sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Aprendendo - com Neemias - a restaurar o que está caído



TEXTO : Neemias 1. 1 a 7
1. CONTEXTO HISTÓRICO
a. Povo Judeu estava deportado, ou seja, transferido para outro país e escravizado.
b. Jerusalém, a Casa de Deus, estava arrasada, o povo que havia lá ficado estava sofrendo.
c. Neemias é um simples trabalhador (um copeiro) do Rei da Pérsia.

2. ASSIM COMO OCORREU EM JERUSALÉM, DEVEMOS AGIR QUANDO SE PRECISA RESTAURAR OU CONSTRUIR ALGO EM NOSSAS VIDAS
a.     Identificando a situação atual: Neemias 1. v 3
É necessário que a pessoa reconheça seu problema e o identifique. Se uma pessoa não entender que seu problema, seja ele o que for, é um problema e é o que vai derrubar essa pessoa cedo ou tarde, não há como Deus se manifestar para agir em favor da pessoa. (muro caído: vida sem proteção)
Se não houver uma autocrítica da situação vigente, ou seja, se não houver reconhecimento de que algo está mal, não há como agir para Deus mudar. É necessário identificar a situação atual. Qualquer que seja ela, sendo ruim para nós, mostrando que os resultados não são bons, então entendemos que é preciso mudança. Isso acontece muitas vezes com jovens usuários de drogas que não quer largar o mundo dos vícios. Todos querem por ele, menos ele. Não há jeito quando for assim.
b.     Identificou à noite: cap 2. 13 a 15
Neemias usou a noite para fazer o reconhecimento. Nas noites, é quando há silêncio, quando todos dormem, é momento de calma. É com calma que nós entendemos e vemos os erros e as brechas. Não nos adianta tentar verificar onde existem brechas se não for com a mente tranqüila, com calma, com possibilidades de reconhecermos que há necessidade de mudar algo que está errado. Sempre que tentamos fazer uma autocrítica com correria, não deixamos Deus mostrar o que está errado e cometemos o erro de acharmos que está tudo bom. Na noite, também, mostra que tem um momento certo para que aja a revelação do erro. Tem a hora certa que bate aquele arrependimento, que Deus nos mostra nossos erros. Não adianta muitas vezes querermos mostrar para alguém que algo está errado se não tiver chegado o momento propício daquela pessoa reconhecer que algo deve ser mudado.
c. Enxergando a necessidade de mudar: Neemias 2. v 5
Neemias estava certo que algo precisava ser feito em Jerusalém, que algo devia mudar e que ele seria pivô desta mudança. Deus o incomodava para liderar a reforma e restauração de Jerusalém. Se a pessoa não reconhecer que precisa mudar, jamais terá forças de iniciar  o processo da mudança e, mesmo que inicie, fraquejará durante sua luta em vencer e querer mudar.
     d. Não dar crédito para obstáculos surjam
     1) inimigos externos : estes são para te fazer crer que não terás força para vencer.
- zombarias: cap 4. 1 a 6 . Vence-se com a confiança em Deus: cap 2.20
- falsas acusações: cap 6. 1 a 14. Vence-se com a confirmação das respostas de Deus: cap 6.15
- desunião: cap 5. 1 a 19. Vence-se com o entendimento da palavra de Deus (uniformidade) cap 5. 7 em diante.
- ataques e conspirações: cap 4. 7 a 8. Vence-se com oração e vigilância: cap 4.9
- desânimo de outros irmãos: cap 4. 10 – 12. Vence-se com coragem e certeza na vitória do Senhor: 4.14
         2) inimigos internos .
         Mesmo após um primeiro instante de vitória, surgirão novos problemas para fazê-lo desistir- estes são de outra espécie. Enganam melhor porque estão na casa de Deus. Não são de fora. São de dentro: cap 13. 4 a 8
 Esta classe de problemas é mais perigosa, pois vem de dentro da casa de Deus. Observe que o empecilho estava no sacerdote Eliasibe, homem da casa de Deus, homem acima de qualquer suspeita. Hoje, talvez seja possível pensarmos assim: “pode o homem de Deus estar fora da visão correta”? Ora, Eliasibe era sacerdote e foi um obstáculo para o propósito de Neemias. Hoje não é diferente. Muitos homens do altar são inimigos do próprio altar. Só há uma maneira de enxergar isso: a base da Palavra de Deus. Somente os que tiverem alicerce na Palavra de Deus não entrarão na conversa de nenhum sacerdote.
e. Os resultados, naturalmente, vão aparecer : cap 6.15
Aquilo que parecia impossível aos olhos humanos foi realizado em 52 dias. De copeiro, Neemias passou a ser um governador. Na prática, ele foi um grande empreendedor, um construtor. Observe que Deus quando tem um propósito, e nós seguimos exatamente a visão que é estratégica para realizar seu propósito, as coisas que ocorrem são grandes. Não adianta achar que Deus está agindo se nós não entendermos os passos para ter a visão de como fazer. Não nos basta querer fazer, é preciso termos a visão do como fazer.
f. Perseverança na benção e na promessa. Persevere na direção do objetivo, da mudança: cap 13. 19 a 31
 Neemias foi perseverante. Ele tinha total certeza que Deus era com ele. Ele prosseguiu e concluiu todas as obras de Deus. Restaurou os muros, as normas, o culto a Deus, as leis do povo, enfim, colocou Jerusalém em ordem. “Arrumou a casa”.
Finalmente a vitória só é para os VENCEDORES: Apoc. 3.21 – Persevere. Sempre.

Pr Áureo R V da Silva
Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system