sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Verdade e Mentira andam de mãos juntas



“Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”. Efésios 4.14

Paulo está exortando, categoricamente, que os ministérios na igreja tem como objetivo contribuir para que a igreja não seja como meninos inconstantes (de altos e baixos), que seja facilmente enganada por homens astutos e fraudulentos. E aqui Paulo não se refere a quem vem de fora. Ele fala de pessoas que andavam na verdade e que, após apostararem-se, tentam de todas as maneiras levar mais gente com eles no engano. Isso está bem claro quando ele diz: “ventos de doutrina”.
Um vento de doutrina, quase sempre, se parece com uma doutrina. Uma mentira com cara de verdade. Assim são os ventos de doutrina. Deste modo, o diabo vem enganando milhares e milhares de cristãos ao redor do mundo.
Quero abordar um pouco sobre isso. A linha que separa a verdade da mentira é muito tênue e, se não estivermos fundamentados na PALAVRA, podemos sair da linha da verdade e cair na mentira. Caindo na mentira, todas as outras verdades podem ruir.
Vamos analisar alguns pontos sobre a mentira e como ela nos seduz e engana.
 
1. A mentira que tem cara de mentira não engana
Exemplos:
- Deve-se adorar a santos e outras pessoas que já morreram.
- O diabo vai ter perdão.
- Deus vai salvar a todos no final.
- Deus tolera o casamento entre pessoas do mesmo sexo, porque o importante é o amor.
Essas mentiras rapidamente são rechaçadas pelos crentes em Jesus. Ainda que seja um novo convertido é muito difícil cair nessas mentiras.

2. A mentira perigosa é aquela que parece verdade
- Essa é a que mais tem acontecido hoje, pois são pregadas doutrinas que possuem um grande conjunto de verdades, mas que traz alguma mentira escondida ou com aparência de verdade e, assim, torna-se tudo em mentira e engana muita gente. Aí, os espíritos enganadores começam a atuar. Quando se dá uma abertura mínima que seja, os demônios entram em ação para nos enganar.
- Paulo diz em II Coríntios, quando trata da questão financeira, o seguinte: “Como a verdade de Cristo está em mim, esta glória não me será impedida nas regiões da Acaia. Por quê? Porque não vos amo? Deus o sabe. Mas o que eu faço o farei, para cortar ocasião aos que buscam ocasião, a fim de que, naquilo em que se gloriam, sejam achados assim como nós.Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras”. II Cor 11.10 a 15.

Os enganadores são como ministros da justiça. Isso quer dizer que quem realmente pode nos enganar são aqueles em que temos uma tendência de confiar. Observe que fala em aparência de ministros de justiça. No exterior, a pessoa que nos leva ao engano é um MINISTRO DE JUSTIÇA, É UM LÍDER EXCELENTE.

- A mentira perigosa é sutil. Sutileza, pelo dicionário, é qualidade do sutil, delicadeza, aquilo que é tênue, penetração de espírito, argumento para embaraçar. Veja Colossenses 2.8: “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.” Paulo enfatiza que o engano nos torna presas. Que coisa mais interessante. Já convivi com pessoas enganadas, na igreja. Ao mostrar a elas o que a Bíblia diz sobre o assunto em que ela está no engano, observa-se que a pessoa tem um estado mental de letargia muito grande e é por isso que caiu na mentira. A mentira dos espíritos enganadores vem com tradição de homens e rudimentos do mundo. Veja como tem sido notório isso em nosso país. Homens que há 15 ou 20 anos pregavam o evangelho da santa doutrina, da verdade, caíram em laços satânicos e pregam doutrinas do evangelho mescladas com tradições e rudimentos.
Exemplo disso são os novos apóstolos, os pregadores motivacionais, o uso de elementos do judaísmo na igreja de Jesus, os cantores artistas, que trazem, com a música, (me perdoem) as maiores babozeiras nunca vistas na história da igreja, como uso de Shofar, tambores, danças demoníacas, rituais que pesam no ambiente e eles afirmam que é para trazer a presença de Deus, etc etc etc. Meu Deus do Céu. Acorda IGREJA. Repreende a mentira e viva na VERDADE. Se Jesus disse que, onde estivessem dois ou mais reunidos, ELE ESTARIA NO MEIO DELES, porque alguma outra coisa que não está ensinada nas Escrituras poderia fazer isso? Claro, sendo doutrina de demônios, aí pode.
  
3. Nós vivemos em espírito, mas quem se relaciona com o exterior é nossa alma.
- Por isso, precisamos alimentar o espírito. Efésios 5.18 e 19.
- Devemos renovar a alma. Rom 12. 1 e 2. Quem renova a mente, vive a vontade de Deus. Há muita confusão do que é e o que não é a vontade de Deus. Só que, para vivê-la, devemos ser renovados em nossos entendimentos. O que nos renova é a Palavra de Deus e não as técnicas psicológicas. Tenho observado que o movimento celular gosta de usar jargões e gritos de guerra que trabalham no psicológico das pessoas. “Sonhos é a linguagem de Deus” “Você é um príncipe ou princesa” “Seja campeão” etc etc etc. Nas reuniões ficam dando gritos que são, em verdade, totais práticas espiritualistas para dominar a mente das pessoas, exatamente como acontece nos mantras indianos.

4. Um exemplo bem prático e corriqueiro: a questão da UNÇÃO ou ESPIRITUALIDADE.
   Muitos dizem: fulano tem unção. Dizem isso em função de observarem atitudes que, para a pessoa que observa, seria unção. Outros dizem que fulano não tem unção ou sua pregação não é ungida, às vezes, por que não grita, não ora em línguas pregando, enfim, confundem o que é e o que não é a unção. Mas o que é e o que não é Unção? Vejamos, na Bíblia, o que é UNÇÃO e pra que ela serve.

UNÇÃO É:
- É Poder Sobrenatural – Mc 5.25 a 34: é VIRTUDE é PODER DIVINO, é GRAÇA!
- Não é teatro. Não é choro. Não é gritar aleluia, glória a Deus. Não é ter visões maravilhosas. Não é sentir calafrios e arrepios. Não é nada disso!
- Não é vida emocional.
- A UNÇÃO despedaça o JUGO (Isaías 10.27): unção existe para ser usada.
- Veja bem, TUDO o que não produz algo positivo, ou seja, não traz nenhum resultado benéfico à igreja ou ao grupo de irmãos, como uma cura física, uma libertação de qualquer vício, uma cura emocional, uma restauração de casamento, uma libertação de demônios, enfim, tudo que não dá em nada, não é UNÇÃO. Não adianta você fazer cara feia porque Deus não tem medo de cara feia, mas tudo que você aprendeu sobre unção pode estar errado e atrapalhando você de receber os milagres de Deus.  Muito cuidado com a “ENGANUNÇÃO”.  Rir, cair, tremer, rodar, gritar, ficar girando, bater e rufar tambores e muitas outras manifestações que surgem a cada dia na igreja não são sinais de UNÇÃO. São sinais de bruxaria e espiritismo dentro da igreja. Tenha muito cuidado.

- Muita atenção: Unção não é dada pelo Espírito Santo para choradeiras, para arrepios, para cair, para “sentir a presença de Deus”. Unção vem para quebrar jugo. Entenda isso! Deus não perde tempo pra nos fazer sentir coisas, Deus perde tempo agindo, quebrando cadeias, expelindo demônios, curando cancerosos, libertando oprimidos, abençoando os negócios de seus servos, e tudo isso só vem se fluir, de fato, a UNÇÃO.

5. Cuidado com falsos sentimentos
- Falsos sentimentos são falsas impressões que Deus está te dizendo determinada coisa. Podem vir em sonhos, por meio de pessoas, com você mesmo e outras formas. O que fazer com esses sentimentos? Sugestão. Aprenda a não sentir:  vá para a Palavra. Quando algo muito forte te tocar e ficar incomodando, examine as escrituras, observe se aquilo que está mexendo com você tem fundamento na Palavra de Deus, busque orientação.  Como a cantora que se diz evangélica, do grupo Diante do Trono, pode afirmar que Deus a mandou usar uma bota de couro da cobra Phiton? Isso vem de Deus mesmo?

Em Heb 1.1, está claro que Deus só fala em JESUS. JESUS é o Verbo, a Palavra. Há muito engano sobre o modo de Deus falar. Se você quer ter uma vida de vitórias, então, prepare-se para viver e andar em vitória. Aprenda a usar a Palavra de Deus e a encontrar respostas na Bíblia e abandone a vida mística, qual seja, de viver pelas emoções.  

6. Pela Palavra de Deus, temos todas as respostas para nossa vida.
Vejamos alguns ensinamentos ligados a nosso viver:
- Sem o conhecimento de Deus, de sua palavra, podemos “morrer”, podemos nos frustar com os enganos e sentimentos, podemos atrasar as bênçãos, etc . Ver Oséias 4. 1 a 6.
- Nós erramos quando não conhecemos as Escrituras e nem temos noção do que é o poder de Deus. Ver Mateus 22.29.
- A palavra de Deus arde nossos corações com suas verdades. Ver Lucas 24.32
- É necessário que nossos entendimentos estejam abertos para entender as escrituras. Ver Lucas 24. 45.
- A Palavra nos revela o Senhor Jesus e nos conduz à vida eterna. Ver João 5.39
- Não entre de gaiato. Não acredite em qualquer coisa que você lê ou ouve. Veja na Palavra. Atos 17.11. Os bereanos foram chamados nobres por conferirem na Palavra se o que era pregado tinha fundamento.
- A Bíblia já mostrava que alguns distorcem a Palavra. II Pedro 3.16

CONCLUSÃO
Provérbios 13.13 e 14: O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado. A doutrina do sábio é uma fonte de vida para se desviar dos laços da morte.

Aureo Ribeiro Vieira da Silva

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system