domingo, 8 de setembro de 2013

Em Cristo, Deus fez tudo



 No Evangelho lemos,Todos nós temos recebido da Sua plenitude, e Graça sobre Graça” -  João 1:16.


Você sabe o que isso significa?   O que é Graça?    Às vezes ouvimos alguém dizer: ‘Recebi uma Graça’, como se isso fosse um favor especial, mas será que a Graça é assim?    Vamos considerar o que o apóstolo diz nessa citação. Em primeiro lugar, Graça é:


- Deus substituindo uma condição desfavorável por uma favorável;


- Deus apresentando uma condição adequada para o nosso relacionamento com Ele;


- Deus  reconciliando o pecador com Ele mesmo, oferecendo-lhe a Paz; e


- Deus perdoando toda transgressão, iniqüidade e pecado.


Observe que dizemos acima que Graça é uma condição, não um mero conceito de bondade especial.  Observe também que a Graça é uma condição oferecida por Deus.  Veja o que disse o apóstolo Paulo quanto à condição da Graça na concepção de reconciliação – Deus oferecendo Paz:


      “Tudo provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo (...) Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo não imputando aos homens as suas transgressões" - 2 Coríntios 5:18,19.


Pode haver Graça maior do que essa ?     Veja ainda o que Deus fez para que você e eu possamos desfrutar dessa Graça:


         “Aquele (Jesus) que não conheceu pecado, Ele O fez pecado por nós, para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus” – 2 Coríntios 5:21.


Será que com isso dá para você entender o que é Graça?    Repetimos: Graça é uma condição oferecida por Deus.   Que condição é?   É a condição Jesus, ou seja, a condição que Cristo conquistou por nós através de Sua obra redentora. “Ele é a nossa Paz” (Efésios 2:14,) e como observamos na citação acima, Ele, Jesus, é a nossa Justiça.   Aliás, o apóstolo Paulo enfatizou bem no início de sua epístola aos coríntios a condição da Graça que Deus estabeleceu em Jesus:


      “Vós sois dEle, em Cristo Jesus, O qual Se nos tornou, da parte de Deus sabedoria, e justiça, e santificação e redenção”– 1 Coríntios 1:30.


Será que com isso dá para você entender por que o apóstolo João disse: Todos nós temos recebido da Sua plenitude”?    A condição da Graça oferecida – colocada à nossa disposição por Deus em virtude do que Cristo fez por nós – é completa, constante e contínua. 


A Graça é completa – Cristo fez tudo o que é necessário para o seu e o meu relacionamento perfeito com Deus.    Por isso Ele clamou na cruz “Está consumado”! (João 19.30).   


A Graça é constante – Deus não modifica a Graça ao longo do tempo.   Por isso o Espírito diz às igrejas: “Tudo está feito” (Apoc. 21:6) e “Eu, o Senhor, não mudo” (Mal.3:6).


A Graça é contínua – Deus dispensa Graça sobre Graça continuamente, pois Ele nos “coroou de Graça e Misericórdia” (Sal.103:4) e disse: “Com amor eterno Eu te amei, por isso com benignidade te atraí” (Jeremias 31:3).


Atente para a grandeza da afirmação de João: 


Primeiro, ele não somente fala na “plenitude” em Cristo, mas ele diz que “todos nós temos recebido”.   Observe: “todos nós”, ninguém é excluído.  Não há restrição alguma.   Deus não colocou a Sua Graça dependendo de nós – Ele oferece a condição da Graça – a condição ‘Jesus’, para todos nós.


Segundo, o apóstolo diz que “todos nós temos recebido da Sua plenitude”.  E falando dessa Graça, o apóstolo Paulo disse:


       “A benignidade de Deus, nosso Salvador, e o Seu amor para com os homens (não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo Sua misericórdia Ele nos salvou) mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo que Ele derramou sobre nós ricamente por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador” – Tito 3:4-6.


Deus “derramou ricamente” a Sua Graça sobre todos nós, e por isso João disse que “temos recebido da Sua plenitude”.   Pode haver algo maior para alegrar o seu coração em Deus, enchendo de gratidão todo o seu ser?   


Não procure a Graça, regozije-se nEla.


Todos nós necessitamos crer no que Deus diz e confiar no que Ele fez por nós em Cristo, para realmente viver, no cotidiano, a riqueza e abundância da Graça que recebemos em Jesus.   Pense nisso  !





Publicação do Ministério Verdade Viva, Caixa Postal 51, cep: 30.123-970. Belo Horizonte, MG. Brasil. E-mail: minister@gold.com.br.                                                                      
- Autoria: Bernard Snelgrove.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system