terça-feira, 10 de setembro de 2013

Compartilhando a verdadeira Fé



Texto chave da mensagem Hebreus 11.1 a 12; 17 a 24 e 25 a 34
Um pastor de uma igreja do sertão marcou uma data para a igreja levantar um clamor para que chovesse, pois fazia meses que não chovia e os animais do campo estavam morrendo e muitas pessoas adquirindo doenças. No dia marcado uma menina apareceu com um guarda-chuvas e muita gente estranhou, mas ela dizia: “ não viemos aqui para orar para fazer chover??  Então, vim preparada!!!”
É necessário que se tenha convicção naquilo que se acredita. Imagine um vendedor de Coca-Cola que só tome Pepsi. As pessoas não lhe creditarão confiança. Para compartilharmos com convicção a nossa fé em Jesus Cristo, faz-se necessário que tenhamos uma crença forte e inabalável na Palavra que pregamos e vivemos.
A FÉ é um Firme fundamento (alicerce) e não é um sentimento. Ela não surge da noite para o dia (ver Isaías 28.10).
Existem aspectos peculiares a respeito da fé, entre eles os diversos conceitos sofismáticos que fazem dela.
Por exemplo: crença, doutrina, ritual, tipo religioso, etc. Exemplo: muitos fazem referências a festas religiosas, dizendo que são manifestações de fé do povo. Isso é incorreto. Essas festas são festas pagãs, fruto de crendices e não de fé. Fé é direcionada para Deus, unicamente, e não para deuses.
Existe a FÉ Ativa. Esta é aquela que, quando exercida, produz resultados concretos.
Também existe a FÉ religiosa: aquela da emoção. É a fé religiosa aquela que todos dizem ter. Essa fé, por não ser manifestação verdadeira de fé, não produz resultados.
Por exemplo, no texto chave, todos os heróis citados faziam algo, caracterizando a fé que tinham em Deus. Vejamos: Abel ofereceu, Enoque foi transladado, Noé temeu e preparou a arca, Abraão obedeceu e foi oferecer Isaque, Sara recebeu a virtude e assim vai. Cada uma dessas pessoas, ao manifestarem a fé, praticavam algo.
A Fé, segundo a Palavra de Deus,  é a única coisa que parte de nós que agrada a Deus.
Mas, falar que tem fé é suficiente? Ou devemos demonstrar?

Lembremos de alguns fatos:

1) o cajado (vara) de Moisés no Mar Vermelho: se ele não tocasse o mar com seu cajado, esse não se abriria.(Êxodo 14.21):
 21  Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.

2) a Arca no Rio Jordão (se os pés dos sacerdotes não tocassem no rio, as águas não se abririam) (Josué 3.13):
13  Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas.

3) Naamã: teve que crer (aceitar) na palavra do profeta. Sete vezes mergulhou seu braço nas águas do Jordão. (II Reis 5.10,11 e 14):
10  Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.11  Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.14  Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.

4) mulher hemorrágica: creu, pensou e tocou em Jesus (Mat 9.20 a 22):
20  E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a orla de sua roupa; 21  Porque dizia consigo (pensava): Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã. 22  E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã.

5) mulher cananéia: creu, ficou atrás de Jesus até receber (nem que fossem as migalhas).(Mat 15.22 a 25):
22  E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. 23  Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.24  E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.25  Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! 26  Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. 27  E ela disse: Sim, SENHOR, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. 28  Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.

6) o lodo nos olhos do cego de João 9 (João 9.6 e 7):
6 Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.7  E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.
   
7) O paralítico conduzido pelo telhado.(Marcos 2.4 e 5):

4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.5  E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.
  
Observe essas passagens. Veja com atenção tudo isso e medite.
Foram as atitudes que geraram o resultado. A revolta de Naamã não resolveria seu problema da doença. Se ele afundasse seis vezes, não ficaria curado. Tinha que ser sete vezes. A mulher do fluxo de sangue tinha que tocar na orla do vestido de Jesus para ser curada. O cego teria que ir ao tanque e lavar o barro que Jesus havia colocado em seus olhos.
Olhando por um prisma humano, isso não parecia loucura?
Faça isso hoje na igreja e irão lhe condenar. Mas é isso que gera uma resposta. Uma atitude de prova de fé traz um resultado concreto.

Não parece que Deus faz um teste com nossa fé?

ESSA É A FÉ QUE DEVEMOS COMPARTILHAR.
 
Pr AUREO RIBEIRO VIEIRA DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system