sábado, 23 de janeiro de 2016

A palavra da cruz 3 - A libertação


Em terceiro lugar, a cruz nos fala de libertação. Quando você começa a crescer mais no Senhor e ao mesmo tempo tem alguma relação com o mundo, então você descobre que há alguma coisa dentro de você que lhe atrapalha. Quando fomos salvos, ouvimos o Senhor dizer para nós "Teus pecados estão perdoados; vá e não peques mais". Eu acho que todo crente já ouviu isto. Se você realmente foi salvo, você sabe que o Senhor falou com você dizendo: Os teus pecados estão perdoados; mas disse mais: "Vá e não peques mais".
Bem lá no fundo sabemos que não devemos pecar mais porque foram os nossos pecados que pregaram Cristo na cruz, assim, como poderemos pecar novamente? Não queremos pecar mais, e tentamos não pecar. Mas depois que a primeira empolgação da salvação começa a se apagar, descobrimos que aquilo que queremos fazer, isso não fazemos e aquilo que odiamos fazer, isso fazemos. O que amamos fazer, não conseguimos. Em nosso espírito desejamos satisfazer a Deus, queremos fazer a vontade de Deus, porém descobrimos que em nossa carne não habita bem algum. Com relação à nossa vontade, iremos fazer a vontade de Deus, porém nos membros de nosso corpo parece haver outra lei. Tal lei é tão poderosa que nossa vontade não é páreo para ela. Quando começamos a crescer no Senhor descobrimos que quanto mais queremos agradar ao Senhor, mais descobrimos que somos incapazes de agradá-lo. Descobrimos que quanto mais queremos fazer a vontade de Deus, maior é nossa incapacidade de fazê-la. Ao contrário, fazemos coisas que sabemos que não deveríamos e não queremos fazer.
Antes de sermos salvos, quando fazíamos aquilo que gostávamos de fazer, éramos felizes; sentíamos-nos realizados. Havia o prazer do pecado. Mas após sermos A PALAVRA DA CRUZ 7 salvos, quando caímos várias vezes no mesmo pecado, ficamos felizes a respeito disso? Achamos isso doloroso. Verificamos que não gostamos dessa situação. Achamos isso horrível, sujo. Queridos irmãos e irmãs, não é verdade que o pecado não é apenas um ato, mas um princípio? É o pecado que habita em nós, em nossa carne, e ele reina e governa sobre nós. Estamos sem socorro. Não importa quão forte seja nossa vontade, ela não pode resistir a uma lei. A lei é sempre mais forte que a vontade. Teremos que gritar como Paulo no capítulo 7 de Romanos: "Oh, desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" (verso 24). Não é esse o nosso grito? Nós queremos ser libertos do princípio do pecado, do poder do pecado, e como lutamos por isso! Às vezes parece que somos capazes de vencer; mas muitas vezes somos derrotados. Nossa vida é apenas altos e baixos e sabemos que essa não é a vida que Deus quer que vivamos. Mas como?
Um dia, o Espírito Santo nos leva de volta à cruz e a cruz começa a falar conosco. Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na Sua morte? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com Ele na semelhança da Sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; sabemos isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado. (Romanos 6: 1-6).
Somos levados de volta à cruz. Você ignora isso? Você não sabe? Você não foi batizado? E exatamente esse batismo diz que você está morto com Cristo. Você foi sepultado com Cristo e você agora é ressurreto com Cristo de maneira que você pode andar em novidade de vida. Pela morte, você morreu para o pecado, e pela vida você está vivo para Deus. Você não sabe disso? Em outras palavras, o Espírito Santo irá te levar de volta à cruz.
Nós talvez tentaremos libertar nós mesmos do poder do pecado, da mesma maneira como antes tentamos livrar-nos de cometer vários pecados. Não podemos fazer isso. É a cruz que faz. Lá na cruz, o nosso Senhor Jesus morreu, não apenas como nosso substituto, mas como nosso representante. Ele não só morreu por nós, mas Ele morreu como sendo nós. Em outras palavras, quando Cristo morreu na cruz, ele tomou toda a raça adâmica, o velho homem com Ele. E, quando ele morreu, aquele velho homem morreu com Ele e nEle.
Para personalizar um pouco mais podemos dizer que quando Cristo morreu na cruz, Ele levou nossos pecados em seu corpo - seus pecados, meus pecados - e lá sofreu a pena por eles. Ele morreu e derramou seu sangue para a remissão dos meus pecados. Graças a Deus por isso. Isso é um fato e eu acredito nesse fato. Meus pecados estão perdoados. Mas a cruz é mais do que isso: Cristo também morreu na cruz como se Ele fosse nós, não apenas por nós mas como se Ele próprio fosse você e eu. Ele não apenas levou nossos pecados, ele levou a nós. Ele tomou você e eu - o velho homem, a raça adâmica - Ele tomou todos nós em si mesmo. E quando Ele morreu, a raça adâmica veio ao fim. O velho homem está morto. Eu e você morremos nEle. Essa é a realidade da cruz, o fato da cruz e isso foi feito há dois mil anos. Você não precisa crucificar você mesmo. Você não pode crucificar a si mesmo e você não precisa fazê-lo porque dois mil anos atrás Deus fez isso por você em Jesus Cristo. Deus sabe que nem em você nem em mim habita bem algum, não podemos ser consertados nem melhorados.
Se pudéssemos ser melhorados, Deus iria fazê-lo. Mas Deus já viu que não temos conserto, não podemos ser melhorados. E Deus disse: Chega. Assim, quando Cristo morreu na cruz, Ele acabou com a velha criação e disse: está consumado. Você e eu acabamos naquela cruz. Deus fez isso em Cristo. Isso é um fato e tudo que precisamos fazer é CRER nesse fato.
Algumas vezes os crentes acham isso muito difícil. Assim como era difícil acreditar como Cristo pôde morrer por nós, pouco antes de sermos salvos. Como pode seu sangue lavar nossos pecados? Ele morreu há dois mil anos e eu continuo pecando ainda hoje. Como pôde Ele morrer por nós dois mil anos atrás? Foi muito difícil; porque se você tentar racionalizar isso, será uma loucura e você irá perecer. Mas a partir do momento que a palavra da cruz tiver falado ao seu coração através do Espírito Santo você irá apenas CRER. Você aceita o fato e diz: "Obrigado Senhor, é isso". E realmente é isso. Você experimentou o poder de Deus perdoando seus pecados e, a partir do momento em que você já tenha aquela experiência, então as coisas deverão ser mais fáceis ao contrário de serem mais difíceis. O mesmo é verdade com relação ao estarmos mortos nEle. Se você ainda está lutando com o pecado, com o poder do pecado, com as tentações e tudo mais, pare de lutar, apenas CREIA. Descanse no fato de que quando Cristo morreu, você morreu. Nosso velho homem foi crucificado: "Sabendo isto, que o nosso velho homem foi crucificado com Ele..." (Romanos 6:6).
Não é que o nosso velho homem está crucificado agora ou deverá ser crucificado, mas que ele foi crucificado dois mil anos atrás. Ele só pode estar morto e bem morto. Você agora aceita esse fato? Se você aceita esse fato você experimenta o poder libertador de Deus porque a Bíblia diz que o nosso velho homem foi crucificado com Ele para que o corpo do pecado pudesse ser aniquilado de maneira que não devemos mais servir ao pecado.
O pecado como princípio reina em nossa carne. O pecado é o senhor do velho homem. O velho homem pertence ao pecado porque Adão se rendeu a ele no jardim do Éden. O pecado é o senhor, o velho homem é o mordomo e o corpo é o servo. O pecado como senhor não pode dar ordens diretamente ao corpo. Ele tem que fazer isso através do mordomo e o mordomo repassa aquela ordem ao corpo, o qual cometerá o pecado. O que Deus fez foi isolar o pecado, mas o pecado continua lá. Irmãos e irmãs, Deus não retira o pecado de você. Enquanto você viver, - o pecado como princípio ainda estará habitando em você. O poder do pecado está lá, ele não morre. Mas VOCÊ morre. Como somos libertos do pecado? Não vencendo o pecado, mas MORRENDO para ele. Não significa que o pecado seja desarraigado de uma tal maneira que não haja mais pecado. Não, o pecado ainda está lá. Mas Deus fez um trabalho maravilhoso de isolar o pecado, porque o velho homem, que está entre o senhor (princípio do pecado) e o servo (corpo), está morto. Assim, quando o pecado tenta dar ordens, ninguém as tomará. O corpo está desempregado e não tem nada para fazer. Nosso corpo era o corpo do pecado. Aquele era o trabalho que o corpo estava fazendo. Mas agora o corpo não tem trabalho; não tem nada a fazer. Esse é o motivo porque a Bíblia diz: oferecei vossos membros como instrumentos de justiça para santidade (veja Romanos 6: 13). O corpo foi reempregado sob nova direção. É assim. Apenas aceite o fato e olhe para a cruz. Se você olhar para a cruz ela irá falar com você. E a mensagem é: Você está morto. O poder de Deus então começa a se tomar uma realidade em sua vida e você é liberto do pecado. Isso é libertação. É a cruz. A cruz fala conosco e então somos libertos. Assim precisamos continuar, estando firmados na cruz. Fazendo isso, iremos descobrir que o pecado não mais tem poder sobre nós. Não estamos debaixo do pecado, mas debaixo da graça de Deus.

Extraída do livro “A Cruz” de Stephen Kaung
Fonte: http://www.sebinter.com.br/ACRUZ.pdf

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.
Conheça nossa página no Facebook e curta RESTAURAÇÃO DA PALAVRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system