domingo, 4 de fevereiro de 2018

Os valores de um líder


VALORES: As normas, princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe, sociedade, etc.
 4.1 Áreas de capacidades humanas
 4.1.1 Área Afetiva - Um dos domínios do comportamento humano que compreende todos os aspectos relacionados com valores, atitudes, interesses e emoções. Sem essa concepção, ou seja, entender que as pessoas são também constituídas por valores afetivos, um líder jamais terá sucesso. É na área afetiva que se concentra a capacidade mental das pessoas acreditarem em valores, em metas, em organização, em exercer suas liberdades, enfim, é aquela parte da capacidade mental de se acreditar em alguma coisa. Pode-se, ainda, definir, que são predisposições aprendidas de fundo emocional, para pensar, sentir, perceber e agir consistentemente de maneira favorável ou desfavorável, em relação a pessoas, conceitos ou mesmo valores. Importantíssimo para um líder. Um líder cristão precisa de ética, precisa acreditar na lealdade, na honestidade, precisa ser pontual, precisa ter iniciativa, precisa ser um solucionador de problemas, etc etc

 4.1.2 Área Cognitiva – o cognitivo refere-se a conhecimentos. Capacidade de pensar, de refletir, ou seja, o grau de conhecimento teórico que se tem de alguma coisa, ou área de conhecimento. Diz-se que uma pessoa tem capacidade cognitiva quando é apta a aprender, a discernir. Por exemplo, uma pessoa com alienação mental não possui capacidade cognitiva íntegra.  Muito importante para um oficial da igreja. Aqui a área cognitiva vai tratar dos conhecimentos da palavra que o líder possui. Um líder cristão precisa saber o que prega, precisa conhecer as normas de sua igreja, o estatuto, as regras, etc etc..
 4.1.3 Área psicomotora – nesta área, é onde as pessoas apresentam suas habilidades e vocações técnicas. Muita vezes, um cantor, na igreja, tem uma habilidade técnica (psicomotora) para cantar, que não necessariamente seja dom de Deus. Um artesão, um escultor, um pintor são tipos de pessoas, por exemplo, nas quais as habilidades psicomotoras são importantes para o exercício de sua profissão. Trata-se da área do conhecimento e habilidades humanas que refletem as capacidades e habilidades específicas e, especialmente, técnicas. Já essa área não é tão relevante ao líder cristão. Não se entende que o líder espiritual tenha que ser exímio músico, ou cantor, ou coisa assim. Caso tenha habilidades psicomotoras, muito bom. Caso não tenha, isso não  o impedirá de ser um ministro do Senhor.

4.2  Conceitos e definições relacionadas a liderança cristã e ética
 4.2.1 Caráter - Soma total dos traços de personalidade, que dão consistência ao comportamento e têm por base as crenças e valores, sendo o fator preponderante nas decisões e no modo de agir de qualquer pessoa. Um homem de Deus e uma mulher de Deus que tem desvios de caráter, certamente, levará sua igreja ao fundo do poço. Imaginem um pastor que dá cheque sem fundos e sabe disso. Imagine um pastor que é separado de sua esposa (separou-se já como cristão), imaginem um pastor que marca compromissos e não os atende. Imaginou? Pois bem, sem caráter, não há como ter sucesso na obra de Deus.
 4.2.2  Crenças - São suposições ou convicções julgadas verdadeiras a respeito de pessoas, conceitos ou fatos. Além da Bíblia, que estabelece as regras de fé e crenças para nós, temos as crenças normais nos valores da sociedade e devemos praticar como homens e mulheres de Deus. Crença nas instituições, crença nos valores da democracia, crença na boa convivência com ímpios, etc etc
 4.2.3  Ética - É o conjunto de regras ou padrões que leva a pessoa, em qualquer área da vida (espiritual e material) a agir de acordo com sentimento do dever e com a dignidade. Está muito ligada ao caráter do homem de Deus. Quem não tem caráter digno não terá procedimentos éticos. Sobre isso, no curso, uma disciplina será específica para esse assunto.
 4.2.4  Interesses - São atitudes favoráveis em relação a objetos e a ideias. Se um líder demonstra desinteresse em projetos da igreja, como seus liderados farão aquela obra?
 4.2.5  Motivação - É a força interna que emerge, regula e sustenta todas as ações humanas. É o impulso interior que leva as pessoas a realizarem coisas. Para um cristão, a motivação é o objetivo de nossa fé, que é a salvação das pessoas, como ensinou o apóstolo Pedro. Uma disciplina de nosso curso será apenas para trabalhar sobre motivação.
 4.2.6  Normas - São padrões, regras e diretrizes usadas para dirigir o comportamento dos membros de um determinado grupo. A pergunta que se faz: sua igreja tem normas? Sim. Os primeiros a cumprirem essas normas devem ser os líderes.
 4.2.7  Valores morais - Representam o grau de importância atribuído, subjetivamente, às pessoas, aos conceitos ou aos fatos. A Bíblia é nosso farol de moral. A moral é Bíblica. É uma vida limpa de pecados.
A bibliografia do texto encontra-se no livreto original sobre Liderança na Igreja, de autoria de Áureo R Vieira da Silva

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.
Conheça nossa página no Facebook e curta RESTAURAÇÃO DA PALAVRA
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system