terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A palavra da cruz 1 - A justificação



1 Coríntios 1: 18 : “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus”.
O Senhor tem marcado no meu coração este assunto muito fundamental, o qual é a cruz, e já de antemão eu gostaria de mencionar o que algumas pessoas disseram a esse respeito. A Sra. Jessie Penn-Lewis, escreveu o seguinte no seu livro A Centralidade da Cruz: “Nós precisamos de um "ponto fixo", o qual age como um centro e um objetivo. Este ponto na história do mundo é a cruz do Calvário, a qual volta-se às eras anteriores a esse ponto e adianta-se às seguintes.
A cruz é a peça central do tratamento de Deus com o universo, em todos os aspectos. Quando nós cristãos nos distanciamos do ponto fixo da cruz, entramos em todos os tipos de becos sem saída, onde perdemos o equilíbrio e a perspectiva correta da verdade.
O irmão T. Austin Sparks, em seu livro A Centralidade e Universalidade da Cruz, diz: A Bíblia - quando paramos e a analisamos como um todo - dá-nos uma visão geral do universo. Em primeiro lugar, temos a visão da eternidade e do propósito eterno de Deus. Desse ponto, decorre que o universo é Cristocêntrico. Em segundo lugar, temos a visão do universo após a inserção do pecado com todos os seus efeitos. Daí, temos que o universo é redentocêntrico. Aquele representa o significado profundo de Jesus Cristo, filho de Deus e filho do Homem. Este traz o significado terrível e glorioso de Cristo e sua crucificação; em outras palavras, o significado da cruz. É com este segundo aspecto, que pode ser representado como uma pequena esfera (redenção) inserida dentro de uma esfera maior (propósito eterno), que estaremos nos ocupando. A esfera maior tornou-se totalmente dependente da menor, e assim, a cruz se tomou o centro do propósito universal de Deus, de eternidade para eternidade.
Simplificando, a cruz é o meio de Deus para atingir o seu objetivo. O propósito eterno de Deus é seu Filho. Ele quer que seu Filho tenha a primazia em todas as coisas, convergir todas as coisas em Cristo. Quer dizer, o objetivo de Deus e seu meio, seu único meio de atingi-lo é Jesus Cristo crucificado, ou seja, a cruz. Mas a cruz não é o fim. Às vezes pensamos que a cruz é o fim. Não, não é o fim. O fim é o Filho de Deus, Jesus Cristo; mas a cruz é o único meio - não apenas um dos meios, mas o único meio - para alcançar o fim de Deus. É por causa disto que a cruz é fundamental e central na Bíblia, sendo também vital e essencial para nossas vidas.
Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. (1 Coríntios 1: 18). A cruz não é apenas um fato, ela é uma palavra Todos sabemos o fato histórico da cruz, ocorrido há dois mil anos, onde nosso Senhor Jesus morreu crucificado. Esse é o fato. Mas a cruz é mais do que simplesmente um fato. A cruz é uma palavra. Há uma mensagem vinda da cruz.
A palavra logos significa "pensamentos de dentro" ou "pensamentos de dentro expressos", "palavra", "modo de expressão", "verdade", "mensagem". Existe uma mensagem que sai da cruz de Cristo, e é a essa mensagem que nós precisamos ouvir. Se as pessoas se achegarem à palavra da cruz, teorizando-a, ou racionalizando-a, ou ainda, filosofando-a, elas irão descobrir que a cruz, para elas, é loucura Mas, se nos aproximarmos da palavra da cruz com fé e obediência, iremos descobrir que a palavra da cruz é verdadeiramente o poder de Deus e por ela somos salvos. Assim, precisamos nos aproximar da cruz com humildade, fé e obediência Não devemos tentar entendê-la com a mente, mas antes, com o espírito. Assim, pela vontade de Deus, entraremos na palavra da cruz com humildade, fé e obediência e encontraremos nela o poder de Deus.

AS QUATRO MENSAGENS DA CRUZ
Qual é a mensagem da cruz? O que a cruz nos diz? Claro que sabemos que a cruz de nosso Senhor Jesus nos fala muitas coisas; mas para o nosso tempo juntos, vou limitar a apenas quatro coisas. Estas são básicas na mensagem da cruz.

JUSTIFICAÇÃO
Primeiramente, a cruz fala de justificação. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. (Romanos 3:23). Quando o Espírito Santo começa a nos convencer dos nossos pecados, imediatamente descobrimos que estamos em um estado de condenação; temos um sentimento de culpa. Sentimos que não há paz no nosso coração. Sabemos que a ira de Deus é sobre nós e sabemos que o salário do pecado é a morte. Nós clamaremos como o carcereiro em Filipos: Que é necessário que eu faça para me salvar? (Atos 16:30). E é aqui que precisamos ouvir o que a cruz tem para dizer-nos. Sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no Seu sangue, para demonstrar a Sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração de Sua justiça neste tempo presente, para que Ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. (Romanos 3: 24-26).
Como pode um homem ser justo diante de Deus? Essa é uma questão muito antiga que nós encontramos também no livro de Jó (veja Jó 9:2). Jó faz a seguinte pergunta: ...como pode o homem ser justo para com Deus? Humanamente falando, é impossível. Quando somos convencidos dos nossos pecados, tentamos nos justificar diante de Deus fazendo o bem; mas não importa o quanto bem nós façamos, sob a luz de Deus, a nossa justiça própria é como trapos de imundícia. Ela não nos justifica diante de Deus. Assim, humanamente falando, ser justo para com Deus é impossível. Temos que olhar para fora de nós mesmos e não para dentro. Nós precisamos olhar para Deus, para nossa falar com você. E a mensagem é: Você está morto. O poder de Deus então começa a se tomar uma realidade em sua vida e você é liberto do pecado. Isso é libertação. É a cruz. A cruz fala conosco e então somos libertos. Assim precisamos continuar, estando firmados na cruz. Fazendo isso, iremos descobrir que o pecado não mais tem poder sobre nós. Não estamos debaixo do pecado, mas debaixo da graça de Deus.

Extraída do livro “A Cruz” de Stephen Kaung
Fonte: http://www.sebinter.com.br/ACRUZ.pdf

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.
Conheça nossa página no Facebook e curta RESTAURAÇÃO DA PALAVRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system