sábado, 14 de setembro de 2013

Andar com Deus



Gn 5.24
Diz a Palavra de Deus, em Gênesis 5.24, quando discorre a história de um homem chamado Enoque: “E andou ENOQUE com Deus e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou”.
“E destes profetizou também ENOQUE, o sétimo depois de Adão, dizendo: eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos.” Judas, versículo 14.
Enoque é mencionado na Bíblia somente nessas duas passagens e em Hebreus 11 verso 5, onde se fala dos heróis da fé. Ali está escrito que Enoque agradou a Deus. A Bíblia fala muito pouco de Enoque, mas as coisas que descreve a respeito desse homem só são coisas boas, como “andou com Deus”, “agradou a Deus”, “Deus o tomou para si”, entre outras.
Apesar de quase nenhuma referência sobre esse homem, pode-se compreender sua importância e que existe atrás de sua vida uma forte simbologia, ao ponto de ele ser mais citado no Novo do que no Antigo Testamento.
No texto de Judas, verifica-se que Enoque era ou foi em algum momento um profeta de Deus, pois o texto afirma que Enoque profetizou. Acontece que, em Gênesis, no texto que fala da vida de Enoque, não há nada que mostre que ele profetizava, a não ser que ele ANDOU com Deus. Percebe? Ele ANDOU com Deus. Que maravilha! Nós estamos querendo, a cada dia, andar com Deus e tem sido difícil e vivemos na época do Espírito Santo. Ele nem sequer sabia do Espírito Santo e ANDOU com Deus. Qual era o segredo desse homem?
Qual outra pessoa a Bíblia mostra ter andado com Deus ao ponto de Deus o tomar para si? Assim, podemos ter noção da importância de Enoque para o Senhor e como ele é importante na questão de ser exemplo de andar com Deus.
Podemos supor que, pelo motivo de ele andar com Deus, Deus o revelava seus mistérios, pois a Bíblia ensina que Deus, pelo seu Espírito, nos revela mistérios, como mostra I Coríntios 2, do verso 7 ao verso 10. No verso 7, fala-se dos mistérios da sabedoria divina e, no verso 10, que Deus revela essa sabedoria por meio de seu Espírito. Assim, de algum modo, Enoque sabia coisas dos mistérios de Deus. Um desses mistérios era o que ele profetizou, conforme Judas 14, referente à segunda vinda de Jesus, no qual ele dizia que Jesus viria com milhares de seus santos.
No Salmo 101.6, está escrito: “Os meus olhos procurarão os fiéis da terra para que estejam comigo. O que anda em um caminho reto esse me servirá.” Veja que Deus procura fiéis para andarem com Ele e o próprio Senhor Jesus disse: “Mas vem a hora e já CHEGOU em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e verdade, pois o PAI procura a tais que assim O adorem.” Isso está no evangelho de João, capítulo 4, versos 23 e 24.
Podemos entender que andar com Deus fala de ser íntimo com Ele, fato que somente ocorre por meio de uma prática de adorar a Deus em espírito e em verdade. Isso não se refere a cantar louvores, a uma reunião em um retiro, em um encontro, isso nada tem a ver com adoração como tentam ensinar nos dias atuais. Isso tem a ver com ANDAR COM DEUS e PRONTO. Andar com Deus é TESTEMUNHO, é VIDA que atinge outras pessoas, é EXEMPLO de crente em JESUS, é estar acima dos conflitos, das contendas, é VIVER CHEIO DA GRAÇA e DO AMOR DE JESUS. Você consegue entender isso?
Hoje, está em moda ir a encontros proféticos, clamores proféticos, encontros de adoração, adorações dos mais diversos tipos, etc, etc etc. Tudo isso é ONDA. Tudo isso é CANOA FURADA. A pessoa não muda. O comportamento continua o mesmo. Aí precisa mudar o tipo de encontro. Não deu certo no ATO PROFÉTICO, precisa ir ao ENCONTRO DE CURA DA ALMA! Não deu certo nesse encontro, precisa ir ao ENCONTRO DE QUEBRA DE MALDIÇÃO, etc etc etc etc.
Oh, meu Deus, como o povo ainda não entendeu a linguagem do ESPÍRITO SANTO. A linguagem de ENOQUE. Simplicidade com PODER. Poder que muda. Paulo diz em II Cor 5.17 que “aquele que está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas se passaram e TUDO se fez novo”. Menos na vida de metade do povo que se intitula CRENTES em JESUS. (ou mais que metade). Acorda aí, irmão: VOCÊ É NOVA CRIATURA! EI, O PASSADO PASSOU!.
Jesus disse que a hora já chegou, você percebe? Esta hora é a hora da igreja do Senhor Deus. Ele está procurando verdadeiros adoradores. Em nenhuma outra passagem da Bíblia cita essa questão de Deus procurar determinada classe de pessoas.
Ele quer adoradores. A igreja, que nasceu com a morte de Jesus no Calvário (João 12.24), tem hoje o Espírito Santo, que a conduz à toda verdade, conforme revela João 16 verso 13. O Espírito Santo é nosso companheiro na adoração a Deus. Ele é, do grego, “paráclito”, ou seja, auxiliador na mais genuína adoração a Deus.
Repare, então, que ANDAR com Deus fala da adoração em espírito e em verdade. Em espírito fala da comunhão do nosso espírito com o Espírito de Deus e em verdade fala da condução à verdade que o Espírito Santo faz em nossas vidas, que ocorre com a meditação e exame constante das escrituras sagradas (Jo 5.39).
ENOQUE ANDOU COM DEUS. A IGREJA PRECISA ANDAR COM DEUS. A IGREJA PRECISA SER ENOQUE.
Enoque andou com o Pai. Isto quer dizer que ele aprendeu, de alguma forma, a adorar o Pai e a ter intimidade com o Senhor, mesmo sem ter vivido na época do derramamento do Espírito Santo, como ocorre conosco hoje na Nova Aliança. Nós, hoje, devemos ser enoques. Cada um de nós, como membro do Corpo de Cristo, deve andar com o Senhor, por meio da verdadeira adoração. Assim, você será tomado para Deus!

Aureo Ribeiro Vieira da Silva
Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.

Receba as mensagens em seu e-mail. Basta seguir-nos inserindo seu e-mail no campo destinado a isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system