domingo, 10 de novembro de 2013

O Poder Criador da Vida



 No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. Gênesis 1.1 a 3
 1. Um texto aparentemente sem nada para nosso dia-a-dia
- Os três primeiros versículos da Bíblia falam do início de todas as coisas. Falam do nada. Do vazio. Das Trevas. Há algo de especial nesse texto lido? Sim. Deus tem uma linha só em toda sua Palavra. Em todos os tempos ele interligou sua palavra (Sl 119.89). Isso quer dizer que a Palavra de Deus é interligada e se complementa em cada passagem que lemos. Se você está em Gênesis, algo em Lucas mostrará uma revelação dada em Gênesis e vice-versa. A Palavra é UNA. Não há compartimentações.
Assim, vê-se, nesses 3 versículos, muitas doutrinas bíblicas. Pode-se inferir sobre o trino Deus (No princípio criou DEUS, o ESPÍRITO pairava e DISSE (palavra-Verbo) deus). Podemos visualizar a mensagem da Salvação ao ser dito HAJA LUZ (Isaías 9.2: o povo que andava em trevas viu uma grande luz e II Pedro 2.19: até que a estrela da alva nasça em vossos corações). Podemos observar uma forma de ação maligna (sem forma e vazio – Jo 10.10) e outras.
Quando a Palavra diz CRIOU DEUS, o verbo criar nesse caso é o verbo hebraico BARA – que denota a ação criadora de Deus. Difere da ação produtora do homem. A ação criadora de Deus é uma ação que traz à existência aquilo que não existe. Gera vida onde não há vida.
Como comparação, no grego, temos cerca de 4 palavras para poder. Exousia (autoridade delegada), Ischuros (força física), Kratos (domínio) e Dunamis (sentido de energia, grande força e grande habilidade). É nisso que está a maravilha do poder criador de Deus. Ele, por sua palavra, cria a vida. Ele, por sua palavra, criou céu e terra. Ainda que muitos reajam a isso, a verdade não mudará para se adaptar a visão materialista do ser humano.
Assim, vemos que nos 3 primeiros versículos da Bíblia, nada apareceu em vão. Há grandes mistérios escondidos naqueles 3 versos. Grandes revelações permeiam a palavra de Deus no seu começo. Vejamos alguns motivos pelos quais afirmo isso.
2. Deus não criou a terra sem forma e vazia. Ele a fez para ser habitada. Se lermos em Isaías 45.18, notaremos que há algo que não combina com o verso 2 de Gênesis 1. Leia o verso em Isaías: Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro”. Mas, se Deus fez a terra para ser habitada, qual o motivo de, em Gênesis, aparecer que a terra estava sem forma e vazia?
Jesus disse que viu o diabo caindo do céu como raio (Lucas 10.18) e há essa dedução no texto de Apoc 12.7 e 9. Além disso, na carta aos Colossenses, Paulo nos revela que tudo que existe foi criado por Ele a para Ele: Jesus, a Palavra.
Se, ainda, compararmos com João em seu capítulo 1, veremos que no começo de tudo era o Verbo e o Verbo era Deus. O Verbo estava com Deus e tudo que existe só existe pelo Verbo. Ora, mesmo que não se apele à ciência ou a profundos estudos teológicos, há que se considerar que algo se passou com a terra para que ficasse sem forma e vazia. Essa grande possibilidade é justamente o fato da queda de Satanás. Ao cair para a terra, sendo expulso dos céus, Satanás trouxe escuridão e deformidade.
Desta forma, quando Deus criou o homem, Satanás já estava na terra, para tentar o ser humano e separá-lo da glória de Deus.
Cabe a Satanás tornar sem forma e vazia a vida da humanidade. A sua vida pode sempre ter sido meio vazia. Mesmo estando na igreja há anos, algo de errado ainda te deixa vazio, meio que sem forma. Mesmos sendo religioso, ainda há algo em sua vida que não está completo e te deixa vazio, te deixa sem forma, te deixa triste, enfim, ainda existe algo na sua vida que precisa conhecer o BARA de Deus.
3. O Espírito pairava ou se movimentava sobre a face das águas. Água é a Palavra. O Espírito Santo tem a missão de nos convencer do pecado, da justiça e do juízo, mas isso ocorre quando há água. Quando existe Palavra. Sem a Palavra na sua vida, não há como o Espírito gerar vida. Ele usa a palavra que está em nós. No livro de Efésios 5.26, lê-se: “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra”. Você só pode ser limpo pela Palavra. Tentam te convencer que certas campanhas mudarão sua vida, ou que certos desafios tornarão você nova pessoa, ou que algum tipo de oferta poderá mudar por completo sua vida, enfim, sempre inventarão algo para te iludir, mas a realidade é que SOMENTE PELA PALAVRA PODES SER LIMPO. Quando você receber a luz que ilumina a sua treva, haverá revelação e você dirá HAJA LUZ. Entenda o que o Senhor quer de sua vida. Entenda que você tem a palavra da Verdade para declarar. Haja LUZ é muito mais que uma  palavra usada por Deus para criar o mundo. Haja LUZ é o que muda sua vida. Haja LUZ traz cura e libertação aquele que crê!
4. Disse Deus: Haja Luze houve LUZ. E você hoje, vai dizer haja luz? E você hoje vai dizer haja cura? Haja vida? Haja forma? Haja alegria? Haja paz? Haja amor? Mas como dizer sem palavra? Como que você vai afirmar Haja LUZ se não houver LUZ em você?
5. Exemplos de homens que experimentaram o BARA de Deus. Alguns homens tiveram uma profunda experiência com o poder criador de Deus. Eles se submeteram ao Senhor e conheceram o poder que muda situações, que abre mares e rios, que submete reis, que vence guerras, que gera milagres, enfim, viveram aquilo que Deus o desafia a viver. Venha viver na Vida de Deus, venha conhecer e viver o poder criador do Senhor da Bíblia, do Verbo da Vida. Leia a história de cada um desses homens:
- Abraão (Gênesis 22. 7 e 8)
- Jó (19.25 – João 12.32)
- Eliseu – II Reis 4.42 a 44.6. João 5.39 e
- Oséias 4.6 e 6.3 – I Cor 2.10

Pr Aureo R Vieira da Silva
Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.
Se quiser receber nossas pregações diretamente em seu e-mail, siga-nos por e-mail e todas as vezes que uma nova mensagem for postada ela irá automaticamente para sua caixa postal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system