quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Deus não aceita obras humanas



Gênesis 3.21

“E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu”

Após a queda do homem, conforme vimos na mensagem “Desobediência e Auto-suficiência” (vide Gn 3.1 ao 12), ao perceber que havia perdido a natureza da vida de Deus, Adão e Eva entenderam sua nudez. Em tese, aquela nudez deles nada era para eles, mas por terem se corrompido algo lhes dizia que andar nu não era adequado para se falar com Deus. De fato, a nudez significava a auto-suficiência, a perda das vestes de Deus. Ficaram nus de Deus. Ficaram nus das vestes do Senhor.
Quando Adão e Eva passaram a entender sobre o mal e sobre o bem, entenderam o pecado e tiveram vergonha de Deus. Arrependidos, buscaram um modo de se reconciliar com Deus e cozeram para si um avental (Gn 3.7).
O homem está sempre buscando fazer algo para encobrir seu pecado. Tenta ser bom, tenta ser santo, tenta ser generoso, tenta ser espiritual, tenta ser amigável, acaba até mesmo conseguindo ter uma boa moral, sendo até exemplo para os demais. Mas até onde isso tem significado para Deus? Isso não tem nenhum sentido para Deus. Veja que Adão e Eva cozeram um bom avental, pois usaram folhas de figueira, cobriram-se, enfim, puderam esconder aquilo que representava a derrota. Você pode fazer isso. Pode esconder sua derrota, sua nudez. Você pode ter meios de satisfazer-se, mas ainda lhe faltará algo.
Apesar disso, eles não podiam mais ter a vida eterna, eles não podiam mais comer do fruto da vida, eles não teriam mais a comunhão com o Senhor, algo que era precioso ao Senhor Deus.
A Bíblia não diz que Deus mudou o avental deles para um maior, ou para um de melhor qualidade ou para um mais moderno, nada disso. Apenas diz que Deus os vestiu com túnica de peles. Deus ainda queria investir naquele casal, afinal de contas, eles trariam as gerações pelas quais viria Jesus e iria pisar na serpente. Mas como Deus poderia trabalhar se eles queriam usar as próprias forças para servir a Deus?
Em Zc 4.6, o Senhor nos exorta que a obra dele no homem não é resultado de força ou violência, mas um resultado da ação do Espírito Santo. Que maravilha.
Uma outra questão é que nem o que eu faço e nem o que os outros façam pode me vestir do jeito que Deus quer. Veja o caso de Davi. Saul o vestiu com o melhor do traje pra guerra (I Sm 17.38), mas ainda assim não foi suficiente. Aquelas vestes eram feitas por mãos humanas. As doutrinas, as teorias, as estratégias de crescimento que a cada dia vemos pipocar nas denominações, os grande preletores, os maiores evangelistas, nada, nada neste mundo pode vestir você do modo que Deus quer e precisa.
Para fazer túnicas de peles para Adão, algum animal morreu e derramou seu sangue. Isso simbolizava o Cordeiro de Deus. Em Hebreus 9.22, está o segredo de Deus. O Cordeiro. “Sem derramamento de sangue, não há remissão”.
As roupas que o Senhor nos veste são roupas de salvação. Ele providenciou o Cordeiro, ele providenciou tudo. Chegou a hora apenas de você entrar no propósito do Senhor. Creia apenas. Ele está te vestindo hoje. Troque seus aventais de figueira pelas túnicas de pele do Senhor.
Em Isaías 61.10, fica bem claro o propósito do Senhor: “te vestir com roupas de salvação e manto da justiça (que fala da morte de Cristo)” e, por meio disso, seremos regozijados, seremos cheios de vida, amor, alegria, paz, enfim, a vida do Senhor virá a nós. Isso só acontece quando parte do Senhor e não de nós. Roupas feitas por nós não servem. Só serve o que é feito pelo Senhor.
A obra que o Senhor realiza, irmãos, é completa. O sacrifício de Jesus foi o modo que Deus estabeleceu para nos vestir com glória.
Em Zc 3.3, existe uma ilustração sobre Josué, uma ora significando o povo judeu, e, mais a frente, o próprio Josué, em que há uma descrição fantástica da obra do Senhor.
3 Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo.
4  Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de vestes finas.
5  E disse eu: Ponham-lhe uma mitra limpa sobre a sua cabeça. E puseram uma mitra limpa sobre a sua cabeça, e vestiram-no das roupas; e o anjo do SENHOR estava em pé.

A honra do Senhor é uma obra maravilhosa. As vestes de salvação começam pela cabeça. A honra de Deus vem de Deus. Ele te veste com vestes finas. Que coisa gloriosa!
Obra de homem não agrada a Deus. Se isso descer em seu coração e encontrar repouso, grandes honras o Senhor irá vestir em você. Permita que ele faça as suas peles, permita que os meios dele cubram o seu pecado.
Fuja de obras de homens.

 Aureo Ribeiro Vieira da Silva

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system