segunda-feira, 16 de março de 2015

O perigo da soberba

   “Ouvi e atentai: Não vos ensoberbeçais; porque o Senhor falou. Daí glória ao Senhor, vosso Deus, antes que Ele faça vir as trevas, e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, Ele a mude em sombra de morte e a reduza à escuridão” (Jeremias 13:15,16)
A ADVERTÊNCIA DE DEUS CONTRA A SOBERBA: “Ouvi e atentai: Não vos...”
     
  Caro leitor, por que Deus chega em Sua misericórdia, a fim de chamar a atenção daquele povo? A razão principal é porque a soberba é a exclusão de Deus no viver, a autoexaltação. E isso é algo aterrorizante, porque é o verme querendo se exaltar, querendo ocupar o lugar de Deus, querendo ser independente e viver na vaidade de seus pecados e ainda se sentir feliz.
        Então, o que Ele faz é falar diretamente ao coração dos pecadores: “Ouvi e atentai os ouvidos...”. O que acontece é que no orgulho os homens não podem ouvir, eles ficam surdos para Deus e com seus ouvidos apurados para ouvir satanás. Quando os homens sobem à montanha da vaidade é sinal de que seus corações estão agora insuflados por satanás; mais leves que a vaidade eles não percebem que estão flutuando as alturas e que de lá contemplam os prazeres que a esbelta Babilônia lhes oferece. O que vemos no texto é Deus em Sua infinita bondade e longanimidade mantendo Sua ira distante e chegando assim aos portões fechados do coração, batendo na porta da alma para alertar os pecadores. Ele está declarando: “Não estou em guerra agora, sou o Príncipe da Paz!”.
        Oh! Com que tristeza vemos como os corações em nossos dias estão fascinados com a vaidade desse mundo! Como o programa apóstata dos últimos dias lhes tem deixado dormindo um doce e letal sono da morte nos braços do diabo! Com estão se sentindo bem com a suave paz injetada em suas almas! Como correm para todos os lugares à procura de novas descobertas! Como desejam sentir bem aqui e conquistar novas conquistas mundanas!
        Mas eis que o evangelho chega para chamar os homens à humilhação, para afirmar que é extremamente perigoso não se humilhar perante Deus; que eles estão no lugar que não foi Deus quem os colocou; que foram elevados às alturas pelo poder do pecado e que foi o pai da mentira que os puxou para cima e arrumou uma confortável “cama” para que pudessem se sentir bem. Deus está falando aos seus corações, a fim de que eles saibam que o lugar onde estão é tão perigoso que a queda de lá poderá ser fatal para eles, pois estão querendo um lugar que pertence tão somente àquele que é sublime, eterno e majestoso – o Senhor Deus.
        Mais do que isso, nosso Senhor fala aos homens em Sua compaixão quando os homens estão no lugar certo – no pó. Fora desse lugar é certo que serão atirados ao desprezo e serão alvejados pelas setas da ira de Deus. Deus não desce para falar com os orgulhosos, mas sim com quebrantados; Deus não tolera aqueles que se exaltam, porque somente Ele é exaltado. Quando os homens estão fora do seu lugar é porque estão desafiando a Deus. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo! Os homens caem como pássaros que são alvejados, porque estão lá em cima. Lembre-se meu amigo que o Senhor, o próprio Filho de Deus se humilhou, se tornou homem para buscar homens, veio ao pó para falar conosco na nossa humilhação.
        Então, quão perigoso é ocupar esse posto nas alturas sem perceber que a miséria espera lá em baixo! Quão letal é às almas, quando estão surdas, não podendo escutar a mensagem de juízo! Quão cegas estão e assim não veem os perigos que estão debaixo de seus pés! Portanto, meu amigo, desça do onde jamais deveria estar, a fim de colocar-se na posição humilhante, caindo aos pés do Salvador e Senhor que veio ao mundo para buscar e salvar perdidos!
Pr David Sena
  
Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.
Conheça nossa página no Facebook e curta RESTAURAÇÃO DA PALAVRA!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system