. Sacudida: além do que você precisa, começa haver “um agito” na suas bênçãos financeiras, acima da boa medida.
c. Recalcada: a benção financeira começa a ficar firmada, você já não tem dúvida da estabilidade que Deus está te dando. Firmeza na vida financeira. Também significa aquele momento quando se começa a concentrar a renda, o dinheiro para adquirir bens.
d. Transbordante: aqui, a benção é total e absoluta. Começa a derramar, a sobrar, você começa a dar aos outros e sabe que aquilo que sobra é porque foste fiel a Deus.
REGAÇO: (derramarão em nossos regaços) – era uma bolsa feita com a parte da frente da túnica. Ver Rute 3.15 e Prov 21.14. As medidas usadas por Jesus referem-se a uma prática dos mercadores orientais de cereais, que enchiam os sacos com as medidas corretas para os fregueses o mais que podiam até sair pela boca dos sacos (até transbordar).
3) Deus não abre mão do dízimo por ser aliança eterna (Mat 22.21 / Mc 12.17, Lc 20.25 e Hb Cap 7 e 8)
 a. Não deixe de dizimar por nada neste mundo. Quando você retém o dízimo, você toma o que pertence ao Senhor Deus. Mas ele não empresta para ninguém. A Ele o que é dEle.
 b. A infidelidade pode trazer desgraças para sua vida financeira. Ml 3.6 a 9
4) A obediência é o sinal da vitória
 a. Deus pergunta ao desobediente: quem sabe tu voltarás e se arrependerá e deixará sua oferta ?  Joel 2.14
 b. Paulo orienta a sempre ofertar e ensina que DAR a Deus é a saída para os problemas. Ele chama de benção o DAR (II Cor 9.5). Depois, ele diz claramente que a benção é proporcional ao DAR. Quem semeia em abundância colhe em abundância (II Cor 9.6).
5) Por que Deus dá importância aos dízimos?
a. Porque é prova de amor para com Ele. (I Cr 16.29 e Mal 3.10)
b. Porque o infiel é avarento e isso, segundo Paulo, é idolatria e Deus abomina a idolatria. (Is 32.7 / Lc 16.14 / I Cor 5.10 e 11 / Ef 5.5 e Col 3.5)
c. Porque sem recursos não se faz a sua obra. Basta observarmos para as igrejas (Deut 26.12 / I Rs 10.11 e 12 /
d. Porque se o povo não dizimar a obra para e não há prosperidade para as pessoas. (Joel 1.1 a 10)
e. Porque Ele ama quem dá com alegria. Assim, separe seu dízimo, logo que receber. Não pare para pensar se o salário vai dar para o sustento ou pagar as contas. Dizime primeiro, depois pense em seus gastos. (II Cor 9.7). Você já deu seu dízimo este mês? E no mês passado?

 LIÇÃO NR 10 - VIDA FINANCEIRA V - A SISTEMÁTICA DO DAR PARA UM CRENTE - TEXTO BASE: Lucas 6.38

A forma do crente ofertar é totalmente diferente da forma do não crente. O crente dá; o não crente acumula. Os pássaros não passam fome e os lírios do campo vestem lindas roupas. Se alguém tiver alguma necessidade, deve estar ocorrendo um vazamento em algum lugar. Vejamos alguns princípios do DAR à luz da Bíblia Sagrada.
1) O Princípio Cristão
Dai e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” Lc 6:38. Como crentes, esperamos em Deus todo o nosso suprimento, mesmo os que são ricos. Paulo nos exorta a não colocarmos nossa esperança na incerteza das riquezas (I Tim. 6: 7-10 e 17-19). Só os que confiam no Senhor, mesmo não tendo economias, não passarão falta. Mas existe uma condição para experimentar isso. Aquele que chega ao ponto de privação, não administrou seu dinheiro de acordo com o princípio de Deus. Se seguirmos a lei do gastar, naturalmente cairemos na pobreza. Deus pode nos suprir ricamente; nunca pense que Ele é pobre. Tudo no mundo é dEle. Mas precisamos preencher esta condição “dai e dar-se-vos-á!”.
 2) O receber é medido pelo dar
Tenho visto irmãos em crises financeiras e a dificuldade não está no ganhar pouco e sim no dar pouco. Aquele que pensa em si é pobre; o que dá é rico. Para evitarmos a pobreza precisamos dar! Quanto mais dermos, mais Deus vai nos dar (é bom lembrar que não se trata de barganha com Deus! Sou movido a dar, mesmo que não receba de volta o que dei).
Devemos dar porque sabemos que temos bastante na poupança? De modo nenhum! Deus nos tratará da mesma forma que tratamos nossos irmãos. Se dermos tudo a eles, eles nos darão tudo! Se ganhamos pouco, é porque ofertamos pouco! O ensino da Palavra é: “Dai e dar-se-vos-á !”
Dê e o Senhor dará a você; se não dermos aos outros, Deus não terá obrigação de nos dar. Muitos têm fé para pedir dinheiro a Deus, mas não tem fé para dar ofertas. Os novos crentes devem aprender essa lição logo. Aprendam isso: vocês devem dar da forma como gostariam de receber! Na verdade, Deus Se compromete a suprir apenas um tipo de pessoa: as que estão dispostas a dar.
Os termos em Lucas 6:38 são maravilhosos: boa medida. Quando Deus dá, ele nunca faz cálculos. Ele dá abundantemente! Seu cálice transborda: boa medida, recalcada, sacudida, transbordante! Não esqueça: “com a medida com que medirdes vos medirão a vós”. A forma do cristão administrar suas finanças não é segurando firmemente o dinheiro em suas mãos. Quanto mais seguramos, mais fatal ele se torna. Tal dinheiro será inútil; derreterá como gelo. Somente dando é que o dinheiro é aumentado. Segurar o dinheiro produz pobreza.
 3) Semeando para Deus
“E isto afirmo: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância também ceifará” (II Co. 9:6). Isso se relaciona com as finanças do cristão. Não se trata de jogar fora e sim de semear. Como podemos colher se não semeamos? Muitas orações por suprimento não são ouvidas porque somos duros e queremos colher onde não semeamos! Semeia para seus irmãos e irmãos em dificuldade! Paulo está falando de enviar dinheiro para os irmãos pobres em Jerusalém. Muitos comem tudo o que ganham. Semeia um pouco e no próximo ano você terá o dobro.
4) Entregando ao Senhor
A palavra de Deus é muito clara no Antigo Testamento: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro... e fazei prova de mim, diz o Senhor ” (Ml 3:10). O povo de Israel estava em grande pobreza nessa ocasião porque não deram ao Senhor. Se com 100 reais já é difícil, como será com 80? Esse é o raciocínio humano; mas “para os homens isso é impossível, mas com Deus tudo é possível ” (Mt 19:26). O motivo da pobreza é os 100 reais e não os 80. Se entregarmos a Deus, entramos na benção.
5) Espalhando para Deus
Um dá liberalmente e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo e se empobrece” (Pv 11:24) Muitos não espalham e por isso nada sobra. Mas os que espalham se tornam ricos diante de Deus.
6) Gastando para Deus
Quando Elias orou pedindo chuva, a nação estava sofrendo grande seca. Mas quando Elias ofereceu um sacrifício e pediu chuva, ele ordenou que derramassem água sobre o holocausto. A água era preciosa, mas Elias fez com que derramassem três vezes sobre o sacrifício, até a vala ao redor do altar ficar cheia de água. Não havia chovido ainda; não era um desperdício? Mas Deus enviou a chuva. Você quer a chuva do céu? Então derrame sua água primeiro.
Eis o problema de muitos: o apego ao que possuem. Depois querem que Deus os ouça. Sempre reservam um pouco para o caso de Deus não responder. Não, devemos gastar o que temos. Isso se aplica ao dinheiro. Os novos crentes (e os mais antigos) devem aprender a se livrar do poder de Mamom. Coloquemos tudo no altar.
7) O Suprimento de Deus
E o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as Suas riquezas em glória em Cristo Jesus” (Fl 4:19). Os de Corinto eram limitados no dar, mas os filipenses eram generosos. Uma e outra vez eles supriram o Apóstolo Paulo; agora Paulo diz que Deus vai supri-los ricamente. Muitos tentam aplicar este versículo mas esquecem que Deus supre os doadores e não os que apenas pedem! Quando sua panela estiver quase vazia e a botija faltando azeite, lembre-se de fazer um bolo para Elias, o profeta de Deus. Aí o seu pouco durará três anos e seis meses. Quem já ouviu falar de tal coisa? Isso não dá para uma refeição, mas se for dado a Deus primeiro, sua vida poderá ser sustentada por esse pouco.
8) A Prática Cristã é Dar - Doar
 O Antigo e o Novo Testamento enfatizam a mesma coisa. Existe pobreza em nosso meio? A razão pode ser o apego ao que temos. Quanto mais nos amamos, mais fome teremos. Se a questão do dinheiro não for resolvida, nada será resolvido. Qualquer que considera o dinheiro como algo grande, está próximo da pobreza. Posso não ter condições de testemunhar de outras coisas, mas dessa eu posso: quanto mais seguramos o dinheiro, mais pobres nos tornamos. Vamos soltar o dinheiro, permitindo que ele realize milagres para Deus.
Não se trata de esbanjamento. Isso será visto e aprendido na próxima lição. Não podemos esbanjar. É abrir a mão para ofertar, para dizimar. Uma coisa importante: não deixe de dar na sua igreja para ajudar outras igrejas. Se sentir de ajudar alguém ou algum ministério, podes fazer, mas sem deixar a sua casa, a sua igreja. Tem gente que diz que sentiu de Deus apoiar tal ministério e tira daquilo que deveria ofertar/dizimar em seu ministério. O gado nas montanhas e as ovelhas nos campos pertencem a Deus. Quem é tolo em pensar que pode ser dono disso? Que o dinheiro da igreja seja vivo. Coloquemo-nos na Palavra de Deus, senão ele não terá como realizar Sua Palavra em nós. Vamos nos dar primeiro ao Senhor e depois soltar nosso dinheiro para que Ele possa nos dar.
9) Sete formas de Dar
a. Descuidada: Damos para toda causa, sem discriminação
b. Impulsiva: Damos sem meditação
c. Preguiçosa: Fazemos bazares, etc
d. Egocêntrica: Tocando trombeta
e. Sistemática: Dando como hábito
f. Imparcial: Dando a quem precisa e a quem Deus indicar
g. Sacrificial: Dando do necessário
Esta lição Nr 10, em especial, é de autoria do irmão Watchman Nee, sendo adaptada pelo Pr Aureo Ribeiro.

LIÇÃO NR 11 - VIDA FINANCEIRA VI - COMO O DINHEIRO VEM A MÃO DO CRISTÃO -TEXTO BASE: Efésios 5. 15,16 e 17

1) Introdução
Se um ímpio ganha dinheiro, qual o motivo de um cristão não ganhar dinheiro também? O motivo é o que Salomão explica em Eclesiastes 1. versos de 1 a 9 que não há diferença marcantes nas coisas da vida. Tudo corre na mesma direção. O sol nasce para todos. Entretanto, há uma diferença para quem usa a sabedoria na execução das coisas na vida.
Se eu posso realizar alguma coisa na minha vida recebendo mais e me desgastando menos, porque não aprender isso. Vejamos Eclesiastes 10.10: há um segredo. Ser sábio nem sempre é ser estudioso, mas é o que sabe fazer melhor. Assim, na vida profissional lembre-se: sempre tem um modo de resolver melhor as coisas. Seja a guerra, a política, os problemas familiares, os problemas de relacionamento, etc, etc, Para que um crente em Jesus ganhe dinheiro nesta vida, claro, não estamos afirmando tornar-se milionários, mas ter uma vida cada vez melhor, existem algumas características que precisam ser preenchidas.
2) Práticas corretas para trazer dinheiro às nossas vidas
      a. O cristão deve ser dizimista: essa é a base. Sem essa não virão as demais. Muitos ímpios prosperam, mas isso é bíblico (Ec 9.2) mas o ímpio tem seu final já marcado por Deus. (II Sam 23.6). Outro texto fala bem sobre o fim dos ímpios: Sl 1.4. Como até agora só falamos em dízimo não iremos comentar mais sobre isso.
b. Paciência: paciência é uma das mais importantes características quando o assunto é economizar dinheiro. Isso significa esperar até que a primeira onda publicitária de um produto passar, ficar com o mesmo carro mais alguns anos antes de trocar e esperar até que algo que você queira se encaixe no seu orçamento ao invés de comprar a crédito. Paciência é geralmente a diferença entre criar economias e estar endividado. Ter paciência para esperar até encontrar um bom negócio é o alicerce das finanças saudáveis. (Ec 7.8, Rom 8.25)
c. Satisfação pela salvação – completos em Cristo: quando você está satisfeito, não há motivos para gastar em coisas desnecessárias. O único propósito dos comerciais é fazerem você acreditar que comprar aquele produto o fará mais feliz, mais rico, mais bonito ou melhorar o que quer que não esteja te deixando satisfeito. As pessoas gastam porque querem obter o entusiasmo mostrado na propaganda. Quando você está satisfeito com o que tem e com a sua vida (sem tentar viver como o pessoal da TV), suas finanças estarão muito mais seguras. (Rom 15.13, II Cor 7.4)
d. Organização: ser organizado pode torná-lo mais produtivo e assegurar que todos os problemas pertinentes às finanças pessoas estão sob controle. Isso significa não pagar taxas por atraso, não comprar dois de cada coisa, saber dos prazos de vencimento que podem afetar suas finanças e fazer mais em menos tempo. Tudo isso pode beneficiar muito suas finanças. (Prov 6.6 a 8, Col 2.19) O organizado é que tem chance de crescer. O que é organização? Um especialista japonês em qualidade total diz que organização começa com uma boa faxina.
e. Disciplina: você precisa de disciplina para continuar a poupar dinheiro todo mês para objetivos específicos ou de longo prazo. Finança pessoal não é uma ferramenta para torná-lo rico rapidamente, mas uma execução disciplinada dos planos da sua vida. II Cr 26.13, Prov 5.22 e 23 e Heb 12.8,. Nós erramos diariamente neste quesito. Com nossa vida financeira, aquilo que fica definido como meta, como alvo deve ser seguido. Sem disciplina, o apenas dizimar não vai ajudar.
f. Habilidades: ter habilidade significa conhecer aquilo que faz ou naquilo que trabalha. Habilidade vem do latim (habilitate), sendo o grau de competência de frente a um determinado objetivo. Poder-se-ia assim, por exemplo, falar de "habilidade mecânica" (a capacidade de colocar uma máquina em funcionamento), "habilidade verbal" (a capacidade de fazer uma apresentação discursiva), "habilidade matemática" etc. Sem habilidade no exercício profissional a tendência é o fracasso. Êxodo 36. 1 a 3 mostra claramente essa questão. O mais interessante é no capítulo anterior, quando se observa o verso 31, que Deus havia dado a habilidade a pessoa em questão: Bezalel. II Cr 2.7 e 14 mostra a relevância que é ter essa característica. Provérbios 1.5 revela que há necessidade de sermos completados na habilidade. Isso é na vida profissional, na igreja, nos dons, no trato pessoal, no relacionamento, etc etc. Há alguns anos atrás, o SEBRAE tinha feito uma pesquisa de mercado sobre pessoas que deixavam seus empregos e abriam negócios próprios. De cada 10, 8 fechavam em até 1 ano. Uma ficava depois de 2 anos. O problema que descobriram era que o profissional por ser, exemplo, sapateiro em uma fábrica podia ser um dono de empresa de fabricação de sapatos. Acontece que ele sabia fazer sapatos no sentido de fabricar uma peça de sapato. Ter uma fábrica de sapato não exige apenas a habilidade de ser sapateiro, mas outras como a de gerenciar, organizar, mandar, pagar corretamente, saber utilizar o insumo (matéria-prima) correta, etc etc etc.
3) Conclusões
Há um espaço muito grande nessa área financeira. Há muito que aprendermos. Deus nos quer cada vez melhores financeiramente. Deus nos capacita para as melhores obras. Vimos que algumas características dependem de nosso esforço pessoal, algumas de dons, outras de estudo, enfim, cada uma delas tem seu ônus. Na próxima lição, veremos as demais características das pessoas que ganham dinheiro e como o crente deve agir para, também, ganhar mais e mais.

 LIÇÃO NR 12 - VIDA FINANCEIRA VII - COMO O DINHEIRO VEM ÀS MÃOS DO CRISTÃO II - TEXTOS BASES: Deut 28.1 ao 4  

1) Práticas corretas para trazer dinheiro às nossas vidas - continuação


a. Realização de autocríticas: É importante estar apto a olhar para suas decisões financeiras e refletir sobre seus resultados. Você irá cometer erros financeiros. Todo mundo comete. O segredo é aprender com esses erros para não cometer novamente ou reconhecer quando continuar a cometê-los. (Lv 26.23 – Prov 1.22 – Prov 2.11)
b. Criatividade (Gen 30.28 ao 42): A economia e os nossos ganhos nem sempre coincidem com nossas expectativas. Acontecimentos inesperados estragam nossos planos financeiros. Quando isso acontece, mudanças são necessárias para lidar com as novas circunstâncias. Criatividade é essencial para se realizar isso. A criatividade permite a você fazer algo durar mais ao invés de realizar uma comprar quando não tem o dinheiro. Isso significa se virar com o dinheiro que tem ao invés de simplesmente recorrer ao cartão de crédito. Significa encontrar uma alternativa mais em conta quando o dinheiro está curto. Hoje em dia, criatividade conta muito para manter as finanças em ordem.
 c. Curiosidade e inteligência (II Cr 26.15 e Dan 1.3 e 4): Ser curioso lhe ajuda a aprender, estudar e melhorar. A curiosidade de querer saber mais, de tirar um tempo pra estudar e aí colocar na prática o que aprendeu é um processo importante que é guiado pela curiosidade. A inteligência não como inteligência apenas cognitiva (ter conhecimentos), mas a inteligência emocional, qual seja, resolver problemas. Problema aparece para ser solucionado.
d. Assumir de Riscos (Deut 20.8 e Isaias 13.17): para construir riqueza, é preciso querer assumir riscos. Isso não significa riscos não calculados. Significa pesar todas as opções e assumir riscos calculados quando for apropriado. O mercado de ações, como exemplo, possui risco envolvido, mas ao longo prazo, a história nos mostra que proporciona grandes retornos ao dinheiro investido com inteligência. Aqueles que temem todo tipo de risco acabam colocando dinheiro em poupanças que podem até perder parte do dinheiro para a inflação no longo prazo.
e. Ter metas (Jó 17.11 Prov 19.21): a importância de definir e buscar metas é óbvia. Se você não sabe para onde ir, fica difícil chegar lá. Ter metas financeiras e estar motivado a atingir as metas que você estabeleceu ajuda muito suas finanças. Aqueles que não ligam para metas não possuem um mapa que os leve aos destinos financeiros que eles querem.
f. Trabalho duro, sábio e persistente (Jz 18.9   Prov 6.6  Prov 10.26    Prov 20.4  Prov 21.25): criar riqueza e estar sem dividas raramente se consegue sem muito trabalho duro. Muita gente tem a esperança que a loteria resolva todos os seus problemas financeiros. O verdadeiro caminho para a liberdade financeira, no entanto, é trabalhar duro para ganhar dinheiro enquanto se aperfeiçoa para continuar a ter mais valor e aumentar seu salário. Você pode não ter todas essas características. Mas conhecê-las pode ajudá-lo a fazer mudanças para nutrir as que possui e obter as que lhe faltam.

2) Conclusões
Há um espaço muito grande nessa área financeira. Há muito que aprendermos. Deus nos quer cada vez melhores financeiramente. Deus nos capacita para as melhores obras. Vimos que algumas características dependem de nosso esforço pessoal, algumas de dons, outras de estudo, enfim, cada uma delas tem seu ônus.

FIQUE LIGADO, MAIS A FRENTE VAMOS PUBLICAR AS LIÇÕES QUE SE SEGUEM!




Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas deve-se citar a fonte.
Conheça nossa página no Facebook

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Amado irmão, se desejar, deixe seu e-mail que envio todas as lições. São duas séries com 20 lições cada. Em Cristo Jesus.

      Excluir

Comments system