segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O segredo da Aliança de Deus: uma reflexão da aliança de Deus com Noé




Gn 9.11 ao 17
11 E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra. 12 E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. 13 O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra. 14 E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens. 15 Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne. 16 E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra. 17 E disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e entre toda a carne, que está sobre a terra.

Sobre a questão da aliança que Deus estabeleceu com Noé após o dilúvio, é interessante que se observe alguns pontos que constam no próprio texto.
No verso 11, o Senhor diz: “Estabeleço uma aliança”. Como tenho dito sempre, aquilo que precisamos tem que vir do céu. Aquilo que tentamos fazer com nossas forças nunca tem um bom final. Veja que Deus estabeleceu uma aliança. Ele tomou a iniciativa. Do mesmo modo, Ele tem uma aliança conosco hoje. Em Hebreus, no capítulo 8, versos 8 e 9, o texto bíblico diz: “Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança. Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito. Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor”.
O final do verso 8, nos mostra que essa aliança é NOVA. A nova aliança a que Deus se refere é uma aliança diferente, pois Ele afirma que não seria como as alianças feitas no passado.
Essa aliança é Superior (Heb 8.6). Essa é para toda a eternidade. Por ela, nós fomos alcançados pelo Evangelho da Graça.
Além disso, no texto de Gênesis, vemos que Deus tinha um sinal para aliança, que Ele se lembraria todos o momentos que começasse a chover, que Ele sempre confirmaria sua aliança.
Sem isso, estaríamos perdidos. São essas coisas que nos dão confiança para crermos na providência divina.
Muitas coisas nos foram providenciadas por meio do sacrifício de Jesus Cristo. Na cruz, Ele tomou nossas enfermidades e dores (Is 53.4 e 4), transformou nossa tristeza em alegria (Jo 16.20), deu-nos providências financeiras (Fl 4.19), outorgou-nos autoridade sobre doenças e demônios (Mt 10.1), enfim, realizou uma obra completa. Isso é o que resultou da Superior Aliança. Isso é o que Deus nos prometeu com a aliança em Cristo Jesus.
Conforme o texto de Gênesis, vemos que Deus mesmo afirma que Ele próprio interviria para que a aliança com Noé jamais viesse falhar.
Se agora, temos uma aliança superior, o próprio Deus vela para que essa aliança seja garantida (Jr 1.12).
Com isso, por que muitos cristãos conseguem ficar impacientes, medrosos, ansiosos, desanimados, doentes e derrotados se o próprio Deus é quem faz FUNCIONAR a aliança que ele mesmo estabeleceu?
Simples: porque não entendem que isso vem de Deus. Tudo que precisamos vem do alto. Todo nosso suprimento vem do Senhor.
Ele diz para Noé: “Noé, o dia que o tempo fechar e tudo escurecer em sua vida, eu lançarei o ARCO-IRIS, que é nosso sinal, para que você lembre que EU PROMETI jamais destruir a humanidade com água. Assim, jamais sentirás medo”
Nós temos um sinal. Em Col 2.14, Paulo nos ensina que tudo que era contra nós, na LEI, foi retirado de nós e cravado na CRUZ. Temos uma ALIANÇA, vinda de Deus, em que pela CRUZ alcançamos a graça.
Quando nossa vida parecer não ir bem, quando tudo parecer que se perdeu, a única coisa que tens que fazer é DESCANSAR nisso. Quem vai tomar providências é o próprio DEUS. Do mesmo modo que Ele falou com Noé e fala conosco: “Fique tranquilo meu filho, pois eu olharei para a CRUZ e me lembrarei da ALIANÇA que tenho contigo”.


 Aureo Ribeiro Vieira da Silva - (www.cacp.org.br)
Igreja Evangélica Missão Pentecostal
Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system