terça-feira, 24 de setembro de 2013

Arca de Noé: a aliança de Deus que solucionou o problema da corrupção do homem



Gênesis 6.13 e 14
13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. 14 Faze para ti uma arca da madeira de Gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.
Quando Deus olhou para o homem e percebeu que o homem havia se corrompido, conforme se lê no texto, Ele teve que tomar uma decisão para restaurar o homem ao ponto que ele desejava, pois a corrupção da humanidade tornou-se tão pecaminosa que Deus não conseguia nem aceitar mais o homem. O Senhor mesmo afirma que o fim de toda carne viria perante Sua face, pois a terra estava cheia de violência. Isso representa a própria revelação da obra de Deus em Cristo Jesus. Quando Paulo mostra isso, ele nos diz que: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Rom 3.23.
Isso é o mesmo que aquilo que ocorreu com a geração de Noé, com a diferença que não havia, ainda, um Cristo crucificado para restaurar o ser humano. Deus teve destruir a humanidade estabelecida até aquele momento e iniciar tudo de novo.
Paulo caracteriza nossa geração como sendo exatamente a geração de Noé. Observe em Romanos ainda, no mesmo capitulo 3, onde Paulo descreve nossa geração:
 10  Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. 11  Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. 12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 13  A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; 14  Cuja boca está cheia de maldição e amargura. 15  Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. 16  Em seus caminhos há destruição e miséria; 17  E não conheceram o caminho da paz. 18  Não há temor de Deus diante de seus olhos.

Veja que, no verso 10, Paulo repete o que foi escrito no AT, ou seja, não há um justo sequer. Além disso, o verso 15 diz que os pés daqueles que viviam na época de Paulo (nossa geração no sentido da dispensação da graça de Deus) eram ligeiros para derramar sangue e não conhecem o caminho da paz. Isso aponta para a mesma característica que Deus condenou na geração de Noé: pessoas violentas.
Do mesmo modo que Paulo conclui que o homem está separado da glória de Deus, isto é, distante de participar da divindade e de sua natureza, conclui-se que a geração de Noé estava separada da glória de Deus. Deus precisava recriar a humanidade. Não havia mais opção para o Senhor no sentido de restabelecer o padrão de relacionamento com o ser humano. Não havia meios de resolver o problema sem uma recriação da humanidade.
Para você ser restabelecido à comunhão com o Senhor, não há outro meio que não seja a sua recriação. O próprio Jesus disse isso: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” Jo 3.3.
Aquele processo de recriação da geração de Noé teria um meio muito interessante que iria dar segurança e manter viva a família de Noé: a arca de madeira que Deus mandou construir. O Senhor disse a Noé: “Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume”.
Muitos comparam a história de Noé com a segunda vinda de Cristo Jesus, o que é correto. Aqueles que entraram na arca de Noé, como diz Pedro, oito almas, salvaram-se (I Pe 3.20). Aqueles que entrarem na arca hoje serão salvos. Isso é uma grande verdade.
Mas o que estou focando é a providência de Deus para Noé para recriar o homem. Deus providenciou algo que faria com que Noé, após o dilúvio, pudesse iniciar a nova humanidade, do modo como Deus tinha em mente.
Hoje, para que possamos retornar ao estado original de relacionamento com Deus, o próprio Senhor nos providenciou sua arca: Jesus, o Cordeiro de Deus.
Paulo diz que “aquele que está em Cristo é nova criatura. As coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo”. II Cor 5.17. O segredo é estar em Cristo. Estar em é estar incluído nEle. Não é estar dentro de um grupo cristão, uma igreja ou coisa parecida. Só pode viver uma nova vida quem está em Cristo. Se você não consegue se livrar de coisas antigas é porque ainda não entrou em Cristo. Ainda não entrou na ARCA.
Quando Deus deu a ordem a Noé, um cuidado especial devia ser observado: o uso do betume para vedar a madeira, por dentro e por fora. O betume é um mineral de alta viscosidade, cor escura e facilmente inflamável. É semelhante ao que temos hoje chamado piche. Era usado em diversas culturas para vedar, proteger as construções, retirar qualquer tipo de infiltração, de modo que com o betume Noé e sua família estariam protegidos durante todo o tempo que ocorresse o dilúvio. Isso é interessante porque representava a segurança de Noé. Se os buracos na madeira da arca não estivessem vedados, eles poderiam morrer afundados no dilúvio.
Isso nos ensina que somente em Cristo estaremos “vedados” das infiltrações mundanas que podem nos destruir. Somente a Arca daria esperança a uma nova humanidade sem corrupção, sem violência, enfim, uma nova vida.
Somente por meio de Jesus podemos nascer de novo, podemos perder nossa natureza corrompida pelo pecado, podemos ter nova vida. Ele é nossa ARCA. Entre nessa Arca que estarás seguro a todo instante.

 Aureo Ribeiro Vieira da Silva - (www.cacp.org.br)
Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system