quarta-feira, 8 de junho de 2016

Vivos por fora, mortos por dentro - parte 2



“...Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”. Apocalipse 3:1-6.
         CONHECENDO O SENHOR DA IGREJA: “...Aquele que tem os sete Espíritos de Deus...”
         Caro leitor, vamos prosseguir conhecendo o Senhor da Igreja, como Ele se manifesta à igreja de Sardes. Ele como “...Aquele que tem os sete Espíritos de Deus...” está mostrando que Ele é perfeito em Sua obra de discernir Seu povo e cuidar daqueles que Ele mesmo comprou na cruz. Ele mesmo é quem aperfeiçoa a igreja; que cada crente é Sua ovelha e possui a vida Dele mesmo (João 10:28).

         Também, o Senhor aparece como “...Aquele que tem as sete estrelas...”. O que Ele quer nos ensinar com isso? Claramente vemos que Cristo tem a igreja completa; nosso Senhor em Seu trabalho na cruz pode ver o fruto de Seu labor – a Sua igreja (Isaías 53:11). As sete estrelas simbolizam um povo celestial, assim como foi feita a promessa a Abraão, para que ele fitasse as estrelas do céu e tentasse contá-las, porque sua posteridade seria assim. Então, logo de início vemos que nosso Senhor realmente conhece Sua igreja e que mesmo o nevoeiro da apostasia não pode fazer com que o Senhor perca o Seu povo de vista nem interromper Seus santos e amorosos cuidados. A presença de pessoas não salvas dentro da igreja certamente trará Seu juízo, a fim de purificar Seu povo, como Ele sempre fez.
         Sei que fui bem breve nessa introdução, mas acredito que há luz suficiente para a melhor compreensão daquilo que o Espírito Santo quer nos ensinar. O fato é que a Igreja de Sardes lança luz sobre aquilo que está acontecendo no meio da igreja em nossos dias. O afastamento da verdade veio como um tsunami e encheu a igreja de Deus de elementos que jamais conheceram a vida que há no Filho, porque jamais foram chamados da morte para a vida (João 5:24). Então, devemos tomar o texto e trazê-lo à nossa situação atual. Sabemos que a Palavra de Deus é sempre atual; ela é a luz celeste que jamais se apaga, mesmo sob esse intenso ataque da mentira contra a verdade. Cada vez mais vemos um completo desprezo à Palavra de Deus; vemos como ímpios querem curtir o mundo e seus prazeres, buscando promessas na Bíblia para suas malícias e mundanismo. Hoje a autoridade é a voz do homem e não o “Assim diz o Senhor!”. A opinião particular de cada um ousa afrontar e desdenhar da autoridade de um Deus que reina no céu e na terra.
         Diante desses fatos tomemos as palavras de nosso Senhor, porque da mesma maneira que Ele se dirige à igreja de Sardes, Ele também chega agora a esse sistema “evangélico” moderno, que afirma que é crente, que tem Jesus no coração e que ama a Deus, quando realmente suas vidas provam que por dentro estão mortos, que têm a vida em Adão apenas, mas não a vida que há no Filho de Deus. Escrevo essas coisas porque eu mesmo tenho experimentado no meu ministério a tremenda oposição à verdade em nossos dias. Sei que se escancarar “as portas” eis que milhares vão entrar e aos poucos vão expulsar aquilo que é santo, a fim de entrar o que é profano; vão tirar toda piedade, a fim de entrar a impiedade; vão tirar o culto a Deus, a fim de instituir o culto aos demônios, bem disfarçado de “evangélico”.
         Quanto a mim, não tenho esperança na melhora deste mundo, assim como não há esperança na melhora de uma batata podre. Nossa esperança está no Deus que é rico em misericórdia, porque sei que Ele pode ouvir nossas súplicas e ainda voltar Sua face graciosa para um mundo vil e condenado. Eis aí minha esperança! Não somente vou pregar essas maravilhas vindas de Sua graça, como também vou escrever e orar. Precisamos de mais homens e mulheres que se empenhem em oração; precisamos de um povo que enxergue a real situação e que de todo coração volte para Deus e suplique que Ele venha em compaixão por uma sociedade totalmente tomada pelos enganos e maldades do pecado e das perversas mentiras de satanás.

“...Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”. Apocalipse 3:1-6.
EXAMINANDO OS QUE ESTÃO NA IGREJA.
         Caro leitor, creio que a explicação inicial, apresentando o Senhor da Igreja foi suficiente para chegarmos ao entendimento daquilo que Ele quer dizer: “...que tens nome de que vives, e estás morto”. É de suma importância que conheçamos o Senhor Jesus conforme o ensino da Palavra, a fim de que não confundamos com o Jesus apresentado pelo programa ecumênico da nova era. Quando satanás se associa com os evangélicos, imediatamente ele traja-se de um Cristo, de um Jesus, e brilha como um anjo de luz. Por outro lado, a falsificação evangélica de nossos dias precisa saber que não há quem possa manipular o Senhor; que o Senhor da Igreja é o próprio Deus: “...a igreja de Deus, a qual  Ele comprou com o Seu próprio sangue” (Atos 20:28).
         Cheguemos de coração ao texto inspirado para vermos como Cristo examina os que estão na igreja. Primeiramente Ele, em rápidas palavras faz uma declaração espantosa com respeito a fé daquelas pessoas: “...conheço as tuas obras...”. Imediatamente o Senhor da glória mostra aquilo que somente Ele como Deus pode ver. Veja bem, caro leitor, como nosso Senhor está vindicando o fato que Ele tem Suas “sete estrelas” – a igreja completa em Sua mão; que Ele conhece tanto coletiva como individualmente Seu povo. Essas palavras espantosas deveriam causar verdadeiro assombro na igreja moderna. Mas o fato é que homens e mulheres com seus olhos fechados e ouvidos lacrados pela vil incredulidade nem sequer consideram essas coisas. Esse é o mesmo Senhor que apareceu para homens como Daniel e Ezequiel, deixando esses dois homens realmente caídos e sem qualquer força para estarem fisicamente em pé.
         Hoje vemos com espanto as multidões gritando “glórias e aleluias”, afirmam que estão louvando e coroando Jesus, e nem conhecem um poucochinho a respeito desse a quem Tiago afirma ser “o Senhor da glória” (Tiago 2:1). Pastores e lideres de igrejas são falhos, mesmo aqueles que são realmente espirituais. Eles muitas vezes não percebem a gritaria de vozes estranhas dentro da igreja e que os louvores partem de corações não santificados pela graça. Mas o Senhor que amou Seu povo; que comprou a igreja com Seu sangue e que edifica Sua igreja (Mateus 16), com Ele não há erro nem julgamento precipitado. Ele olha para os estranhos dentro da igreja; Ele olha para aqueles que por fora estão com muita “febre espiritual” e que parecem realmente carregados de ardor, e declara: “...conheço as tuas obras...”.
         Caro leitor, creio que essa assertiva é de particular importância para nossos dias tão carregados dessa densa nuvem apóstata. Como nosso Senhor define a fé? Pelas obras! Pronto! O evangelho moderno define a fé pelos gestos, pela euforia da carne, pela confissão verbal. Mas nosso Senhor não se separa da Sua Palavra, como diz Tiago, que a fé sem obras é morta (Tiago 2:17). Por essa razão, quando chega perante os falsos crentes de Sardes Ele categoricamente afirma: “...conheço as tuas obras...”. Caro leitor, são as obras que provam nossa fé. Noutras palavras a Bíblia requer uma fé que tem mãos, pés, cabeças, mentes, emoções, etc. tudo em perfeito funcionamento para Deus. Deus é Deus de vivos, por isso na conversão todo ser do homem é direcionado a Deus. O convertido não é um bolo meio assado; não é um cadáver bem vestido, ou um robô. A salvação impulsiona o homem inteiro a Cristo.
         Por essa razão quero agora mostrar aos amigos o quanto pode ser fatal para aqueles que professam uma fé sem a vida que há em Cristo. A igreja de Deus está cheia de elementos assim, os quais nada conheceram de convicção de pecado e sincera confissão de fé. Muitos são aqueles que querem segurar sua salvação a todo custo, porque fizeram “uma decisão para Cristo”, mas suas vidas não têm quaisquer sinais de mudança, de vida, pois permanecem duros, altivos, soberbos, resistentes a Deus e no íntimo são abalados pela verdade do evangelho. A mensagem do evangelho vem ordenando: “Arrependei-vos e convertei-vos”

Pastor David Sena

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.
Conheça nossa página no Facebook e curta RESTAURAÇÃO DA PALAVRA
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system