sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O significado de Peniel



E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. (Gn 32:25 e 30)"

Alguns podem perguntar: "Qual é o significado de Peniel? Como pode o Peniel de Jacó ser aplicado a nós?" Podemos responder assim: Você pode ter uma disposição obstinada, que tem dominado a sua vida. Essa disposição tem-se tornado o princípio de sua vida e o terreno para o alojamento de sua vida natural. Em momentos normais, você não percebe isso. Mas Deus arranja muitas oportunidades nas quais essa força natural é exposta uma, duas, dez vezes, ou mesmo cem vezes. Contudo, você ainda está despercebido dela.

Um dia, ao cruzar Jaboque, você terá esgotado sua habilidade e o verdadeiro apoio de sua vida natural será exposto. Nessa hora, a mão de Deus tocará em você e lhe mostrará onde sua força natural reside. Você perceberá sua mais feia, maligna e vergonhosa disposição. Aquilo que você se orgulhava, aquilo em que se gloriava e de onde tirava satisfação, e o que considerava excelente e superior está agora sob o iluminar da luz de Deus e descobre-se que nada mais é do que a vida carnal, a qual é vergonhosa, corrupta e desprezível. A luz matou você. Este é o significado de Peniel.
Deus mostra-lhe que as coisas das quais se orgulhava, considerava admiráveis, e que o distinguia dos outros são a própria expressão da vida carnal. Quando Deus toca a sua vida deste modo, você fica fraco. Este é o significado de Peniel.
A sua força natural precisa ser tratada pelo Senhor. Mas antes de ver a luz, você considera esta força algo precioso e digno de ostentação. Irmãos e irmãs, vocês devem ter cuidado com sua ostentação. A força da vida natural está escondida na ostentação de muitos cristãos. é difícil encontrar um cristão que não tenha sua vida natural oculta atrás do seu orgulho. Portanto, você deve ser particularmente cuidadoso com o seu orgulho.
As coisas das quais você se orgulha são frequentemente as coisas com as quais Deus tratará. Talvez justamente essas coisas sejam a articulação da sua coxa. Deus brilhará sobre você e tocará a articulação da sua coxa. Quando Ele tocar neste ponto, você ficará muito envergonhado e dirá: "Todos os que conhecem um pouco sobre experiência de Peniel, podem testificar que, quando Deus toca a articulação da coxa, eles ficam não somente fracos, mas envergonhados. Eles exclamam: "Como pude ser tão tolo? Eu achava que isto e aquilo era bom. Na verdade, eram coisas vergonhosas!" Eles sentem que são as pessoas mais horríveis diante do Senhor.
Irmãos e irmãs, uma vez que Deus toque em você, você verá que tudo o que fez antes foi horrível. Você ficará admirado de como pôde ter considerado aquilo como sua glória e suas virtudes, e como pôde ter considerado, os outros inferiores a você! Quando isto acontece, Deus tocou em você. O nome Peniel significa "a face de Deus" na língua original. A face de Deus é a luz de Deus. No passado, Deus tocou a articulação da coxa de Jacó com Sua mão.
Hoje Ele está tocando na nossa vida natural com Sua luz. Uma vez que formos iluminados pela luz de Deus, nós perceberemos que as coisas que considerávamos boas, gloriosas e excelentes são coisas vergonhosas e tolas. Essa luz nos dará um golpe mortal e tirará toda nossa força. Irmãos e irmãs, um dia teremos de passar por Peniel. Deus precisa tocar na nossa vida natural para que possamos tornar-nos pessoas úteis em Suas mãos.
Chegará o dia em que passaremos por tal experiência. Certamente, podemos encomendar-nos ao fiel Criador e orar para que Ele trabalhe coisas em nosso ambiente e nos conduza à percepção de que nosso orgulho é apenas nossa vergonha e tolice. Que o Senhor seja misericordioso para conosco e nos dê luz, para que Sua obra seja realizada em nós através do iluminar de Peniel – a face de Deus.

Fonte: "O Deus de Abraão, Isaque e Jacó" de Watchamn Nee
Disponível em < http://www.reino.net.br/artigos/peniel.html>


 
Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.

Conheça nossa página no Facebook e curta RESTAURAÇÃO DA PALAVRA!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system