quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O Novo Nascimento 1



A passagem de João 3, quando um homem da lei, por nome Nicodemos, procura Jesus para uma conversa, nos ensina algo muito pouco falado nas nossas igrejas nos dias atuais. Vou tentar ensinar para vocês algo importante sobre isso, coisas que o Senhor vem me falando e que precisa ser explorado em nosso meio.
Quando Nicodemos abordou Jesus, ele mencionou que Jesus era Mestre vindo de Deus, usando como argumento os milagres que Jesus havia realizado. Veja em João 3.2. Nicodemos alega que Cristo era o Messias, porque ninguém poderia fazer o que Jesus fazia se não fosse por Deus. Ele usa um argumento que nos parece razoável. Ocorre que o comportamento de quem nasce de novo não é baseado em uma experiência de milagres. É baseado na fé. O nascido de Deus entende as coisas que são de Deus pela fé. Essa é a grande diferença entre o que nasceu de novo e o que não nasceu de novo. Aqui no meu blog eu já postei uma pregação sobre o que nasce de novo, mostrando que, se alguém, de fato, nasceu de novo, essa pessoa de fato é nova. A maioria da igreja brasileira não entende isso. Essas palavras podem até parecer ofensivas, mas tenho que lhe dizer que são a expressão da verdade que sai do trono de Deus, revelada em sua palavra.
Nicodemos usou um argumento que, mesmo àquela época, podia ser derrubado facilmente. O próprio povo hebreu conhecera, no passado, homens que faziam milagres (magos do Egito, da Babilônia, homens que interpretavam sonhos inspirados por deuses estranhos a Jeová e outros casos). O fato de Jesus realizar milagres não era suficiente para provar que ele era o Messias.
A aceitação de Jesus ser ou não o Messias devia ocorrer mediante a fé. Crer naquele homem como sendo o filho de Deus não podia depender de seus milagres, mas da compreensão nítida das profecias que tratavam do Messias. Ora, a maior prova do que estou falando é que, no final das contas, o povo hebreu não o reconheceu como o Messias e isso tendo ele até ressuscitado mortos.
Desta forma, e isso é importante para você analisar a si próprio, posso dizer que nascer de novo vai além de uma expressão formal e religiosa. Nicodemos conhecia muito bem as Escrituras (príncipe dos judeus – vide versículo 1), mas isso não era suficiente para compreender quem era Jesus. O próprio Jesus disse certa ocasião a Pedro que o próprio Pai revelara a Pedro quem era Jesus (Mat 16.17), tamanha a importância dessa compreensão. É aqui, nesse ponto, que está a grande diferença de uma pessoa que leva uma vida cristã de alma, daquele que nasceu de novo. A compreensão das coisas de Deus vem do alto, não vem de pessoas, de livros, de líderes, de treinamentos, não, mil vezes não. Aos que nascem de novo o próprio Deus os ensina (I Jo 2.20).
Mas, ainda, no texto, vemos que a preocupação de Nicodemos era entrar nos céus, era a vida eterna. Ele foi sincero e parece-nos que havia sinceridade em seu coração. Jesus então lhe dirige as seguintes palavras:
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Jo 3.3
 O que Jesus estava dizendo? Qual era o foco desse tema? Nascer de novo? Ele mesmo explicou mais à frente. Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus (verso 3).
Seja franco, quantas vezes você ouviu ou tem ouvido alguma pregação tocando nesse tema? Além de ser um tema complexo e exigir uma completa investigação, é uma dura verdade a ser pregada. Quem nasce de novo entende as coisas de Deus. Quem não nasce de novo não entende. É aí que se explica tanta gente “convertendo-se” muito rapidamente, virando cantores gospel, enchendo salões, usando “estratégias” de crescimento, etc etc. Isso é resultado de uma igreja emocional, uma igreja de alma e não uma igreja sólida, composta por novas criaturas. Mas quem entende isso? Isso só vem pela fé e essa só vem pela exposição da palavra de Deus (Rom 10.17).
Há um conceito importante nessa doutrina exposta por Jesus Cristo. O Reino de Deus. Ora, em primeiro lugar o próprio Jesus disse que seu reino não era deste mundo (Jo 18.36). Já quero ir adiantando que existe uma verdadeira heresia, importada dos EUA, ensinando que o reino é aqui. Assim como as Testemunhas de Jeová, os defensores dessa doutrina (Kingdom Now ou Dominionismo) encontram diversos adeptos no Brasil (Sara Nossa Terra, Fonte da Vida, M12, os amigos do Silas Malafaia (Myles Monroe e Mike Murdock), alem de muitas outras igrejas com líderes intitulados “apóstolos” e ensinam uma tal Escatologia Positiva). São tidos como evangélicos, mas não falam mais do arrebatamento da igreja. Pode observar. Você não vê essas pessoas falando em volta de Jesus, apenas em conquistar território. Preste atenção. Mais à frente, citaremos outros que pregam essa mentira. O fato é que REINO, ou dos CÉUS ou de DEUS, sempre terá um sentido espiritual e nunca físico ou material. Existe uma interpretação para a questão do reino milenal, mas isso é outra coisa. Nada tem a ver com o que os heréticos do Kingdom Now pregam.
Votando ao texto de João 3, quando buscamos o conceito de reino no dicionário, o Michaellis apresenta que reino é: “Estado cujo soberano é um rei ou uma rainha; reinado. 2. Os súditos do reino. 3. Hist. Nat. Cada uma das grandes divisões em que se agrupam os corpos da natureza: os minerais, os vegetais e os animais. 4. Conjunto de seres que apresentam caracteres comuns.”
Isso caracteriza, também, o reino de Deus. Pode-se inferir que precisamos de um soberano para ser o rei. O próprio Senhor Jesus disse que o reino dele, ou seja, onde ele é o Rei, não é deste mundo. Você pode ler isso em João 18.36, mostrando que o reino existe, mas não é materialmente perceptível. Para que seja feito o devido encaixe no conceito, ainda existem outras ideias que precisam ser comprovadas. Um reino só o é se houver súditos. Não existe o reino tendo apenas o Rei. São necessários os súditos. Quem seriam então os súditos no Reino do Senhor Jesus?
No texto das bem bem-aventuranças, por exemplo, temos diversas classes de pessoas que fazem parte do reino. Embora muitos teóricos da Bíblia, não diria nem teólogos, fazem diferenciação entre reino de Deus e reino dos Céus, isso não é o caso, pois essa doutrina que os distingue é uma doutrina equivocada, já que um desses reinos seria o reino estabelecido aqui na terra pela igreja.
O equívoco é derrubado justamente pelo fato de o Senhor Jesus ter ensinado: “o meu reino não é deste mundo”. Ora, nem o reino milenar está nesse conceito, pois, ainda que seja um reino na terra, não é chamado na Bíblia de reino de Deus ou reino dos Céus. Por isso, há uma forte inferência que reino de Deus e dos Céus referem-se ao mesmo reino que estou aqui tentando explicar: o reino daqueles que nasceram de novo.
Se existem súditos, é necessário que o conjunto desses súditos tenha características semelhantes. A base, então, para ser incluído no reino de Deus é o Novo Nascimento. Quem não nasce de novo não pode entrar no reino de Deus. Jesus não se referiu diretamente à vida eterna, mas ao reino espiritual em que ele é o Rei e no qual pessoas vivem debaixo das mesmas semelhanças, ou seja, características comuns.
O que pesa na pregação do Novo Nascimento e que muitos a evitam é a seriedade que esse tema possui. Ao falar em novo nascido, falamos de pessoas com características comuns, que obedecem a um Rei, que está inserida, legalmente, no reino de Deus. Ora, é uma mensagem difícil, mas importante de ser pregada e ensinada, pois quem não “nasce de novo não pode entrar no reino de Deus”.

Continuaremos esse tema! Aguarde.
Pr Aureo R V da Silva

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas deve-se citar a fonte.

Conheça nossa página no Facebook e curta RESTAURAÇÃO DA PALAVRA!

2 comentários:

  1. A cada dia nasce uma nova heresia que aponta para o mesmo caminho, distanciamento das verdades Bíblicas. Antes era G.12, depois M.12, depois M.I.R agora é a vez do M.D.A e por aí vai, Novo Nascimento, Arrebatamento, Salvação e Santificação são temas evitados nestes movimentos.

    ResponderExcluir
  2. Amado Pr João,, não sei para qual direção essa igreja brasileira caminha. Aqui em Brasilia é impressionante como as igrejas estão impregnadas de doutrinas estranhas, sendo a maioria voltada a pregações motivacionais, psicológicas, algumas com a tal balada gospel a todo vapor!!!!

    ResponderExcluir

Comments system