sábado, 15 de fevereiro de 2014

O Novo Nascimento III

Nesta terceira parte desse complexo tema, quero me dedicar ao aspecto de nascer da água.
A maioria de pregações ou estudos que você acha ou lê aborda água como sendo o batismo. É muito simples e Jesus teria sido mais direto ao exemplificar essa questão. Ao contrário, ele diz que alguém que deseja entrar no reino de Deus tem que nascer de novo. O batismo seria apenas uma etapa na porta do arrependimento, mas o fato de nascer de novo é mais complexo, pois é um processo que leva a pessoa arrependida a morrer (sua natureza carnal) – e renascer em Cristo Jesus.  Esse é o primeiro ponto importante. Para nascer de novo, é preciso morrer.
A primeira, talvez uma das mais fortes alusões a isso no NT, está no livro de João, no capítulo 12, verso 24:

“Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto”.

Jesus falava de sua própria morte, mas a verdade aí contida é também para a sua igreja. Quem não morre não dá fruto. Essa é a grande diferença daqueles que nascem de novo e aqueles que não nascem. O fruto só aparece naqueles que nascem de novo. Por isso entendemos o que Paulo ensina quando diz “quem está em Cristo é nova criatura, tudo se fez novo e as coisas velhas se passaram”. Eu amo esse verso e ele é um grande desafio para mim para evitar as desculpas que criam quando observam que a maioria dos cristãos não dão frutos. Daí vêm todas as espécies de desculpas, para se justificar terapias evangélicas, cultos de cura da alma, cultos de casais, cultos disso e daquilo. É uma gama gigante de tentativas de se fazer aquilo que é obra do Espírito Santo: levar alguém à morte e gerar uma nova vida na pessoa. Ah, meus queridos, veja como estamos longe das verdades de Deus! Infelizmente.
Aquele que nasce de novo não tem passado. Estou falando em fé. Quem não é da fé acha doutrinas diversas para justificar suas coisas. Aqui, nós pregamos a sã doutrina, sem rugas, sem sofismas, de modo que pretendemos mostrar que estar em Cristo é estar com uma vida nova. Estar em Cristo é ter nascido de novo. Se nasceu de novo, então o passado passou! Quando essa fé não torna real essa palavra em nossas vidas, então nasce todo tipo de doutrina e dogmas para tentar fazer uma pessoa atingir um estado de graça. Terapias são válidas? São. Tratamentos são válidos? Sim, são. Palestras com psicólogos são válidas para crentes? Sim, são. Mas, meu irmão, não esqueça algo importante: isso tudo não são a Palavra de Deus, não podem, JAMAIS, fazer alguém novo. A Cruz, sim, faz alguém andar em novidade de vida. Paulo dizia que estava crucificado com Cristo e a vida que ele tinha era pela fé em Cristo Jesus (Gl 2.20). A nova vida só vem com a fé.
Mas, então, o que é a água? O nascer da água? O que seria isso. Em primeiro lugar, vou apontar alguns significados de água na Bíblia Sagrada e, depois, retorno ao assunto em pauta.
A água é o líquido presente em quase toda matéria viva. Deus é o criador de todas as fontes de água na terra (Ap 14:7), tão essencial à vida do homem, dos animais e da vegetação sobre a terra. (Êx 17:2, 3; Jó 8:11; 14:7-9; Sal 105:29; Is 1:30). Ele a provê e pode controlá-la. (Êx 14:21-29; Jó 5:10; 26:8; 28:25; 37:10; Sal 107:35). Deus fornecia água aos israelitas, até miraculosamente quando necessário (Êx 17:1-7; Ne 9:15, 20; Sal 78:16, 20; Is 35:6, 7; 43:20; 48:21); deu-lhes uma terra que tinha abundância de água (Dt 8:7); e prometeu abençoar sua reserva de água enquanto obedecessem a ele (Êx 23:25).
Há numerosas referências à água nas Escrituras, dando-lhe sentidos diferentes. As pessoas, em especial as massas inquietas, alienadas de Deus, são simbolizadas por águas. Babilônia, a Grande, em seu domínio por toda a terra, é mencionada como estando sentada “sobre muitas águas”. A visão de João sobre a grande meretriz explica que tais águas “significam povos, e multidões, e nações, e línguas”. — Ap 17:1, 15; compare isso com Is 57:20.
Devido ao poder da água como agente destruidor (provocando afogamentos, enxurradas ou efeitos similares), ela é frequentemente empregada como símbolo de alguma força destrutiva. (Sal 69:1, 2, 14, 15; 144:7, 8) É usada como símbolo de força militar em Jeremias 47:2.
A água era usada no tabernáculo, tanto para a limpeza física como em sentido simbólico. Na investidura no sacerdócio, os sacerdotes eram lavados com água, e, simbolicamente, espargia-se “água purificadora de pecado” sobre os levitas. (Êx 29:4; Núm 8:6, 7). Os sacerdotes lavavam-se antes de ministrar no santuário de Yehowah e antes de se chegar ao altar da oferta queimada. (Êx 40:30-32). Usava-se a água para lavar sacrifícios (Le 1:9) e em purificações cerimoniais. (Le 14:5-9, 50-52; 15:4-27; 17:15; Núm 19:1-22). A “água santa” usada em casos de ciúme, quando a esposa era suspeita de adultério, evidentemente era água pura, fresca, na qual se punha pó procedente do tabernáculo antes de ela bebê-la. — Núm 5:17-24.
Apenas por meio de Jesus Cristo, podemos obter vida eterna. Ele, Jesus, é o Pão vivo que desceu do céu, mas quando encontrou com a samaritana (Jo 4), Jesus disse a ela, junto a uma fonte perto de Sicar, que a água que ele daria tornar-se-ia em no interior do ser humano “uma fonte de água que salta para dar vida eterna”. — Jo 4:7-15.
O apóstolo João registra sua visão de “um novo céu e uma nova terra” em que viu um “rio de água da vida” fluir do trono de Deus. De cada lado deste rio havia árvores que produziam fruto, as folhas das árvores sendo usadas para curar as nações. (Ap 21:1; 22:1, 2) Depois de se completar este aspecto da visão, Jesus falou a João sobre o objetivo de ele enviar seu anjo com tal visão. Daí, João ouviu a proclamação: “E o Espírito e a noiva estão dizendo: ‘Vem!’ E quem ouve diga: ‘Vem!’ E quem tem sede venha; quem quiser, tome de graça a água da vida.” Forma-se, nesse conceito, uma ideia relativamente aceitável que o Senhor Jesus é, também, a água viva que transborda em nosso interior.
Usando uma figura de linguagem diferente ao escrever à congregação em Corinto, o apóstolo Paulo comparou a obra do ministro cristão à de um lavrador, que primeiro planta a semente, rega-a e cultiva-a, esperando, depois, que Deus faça a planta atingir a maturidade. Paulo levara as boas novas do Reino aos coríntios, plantando a semente no “campo” coríntio. Apolo veio depois, e, por seu ensino adicional, nutriu e cultivou a semente plantada, mas Deus, pelo seu espírito, causou o crescimento dela. Paulo usou esta ilustração para salientar o fato de que nenhum humano individual é, em si mesmo, importante, mas todos são ministros, cooperando como colaboradores de Deus. Aquele que é importante é Deus e ele abençoa tal trabalho, ou seja, sua própria igreja (1Co 3:5-9). Pela água, a igreja vai crescendo. Rega-se a igreja com água.
Um outro significado da água na Bílbia é a água que purifica. A igreja de Jesus é limpa à vista de Deus, como uma noiva casta para Cristo, o qual a purificou “com o banho de água por meio da palavra”. (Ef 5:25-27). Quando Paulo fala em regar, é obvio que está falando da Palavra também, vez que o que dá crescimento ao corpo de Cristo é sua palavra (Jo 17.17).  O autor da carta aos Hebreus também nos aponta para água como sendo a Palavra, que limpa e lava o crente. Ele nos ensina: “Visto que temos um grande sacerdote [Jesus Cristo] sobre a casa de Deus, aproximemo-nos com corações sinceros na plena certeza da fé, tendo . . . os nossos corpos banhados com água limpa.” (He 10:21, 22). Esta limpeza de água limpa a que ele se refere é a limpeza feita pela Palavra do Senhor, única condição para nos manter limpos. O salmista deu esse segredo quando decretou: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Sl 119.11).
A água na Bíblia também é apresentada diversas vezes para a realização do batismo, como vemos desde o batismo do Senhor Jesus até os diversos outros irmãos que foram batizados na igreja primitiva.
Uma prova que a água que Jesus menciona para nascer de novo não é o batismo é o fato de milhares e milhares de pessoas ao redor do mundo serem batizadas diariamente e não apresentarem uma mudança qualquer em suas vidas.
Ora, Paulo aponta, junto com o escritor aos Hebreus, que Jesus referia-se à Palavra ao mencionar nascer da água. Por que afirmo isso com todas as letras? Primeiro porque o simples fato de ser batizado não é suficiente para dizermos que estamos diante de uma nova criatura. Ademais, se assim o fosse, o ladrão que estava com Jesus e se arrependeu podia muito bem não ser batizado. Eu prefiro evitar a afirmação que ele não era batizado, como fazem a maioria das pessoas, porque ele sabia tudo a respeito de Cristo Jesus e chamou Jesus de um modo que só as pessoas mais próximas o chamavam (rabi). O ladrão havia cometido crimes, mas poderia ter sido batizado antes de ser julgado, tendo conhecido Jesus anteriormente. Nesse caso, são 50% de probabilidades de ele ter sido ou não batizado. Na hipótese de não ter sido batizado, jamais Jesus iria dizer a ele que ele estaria com Cristo no paraíso, vez que ele não era batizado e, portanto, não havia nascido de novo. Deste modo, não poderia entrar no reino de Deus. Entendeu a correlação? Por isso, nascer da água, definitivamente, não é o batismo nas águas. Não é ser batizado. Nascer da água é nascer da Palavra.
É a Palavra de Deus que, penetrando no ser humano, traz luz para as nossas vidas e nos transforma. No seu trabalho com o Espírito Santo, a Palavra tem o poder de regenerar vidas e fazê-las novas.
Na sua segunda carta, Pedro nos ensina algo tremendo:

“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações”. II Pe 1.19

A Palavra é luz, isso todos sabem. Agora, Pedro nos traz algo interessante. A Palavra é como uma luz que alumia em lugar escuro e assim vai até que a estrela da alva (figura de Jesus) apareça em nossos corações. Ora, a obra da presença de Deus em nossas vidas, regenerando-nos é da Palavra. Sem Palavra, não há mudança. Guarde isso meu irmão: se não houver palavra de Deus enxertada em você, diariamente, não haverá transformações. Você pode fazer de tudo na igreja, mas as coisas velhas não morrerão e você não se transformará. Isso é obra da palavra de Deus.
Vou encerrar esta parte em que falo sobre o nascer da água, transmitindo umas concepções finais que estão em alguns versos no NT:
Somos selados com o Espírito Santo após recebermos a palavra da verdade. O Espírito Santo sempre vem e age quando tem Palavra. Daí o motivo de Jesus nos mostrar que o caminho do novo nascimento é Palavra (água) e Espírito Santo.

 “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”. (Ef 1.13)

Paulo, quando escreve aos tessalônicos,  mostra-os que o Evangelho é palavra com Espírito. Não adiante alguém dizer que tem o Espírito Santo se não estiver enxertad na Palavra. A pessoa pode dizer, mas isso não pode acontecer. Se algo acontecer, sem Palavra, então não é Espírito Santo.

Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós. (I Tess 1. 5) 
Paulo, ainda escrevendo aos tessalônicos,  mostra-os que a palavra de Deus opera naqueles que creem. Veja que é sublime isso. Isso é sobrenatural. Uma palavra, como Paulo nos esnina, que vem de Deus. Uma palavra não de homens (hoje é tanta palavra de homem), mas de Deus pode operar em nosso ser. É daí que vem a regeneração: desse operar de Deus pela Palavra dentro de nós.

Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes. (I Tess 2.13)

O próximo texto não deixa dúvidas quanto ao poder da Palavra para fazer ou melhor iniciar o processo do Novo Nascimento. Tiago nos ensina que o Senhor nos gerou pela Palavra da Verdade. Veja que não há uma insinuação sequer de água, quando Jesus fala em nascer de novo, como sendo o batismo. Não. E esses textos chegam para confirmar o que estou te ensinando. Regenerados pela Palavra.  

Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. (Tiago 1.8)

A palavra tem que ser enxertada dentro de nós. Isso implica dizer plantada. Ora, tendo sido plantada ele vai crescer. Esse crescer do Senhor vai nos moldando e nos aproximando do caráter de Jesus Cristo. Observe, pela Palavra.

Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. (Tg 1.21)

O próximo texto, mais uma vez,  não deixa dúvidas quanto ao poder da Palavra para fazer ou melhor iniciar o processo do Novo Nascimento. Ao nascer de novo, aqueles que pela fé recebem Jesus Cristo, são gerados pela Palavra de Deus viva. Essa Palavra permanece para sempre em nós. Mas tem que ser de novo gerados. Não adianta a pessoa ser convencida de seu erro e, emocionalmente, adotar uma medida para ser um cristão. Não é algo natural que promove essa mudança. É espiritual e pela Palavra, ou seja, pela água. Se não nascer pela água, não se regenera. Não regenerado não entra no reino de Deus.

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. (I Pe 1.23)  

Na próxima palavra, vamos falar sobre o nascer do Espírito.
                
  Pr Aureo R V da Silva

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas deve-se citar a fonte.

Conheça nossa página no Facebook e curta RESTAURAÇÃO DA PALAVRA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system