sábado, 4 de junho de 2016

Vivos por fora, mortos por dentro = parte 1



“...Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”. Apocalipse 3:1-6.

        Amado leitor, quando parece que estamos cercados de tanta confusão espiritual em nossos dias, voltamos para a Palavra de Deus e ela nos mostra o que realmente está acontecendo. As forças do mal se ajuntaram contra a verdade e lutam para encher o mundo de mortos que parecem vivos. Milhares estão vivendo como se fossem crentes, mas que jamais conheceram o novo nascimento, por isso a igreja evangélica moderna mais parece com essa igreja de Sardes. Antes de entrar nas considerações do texto, quero dar aos meus leitores o pano de fundo da passagem, para que estejamos cheios da luz do contexto. Nesta passagem estamos vendo as cartas mandadas pelo Senhor para sete igrejas. Essas cartas a meu ver parecem descrever:

         1.      As condições da igreja de Deus desde seu inicio no pentecoste, até quando ela for levada para o céu no arrebatamento. É a igreja completa, como ela vive e viverá aqui na terra até que seja tirada totalmente deste mundo.
         2.      Cada uma pode descrever situações ou circunstâncias diferentes, em locais diferentes. Por exemplo, se começar uma perseguição aqui no Brasil, a igreja é representada como Esmirna. O sistema apóstata de hoje mostra a igreja de Laodicéia; os fiéis revelam a igreja de Filadélfia. Sempre foi assim. A igreja de Sardes parece ser uma severa advertência à igreja quando ela está permitindo elementos não salvos participarem de seus cultos. Parece ser o princípio para que ela se torne uma Laodicéia; é exatamente isso o que ocorre quando uma heresia perniciosa começa a entrar. Normalmente os ímpios expulsam os justos. Quando chega à situação de uma Laodicéia, é porque não tem ali nenhum crente, mas em Sardes tinha. Tomemos essa carta para que saibamos o que pode acontecer caso haja perigo de pessoas não salvas dentro da igreja de Deus.
         Caro leitor, eu sei o quanto a Palavra de Deus é poderosa para abrir os olhos das multidões religiosamente enganadas em nossos dias. Por essa razão quero tratar desse assunto, na esperança que o Senhor tome esses escritos, a fim de servir aos que estão buscando a verdade conforme está escrito. Sei que o Senhor tem Seus santos e eles amam de coração a verdade; os crentes sentem a doçura desse “favo de mel”. Sei também que são muitos pecadores que estão sendo atraídos para a salvação bíblica, por isso a Palavra de Deus chega para atraí-los para Cristo.
            Quero ser mais um instrumento do Senhor para levar ao mundo o verdadeiro e puro evangelho – o evangelho da glória de Cristo. Também, sei que é dever dos pregadores levar o despertamento para milhares que estão sendo seduzidos pelo espírito de engano que tomou conta de milhares, afastando-os da verdade; muitos estão quase que caindo no fogo, por isso é preciso que corramos para socorrê-los e trazer assim um grande avivamento em nossos dias.
         Caro leitor, se você é um leitor assíduo do meu blog, logo vai perceber o quanto luto por um avivamento aqui em meu país. Estamos cercados, sitiados pelo espírito de engano que veio para entorpecer a mente e os sentimentos de milhares, e até mesmo de genuínos crentes. O que posso fazer para ajudá-los? Dou louvores ao Senhor por Sua Palavra, pois ela é suficiente para que alcancemos esse tão desejável objetivo. Se você leitor, é um crente sincero, venho pedir suas orações e intercessões em favor do meu país – Brasil. Carecemos de um avivamento; precisamos do Senhor, que Ele desça do Seu lugar, e venha derramar efusivamente Sua compaixão em favor desse povo aqui, tão solapado pelo espírito de mentiras.
         Por essa razão quero tomar essa passagem de Apocalipse, a fim de mostrar aos meus leitores o perigo de estar morto, quando pensava que estava vivo. Ora, se o Senhor veio para nos mostrar esses perigos é porque em Sua compaixão Ele está falando conosco e nos advertindo.

CONHECENDO O SENHOR DA IGREJA: “...Aquele que tem os sete Espíritos de Deus...”
         Caro leitor, vamos prosseguir conhecendo o Senhor da Igreja, como Ele se manifesta à igreja de Sardes. Ele como “...Aquele que tem os sete Espíritos de Deus...” está mostrando que Ele é perfeito em Sua obra de discernir Seu povo e cuidar daqueles que Ele mesmo comprou na cruz. Ele mesmo é quem aperfeiçoa a igreja; que cada crente é Sua ovelha e possui a vida Dele mesmo (João 10:28).
         Também, o Senhor aparece como “...Aquele que tem as sete estrelas...”. O que Ele quer nos ensinar com isso? Claramente vemos que Cristo tem a igreja completa; nosso Senhor em Seu trabalho na cruz pode ver o fruto de Seu labor – a Sua igreja (Isaías 53:11). As sete estrelas simbolizam um povo celestial, assim como foi feita a promessa a Abraão, para que ele fitasse as estrelas do céu e tentasse contá-las, porque sua posteridade seria assim. Então, logo de início vemos que nosso Senhor realmente conhece Sua igreja e que mesmo o nevoeiro da apostasia não pode fazer com que o Senhor perca o Seu povo de vista nem interromper Seus santos e amorosos cuidados. A presença de pessoas não salvas dentro da igreja certamente trará Seu juízo, a fim de purificar Seu povo, como Ele sempre fez.
         Sei que fui bem breve nessa introdução, mas acredito que há luz suficiente para a melhor compreensão daquilo que o Espírito Santo quer nos ensinar. O fato é que a Igreja de Sardes lança luz sobre aquilo que está acontecendo no meio da igreja em nossos dias. O afastamento da verdade veio como um tsunami e encheu a igreja de Deus de elementos que jamais conheceram a vida que há no Filho, porque jamais foram chamados da morte para a vida (João 5:24). Então, devemos tomar o texto e trazê-lo à nossa situação atual. Sabemos que a Palavra de Deus é sempre atual; ela é a luz celeste que jamais se apaga, mesmo sob esse intenso ataque da mentira contra a verdade. Cada vez mais vemos um completo desprezo à Palavra de Deus; vemos como ímpios querem curtir o mundo e seus prazeres, buscando promessas na Bíblia para suas malícias e mundanismo. Hoje a autoridade é a voz do homem e não o “Assim diz o Senhor!”. A opinião particular de cada um ousa afrontar e desdenhar da autoridade de um Deus que reina no céu e na terra.
         Diante desses fatos tomemos as palavras de nosso Senhor, porque da mesma maneira que Ele se dirige à igreja de Sardes, Ele também chega agora a esse sistema “evangélico” moderno, que afirma que é crente, que tem Jesus no coração e que ama a Deus, quando realmente suas vidas provam que por dentro estão mortos, que têm a vida em Adão apenas, mas não a vida que há no Filho de Deus. Escrevo essas coisas porque eu mesmo tenho experimentado no meu ministério a tremenda oposição à verdade em nossos dias. Sei que se escancarar “as portas” eis que milhares vão entrar e aos poucos vão expulsar aquilo que é santo, a fim de entrar o que é profano; vão tirar toda piedade, a fim de entrar a impiedade; vão tirar o culto a Deus, a fim de instituir o culto aos demônios, bem disfarçado de “evangélico”.
         Quanto a mim, não tenho esperança na melhora deste mundo, assim como não há esperança na melhora de uma batata podre. Nossa esperança está no Deus que é rico em misericórdia, porque sei que Ele pode ouvir nossas súplicas e ainda voltar Sua face graciosa para um mundo vil e condenado. Eis aí minha esperança! Não somente vou pregar essas maravilhas vindas de Sua graça, como também vou escrever e orar. Precisamos de mais homens e mulheres que se empenhem em oração; precisamos de um povo que enxergue a real situação e que de todo coração volte para Deus e suplique que Ele venha em compaixão por uma sociedade totalmente tomada pelos enganos e maldades do pecado e das perversas mentiras de satanás.

Pr David Sena

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.
Conheça nossa página no Facebook e curta RESTAURAÇÃO DA PALAVRA
                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system