terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A palavra da cruz 2 - A separação



Em segundo lugar, a cruz nos fala de separação. Antes de sermos salvos, os nossos problemas mais urgentes eram os nossos pecados: como nossos pecados serão perdoados? Mas, após ser salvo, provavelmente o primeiro problema que um novo convertido irá encontrar será a questão do mundo: como posso ser separado do mundo na prática? Encontramos em Efésios, capítulo 2, que, antes de sermos salvos, quando estávamos mortos em pecados e transgressões, andávamos de acordo com o curso deste mundo.

Em outras palavras, nós pertencíamos a este mundo, fazíamos parte dele. E este mundo nos atraía. Procurávamos as coisas deste mundo. Queríamos estar atualizados. Não queríamos deixar as pessoas olharem para nós como sendo antiquados; queríamos pertencer ao mundo. Queríamos provar para nós mesmos que éramos adaptáveis. Esta era a situação antes de termos sido salvos. Mas, graças a Deus, quando Ele nos salvou, não só nos salvou dos pecados, mas também nos salvou deste mundo.
Quando os filhos de Israel estavam no Egito, eles estavam em cativeiro. Deus usou o cordeiro pascal para libertá-los colocando o sangue nos umbrais das portas; e o destruidor passava, mas não entrava. Eles foram salvos dos seus pecados e da destruição pelo sangue do cordeiro. Mas não foram apenas salvos dos seus pecados.
Enquanto comiam o cordeiro, comiam de tal forma que estivessem prontos para fugir. Imediatamente, naquela mesma noite, pela madrugada, os filhos de Israel começaram a fugir do Egito. E, para que fossem completamente separados do Egito, Deus os guiou por um caminho estranho. Eles poderiam ter ido para a terra prometida, a terra de Canaã, através da terra dos filisteus, mas ao invés disso, o Senhor os guiou pelo Mar Vermelho. Eles atravessaram o Mar Vermelho e o Egito ficou para trás. Eles ficaram separados do Egito; e agora, como diz o Novo Testamento, eles pertenciam a Moisés. No sentido real, no Novo Testamento, significa que você pertence a Cristo. Irmãos e irmãs, isto é o significado do batismo. Algumas pessoas dizem: "Por que depois que fui salvo, preciso ser batizado? Eu não sou salvo pelo sangue de Jesus Cristo? Se eu creio no Senhor Jesus, eu sou salvo. Por que eu tenho de ser batizado?"
Mas o Senhor, figuradamente, salvou os filhos de Israel não só pelo sangue do Cordeiro, mas também guiando-os pelo Mar Vermelho. Eles foram salvos não só da destruição, mas também do Egito. Eles foram separados para Moisés, quer dizer, para Deus. O que é batismo? Por que devemos ser batizados? Você se lembra do dia de pentecostes, o povo estava com o coração compungido e falaram, "Que faremos, irmãos'?". Então Pedro respondeu: "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado. E sejais salvos desta geração perversa".
Assim, o batismo na verdade significa que fomos salvos deste mundo. Antigamente, pertencíamos a este mundo; mas através do batismo, através da água, fomos salvos deste mundo e agora pertencemos a uma outra pessoa e a um outro mundo. Pertencemos a Cristo; ele é agora o nosso mundo. Este é o significado do batismo. Fomos batizados? Sim fomos. Sabemos o que isto significa? Estamos sendo separados do mundo? Deus nos separou, mas até que ponto esta separação é uma realidade em nossas vidas? Como novo convertido, você, na verdade, não precisa de alguém para te falar o que é o mundo, não é só isso. Após você ter sido salvo, com a vida de Cristo dentro de você e com aquilo que a cruz já fez por você, nvariavelmente o Espírito Santo começará a falar-lhe daquilo que a cruz já fez por você em relação ao mundo.
No começo, o Espírito falará contigo a respeito das coisas do mundo, porque antigamente era isso que amávamos. Essas coisas eram vida para nós. Mas, depois de havermos sido salvos, o Espírito de Deus irá começar a nos convencer das coisas do mundo - a concupiscência dos olhos, a concupiscência da carne e a soberba da vida, coisas que gostávamos de ver. Mas, começamos a perceber que tais coisas não convêm, não são corretas para o povo de Deus. Ou talvez são coisas que nós gostamos de ter, mas agora começamos a perceber que deveremos abrir mão de tais coisas. Irmãos e irmãs, Deus, pelo seu Espírito Santo, irá começar a tratar conosco em relação ao mundo porque nós já fomos separados. A cruz está entre nós e o mundo e o Espírito Santo é responsável por fazer disso uma realidade para nós. Assim, gradualmente, um por um, você tem que deixar de fazer isto ou aquilo.
Para os cristãos jovens, provavelmente haverá certas lutas no começo. Vou dar uma ilustração. Logo quando fui salvo, o Senhor começou a tratar comigo especialmente com relação ao teatro e ao cinema, porque antes de ser salvo estas eram as coisas que eu mais gostava. Quando eu abria o jornal, era a primeira coisa que eu procurava.
Naquela época eu estava em Shangai, onde havia muitos cinemas e eu tinha parentes e amigos que eram donos de teatros, de maneira que eu não tinha que pagar nada. Mas depois de eu ser salvo, o Senhor começou a tratar comigo nesta área. Oh, como eu lutava com isso e como eu ficava questionando Deus e falava: "A partir de agora eu só vou assistir aos filmes bons; vou parar com todos os filmes ruins". Assim eu vinha lutando com isso, até que cheguei ao Senhor e falei que apenas assistiria aos filmes religiosos. E foi verdade. O último filme ao qual assisti foi um filme religioso.
Um dia alguém me mandou ingressos e eu lutei comigo mesmo dizendo: "É uma pena desistir. É um filme religioso. Claro que posso ir". Assim eu fui; e tenho que confessar que durante aquelas duas horas no cinema eu ficava olhando para o filme, porém não estava vendo. Por quê? Porque havia uma luta dentro de mim e essa luta também não era algo bom. Assim, quando eu saí do cinema, eu estava certo que pela graça de Deus, aquele tinha sido o último filme que eu tinha visto. Irmãos e irmãs, talvez no começo tenha sido uma luta, mas depois eu descobri que daquilo que eu tinha deixado não era comparável com aquilo que o Senhor tinha dado para mim. Na verdade não foi uma perda, foi um ganho.
Depois, os meus parentes ficavam com pena de mim ao perceberem que eu não iria mais ao cinema. Eu me lembro da minha tia me dizendo: "É uma pena. Você é um jovem e deveria ir e se divertir. Se precisar de dinheiro eu posso te dar". Na China nós não nos atrevemos a discutir com pessoas mais velhas, mas eu ri em meu coração. Eu disse: "Você não sabe. Eu não preciso disto. Eu tenho algo muito melhor. É uma alegria, uma paz muito grande em meu coração. Não é difícil deixar de ir ao cinema". Mas, no começo, provavelmente será difícil. Deus irá tratar com você com relação à separação.
À medida que você começar a se achegar a Deus, a crescer no Senhor; não é pelo fato de você deixar de fazer alguma coisa neste mundo que você é separado. Você começa e descobrir que o mundo está em você. Existe um espírito do mundo em nós e como ele quer nos segurar! Nós não apenas precisamos de libertação destas coisas como também precisamos ser libertos do espírito do mundo. O mundo é um sistema, um cosmos. Satanás organizou o mundo em um sistema muito acirrado, e isto inclui todas as áreas e aspectos - político, econômico, cultural, social e até religioso.
Depois que somos salvos, o Senhor não apenas irá nos livrar das coisas do mundo, mas irá nos livrar do espírito do mundo; e o espírito mais forte do mundo está fundado no mundo religioso. Paulo estava aprofundado no mundo religioso do judaísmo. Em Filipenses, capítulo 2, ele nos fala como ele estava arraigado profundamente no judaísmo: Ele tinha sido circuncidado no oitavo dia; nasceu um israelita; era da tribo de Benjamim; era filho de um fariseu; de acordo com a lei era perfeito; sobressaia-se aos seus contemporâneos no zelo por Deus; e perseguia os cristãos pensando que eles eram impostores, rebeldes. Ele estava arraigado naquele mundo religioso; porém, Deus o libertou daquele espírito. Ele disse: considero tudo com perda (Filipenses 3:8). Essas coisas eram preciosas para ele, era tudo o que tinha alcançado até então, eram coisas pelas quais tinha orgulho; e agora considerava estas coisas como escória, refugo, como coisas a serem desprezadas por causa da excelência do conhecimento de Jesus Cristo.
Aquele homem foi libertado completamente do mundo religioso para a plenitude de Cristo. Fomos libertos do mundo? Fomos libertos do espírito do mundo? Fomos libertos do mundo como um sistema? Entramos na plenitude de Cristo, sabendo que a excelência do conhecimento de Cristo é um ganho? À medida que você vai caminhando com o Senhor, você continuamente vai sendo separado do mundo e isso é apenas uma confirmação daquilo que a cruz já fez por você. É uma posição.
Temos a cruz que fica entre nós e o mundo. Na prática achamos que às vezes, quando o mundo olha para nós, ele ainda vê alguma esperança em nós; e que quando nós olhamos para o mundo, ainda temos algum desejo por ele. Não estamos mortos um para o outro.
Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. (Gálatas 6: 14). Paulo disse que quando ele olhava para o mundo, ele via que o mundo estava morto. Estava crucificado. Não havia nada que ele, Paulo, admirasse. E ao mesmo tempo, quando o mundo olhava para ele, o mundo achava que ele estava morto. Em outras palavras, o mundo tinha desistido de qualquer esperança nele. Fico me perguntando se o mundo realmente desistiu de nós, ou seo mundo ainda nos tenta a voltar para ele, por achar que ainda há alguma coisa do seu espírito em nós.
Será que realmente olhamos para o mundo como se ele estivesse morto? Será que podemos nos gloriar desta maneira? O que precisamos é voltar para a cruz. Se olharmos para a cruz, haverá uma revelação dada para nós. Você sabe, a cruz é uma grande revelação. Ela não apenas revela o amor de Deus, a pecaminosidade do pecado, mas ela também revela para nós quão horrendo e hostil é o mundo, pois esse é o mesmo que crucificou o nosso Senhor Jesus. O mundo grita: "Fora com Ele, fora com Ele. Crucifiquem-No". O mundo o rejeitou. Isso é o que o mundo fez e está fazendo com o nosso Senhor Jesus. Agora, se conhecemos a cruz, se vemos a cruz, e se vemos que foi o mundo que crucificou Cristo, irmãos e irmãs, como nos posicionamos? Podemos amar o mundo ainda assim? E o mundo continuará a nos amar se realmente ficarmos com Cristo na cruz?
 
Extraída do livro “A Cruz” de Stephen Kaung
Fonte: http://www.sebinter.com.br/ACRUZ.pdf

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.
Conheça nossa página no Facebook e curta RESTAURAÇÃO DA PALAVRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system