sábado, 29 de agosto de 2015

Quando o galo cantar na sua vida:o ouvir a voz de Jesus



“Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás” MATEUS 26.34
  
A vida do apóstolo PEDRO pode ser dividida em três momentos ou fases. Um primeiro momento foi o tempo em que ele viveu com JESUS antes da morte de Cristo. Uma segunda fase foi nos dias da morte de Cristo exatamente após ouvir o canto do galo (por ter negado a Jesus Cristo) e, um terceiro momento, após seu arrependimento (Marcos 16. 6 e 7).

O fato de Pedro ouvir o canto do galo estava era uma consequência de seu caráter, se assim podemos dizer. Ele era um homem muito instável e mantinha algumas características que acabaram levando-o a negar Jesus três vezes. Veja, ele negou TRÊS vezes, exatamente como Jesus predissera. Como ele se sentia após negar uma vez? E após negar a segunda vez? Ele não se sentia culpado por isso? É provável que não, pois eram necessárias três negações para ele sentir o peso de seu erro.
Após negar a Jesus a terceira vez e ouvir o canto do galo, olhou no olho de Cristo e chorou amargamente. O que se percebe é que houve, ali, um arrependimento puro e quebrantado.  Depois dessas coisas, ou seja, entrando em sua terceira fase, ressurge um dos maiores pregadores do evangelho.
Sem dúvida alguma, Pedro tinha tudo pra não dar certo, mas se arrependeu e deu tudo certo.
Entretanto, quais eram as principais características de Pedro, que o tornavam, naquele momento, uma pessoa tão envergonhada de se identificar como sendo um dos que seguiam a Jesus? Quais razões para que Pedro só enxergasse seu erro após três negações? A resposta  está em compreendermos quem era Pedro até aquele momento.
Podemos dizer, resumidamente, que, antes do galo cantar, PEDRO tinha, mais ou menos, algumas dessas características:
- arrogância (se achava o bom);
- falta de humildade (não reconhecia suas fraquezas);
- perdeu a comunhão (ficou só); (carvão sozinho apaga);
- mentira;
- covardia;
- incoerência com a identidade de cristão que ele tinha;
- despreparado para as lutas;
- desapercebido;
- timidez; e
- medo.

Depois que ele entendeu o perdão, após ouvir o canto do galo e chorar amargamente, podemos dizer, resumidamente, que ele passou a ter, mais ou menos, algumas dessas características, isso é, na sua terceira fase de sua “vida cristã”:
- quebrantamento;
- coragem;
- impulsividade (para o lado bom, da persistência);
- liderança exemplar;
- fé;
- vida de oração;
- possuir ministério de evangelista;
- possuir ministério de  mestre;
- homem de dons e milagres;
- capacidade de observação; e
- muitas outras.
Que possamos aprender com a experiência de Pedro e entender que aquelas características que ele possuía antes de cair não sejam marcas em nossas vidas. Vamos desenvolver, em nossas vidas, características como as que Pedro passou a demonstrar em sua terceira fase, sem que necessariamente tenhamos que ouvir o galo e sofrer como PEDRO sofreu.
Aureo Ribeiro Vieira da Silva

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.

Conheça nossa página no Facebook e curta RESTAURAÇÃO DA PALAVRA!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system