sábado, 16 de novembro de 2013

Cristãos como Esaú: trocando a benção da primogenitura por pratos mundanos!




Leia atentamente este trecho da Bíblia, que relata parte da vida dos irmãos Esaú e Jacó. Após isso, volto com a palavra de Deus.
“E Isaque orou insistentemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu. E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao SENHOR. E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre. E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú. E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou. E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó. E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado. E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.” (Gn 25.21 ao 34)
 Esaú e Jacó foram filhos de Isaque e netos de Abraão. A história deles está relatada no primeiro livro da Bíblia, Gênesis.
Antes mesmo de nascerem o Senhor havia dito que o mais velho serviria o mais novo, e que duas nações estavam sendo geradas no ventre de Rebeca, esposa de Isaque e mãe dos meninos .
No texto que está em epigrafe acima, verifica-se que Esaú durante sua juventude e maturidade não ficava em sua casa. Ele cresceu um homem materialista. Sua preocupação maior era com coisas da terra. Ao contrário, Jacó tinha um estilo como chamamos “caseiro”, mas por ser assim aprendia com sua mãe e pai as coisas do povo hebreu, a história de seu avô, a história do sacrifício de seu pai, Isaque, enfim, cresceu ouvindo sobre Deus. Quantos de nós, na igreja, crescemos em nossa vida espiritual longe de Deus. Assim como Esaú, ficamos “fora” o tempo todo, buscando coisas que possam nos satisfazer. Ora, o crescimento está na Casa do Pai. É o discipulado, é o dia-a-dia, é a submissão, enfim, é a comunhão com a igreja que nos faz crescer.
Com isso, Esaú não recebera a visão de Deus para sua vida. Mas isso não tem nada a ver com Deus, como muita gente ensina. Muitos lideres, e eu já ouvi isso algumas vezes, pregam criticando Jacó. Mas Jacó não teve nada a ver com o fracasso de Esaú. O problema de Esaú é que, ficando longe do convívio de sua casa, tornou-se um homem profano (Heb 12.16). O problema de Esaú era seu espírito mundano. Ele se casou com mulheres de fora do seu povo, gerando amargura nos seus familiares (Gn 26.34 e 35), ele não ficava em sua casa, era preocupado com coisas terrenas, vivia a busca de caça e sempre no campo. O mesmo estilo de Marta, irmã de Maria, que vivia preocupada com as coisas desta terra e foi repreendida por Jesus, quando este lhe vira e diz que Maria havia escolhido a melhor parte e não seria tirada (Lc 10.42).
Esaú tinha o direito de receber a benção da primogenitura. Isso era feito do pai ao filho mais velho. Essa benção significava a presença de Deus pelo resto da vida daquele que a recebia. Essa benção, em última análise, era a presença de Deus. Era o que de melhor Deus podia dar a um homem naquele tempo.
O que deixou Deus irado com Esaú foi exatamente o desprezo de Esaú com o que significava a benção da primogenitura. Ó, meus queridos, como falta luz para muitos pregadores hoje em dia. Quantos púlpitos estão sendo usados por homens carnais, líderes que não possuem a iluminação da palavra de Deus, e, com isso, falam besteiras. Eu sou prova disso. Já ouvi pastor criticando Adão, criticando Jacó, e, ainda, ouvi certa vez um pastor tão ignorante (embora se achasse muito sábio) criticando Pedro. É muito hilário um homem que se diz de Deus criticar o apóstolo Pedro por ele ter se afundado sobre as águas. O fato dele ter se afundado é completamente normal, mas ter andado sobre as águas é onde Deus nos traz a revelação. Qual pessoa já fez isso? Mas o homem que não entende as coisas de Deus é assim. Critica onde Deus está nos ensinando coisas espirituais. É exatamente o caso de Esaú. Jacó não errou em nada. Ele apenas foi consequência do pecado de seu irmão.
Isso reflete a história do próprio povo hebreu. O povo mais peculiar desta terra também desprezou a benção da primogenitura. O Senhor Jesus veio ao mundo para os seus (Jo 1.12), mas eles o rejeitaram. Foi por isso que nós, os que eram de fora, nos tornamos filhos de Deus. Desprezar a presença de Deus, meus amados, é algo que irrita ao Senhor, é algo que entristece nosso Deus, além, claro, de nos afastar cada vez mais das coisas do alto. Paulo orienta que devemos buscar as coisas que são de cima, devemos pensar nas coisas do alto (Col 3.1), mas quando começamos a desprezar a benção da primogenitura (ou seja, a presença de Deus), então nos tornamos como Esaú, profanos e rebeldes. Esaú trocou algo eterno, algo especial, algo do altar de Deus, enfim trocou a presença de Deus por um prato de guisado com lentilhas, um simples prato de carne moída com um tipo de feijão. Meus Deus! Trocar Deus por comida desta terra. Mas isso está acontecendo que a maioria da igreja de Jesus nesta terra, em especial em nosso querido Brasil. Uma triste realidade, uma pena!
Hoje em dia, a igreja está se apostatando e se aproximando de Esaú. Esta minha mensagem, como as demais que aqui publico, de modo geral, não são entendidas por muita gente do meio cristão, pois muita gente hoje em dia está mais do lado de Esaú do que do lado de Jacó. Muitos crentes hoje não conhecem as histórias mais básicas da Bíblia e, por isso, é difícil entenderem certas pregações, pois se perdem nos conceitos de histórias que já deviam saber.
Ora, quando aceito pecado em minha vida e na minha igreja, quando não tenho limites para o meu estilo de vida, para meu vestir, para meu falar, enfim, nos meus atos diários, quando aceito cantar no altar diabólico do catolicismo, quando aceito que crentes se separem, recasem e continuam em cargos de liderança, quando aceito tudo que Satanás oferece, o que estou fazendo se não exatamente o que fez Esaú? É isso mesmo, uma igreja que está desprezando a benção da presença de Deus, por meio de seu Filho Jesus Cristo. Uma igreja que está desprezando o melhor de Deus, para se parecer mais e mais com o mundo.
Irmãos, quantos crentes nas mídias sociais curtem bandas mundanas, canais de TV diabólicos, curtem atores, pessoas sem caráter algum, exatamente como os mundanos fazem? Como isso pode estar acontecendo? Exatamente porque a igreja de Cristo está mais do lado de Esaú e devia estar mais ao lado de Jacó. Jacó ficou por herança de Deus (Porque a porção do SENHOR é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança Dt 32.9). Cuidado com o que tu andas fazendo com a benção da presença de Deus em sua vida. Você pode estar trocando o melhor de Deus por besteiras desta terra. Fique atento, como foi com Esaú pode acontecer com você. Portanto, não seja nem rebelde e nem profano como foi Esaú.
Pr Aureo R V da Silva

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.
Siga-nos neste blog e acompanhe outras mensagem na nossa página do Facebook: Restauracao-da-Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system