domingo, 12 de julho de 2015

A voz da Igreja no mundo


“O Espírito e a noiva dizem: vem! Aquele que ouve diga: vem! Aquele que tem sede: venha e receba de graça a água da vida” (Apocalipse 22:17).
A NOIVA NA LIDERANÇA DO ESPÍRITO: “O Espírito e a noiva...”
        Amigo leitor, devo prosseguir mostrando o trabalho tão singular e soberano do Espírito Santo na igreja, justamente porque Ele aparece guiando a igreja neste mundo para proclamar o constante chamado aos pecadores: “vem”. Já pude mostrar que Ele habita na igreja e que cada crente é habitação do Senhor, a fim de guiar os santos na verdade e glorificar Cristo por meio da igreja. Não é a função do Espírito glorificar os homens, nem Ele mesmo glorifica a Si.
      
A igreja é a noiva, por isso Ela deve ser preparada para o Noivo amado e é entrando nesse assunto que quero aqui chamar a atenção do leitor para o próprio texto, porque em Apocalipse 22:17 ela nem é chamada de “igreja”, mas sim de “noiva”. A razão disso creio eu, é que a igreja conforme a vemos em Apocalipse distingue da grande meretriz, que é o ajuntamento mundial de todas as heresias e mentiras. A igreja é pura, vestida com vestidura branca (Apocalipse 19:8), que simboliza a justiça de Cristo nela e suas atividades feitas em justiça.
        O trabalho do Espírito Santo consiste em adornar a igreja, torná-la mais gloriosa, mais bela e santa. Por essa razão ela é chamada de “a noiva”. A igreja é vista também no último livro como aquela que é composta de pessoas que são vencedoras, porque conquistaram tal vitória em Cristo. “Ao vencedor” é a expressão usada pelo próprio Senhor em cada carta enviada às sete igrejas (Apocalipse caps.2 e 3), fazendo assim diferença entre o crente e o falso crente.
        Caro leitor, que privilégio para alguém participar da noiva! Ela é distinta, gloriosa, bela e amada, porque Cristo amou Seu povo. Para ser um partícipe da noiva do Cordeiro é necessário que primeiramente seja verdadeiro crente, chamado por Deus por meio da mensagem do evangelho. Isso significa que a pessoa foi salva, lavada pelo sangue desse Cordeiro amado; que a pessoa agora, simbolicamente falando, está vestido de veste branca – a perfeita justiça de Cristo que foi atribuída ao salvo (Romanos 5:1).
        Quantos ignoram isso, porque acreditam que são crentes porque participam de alguma igreja, fazem algumas atividades e se consideram pessoas boas e cheias de virtudes, portanto merecedoras de um lugar no céu. Os verdadeiros crentes são pessoas humildes, porque foram humilhadas um dia; elas carregam o temor do Senhor no coração e sabem que são o que são pela graça (Efésios 2:8).
        Posso afirmar também que aquele que participa dessa noiva certamente mostra em sua vida pureza e santidade. Ora, os salvos são sensíveis ao Espírito de Deus, são guiadas pela Palavra, porque o Espírito lhes guia e orienta na verdade. Aqueles que formam a igreja do Senhor foram tirados do mundo, por isso não pertencem ao mundo. A santidade faz parte de suas vidas e eles amam esse viver santo e agradável a Deus. Os verdadeiros crentes não mudaram nem mudam com esse trajeto tão mutante do mundo. Muitos querem associar o cristianismo atual com o mundo. Mas o fato é que não há combinação entre a igreja e o mundo; não há qualquer conciliação. Os santos vivem a vida normal, conforme um crente deve andar, sempre consciente do seu dever perante Deus.
        Então, digo e afirmo que a igreja é a noiva pura e santa tão bem trabalhada e enfeitada pelo Espírito Santo porque cada crente é assim. O mundo odeia a igreja porque o que se vê nela é essa justiça de Cristo que a faz diferente. Que graça!  Que privilégio ser tirado do mundo, desse sistema de mentiras, a fim de participar dessa maravilha oriunda da graça, a qual vai encantar o universo! É essa a noiva que na liderança do Espírito está sempre fazendo o constante chamado aos pecadores: “O Espírito e a noiva dizem: vem...”.
Autor: Pr David Sena - Ribeirão Preto-SP
Fonte: http://oevangelhodagloriadecristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system