domingo, 29 de setembro de 2013

Haja Luz!



Gênesis 1. 1 ao 3
1  No princípio criou Deus os céus e a terra.
2  E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
3  E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Embora a Palavra de Deus diga que a terra era sem forma e vazia, não há no texto nenhuma referência que Deus a tenha criado vazia, ao contrário, em Isaías 45.18, o profeta afirma que Deus não criou a terra vazia, ao contrário, a fez para que fosse habitada. Observe que aparentemente há uma contradição no versículo 2 do primeiro capítulo da Bíblia. Entretanto, mesmo não recorrendo aos teólogos, que afirmam existir milhares de anos entre o verso 1 e 2, há que se ressaltar que algo estranho fez com que a terra ficasse vazia. O texto em Isaías nos ensina: “Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro”.
Veja que Deus tinha um propósito ao criar a terra: que ela fosse habitada. Ela não era sem forma e não foi criada vazia. Logo, houve um momento que a terra passou a ficar vazia e sem forma alguma. Ora, esse trabalho de tornar as coisas vazias e sem forma é uma obra característica do diabo. Ele que transforma as coisas bem formadas em coisas disformes.
Jesus afirma que viu Satanás caindo do céu como um raio (Lucas 10.18). Significa, então, de fato, que ele caiu, pois Jesus afirma isso. Logo, sua queda à terra trouxe escuridão e deformidade à terra, que estava pronta para ser habitada. Ele, diabo, vem matar, roubar e destruir. (João 10.10).
Assim, aquilo que Deus havia criado com beleza, com condições totais para ser habitada (a terra), agora já estava sem forma e vazia.
A maior luta que muitos cristãos enfrentam hoje é o fato de suas vidas estarem sem forma e vazias. Isso é o que ocorre com a maioria da população também: andam sem forma e vazios. Existe uma incidência cada vez maior das doenças da alma, medos, angústias, depressões, etc etc etc. Há um vazio terrível que assombra as pessoas.
Observemos no verso 2 que, mesmo estando sem forma e vazia, o Espírito de Deus movia-se sobre a face das águas. Algo de sobrenatural ia acontecer pela ação do Espírito. O poder criador ia ser manifesto pela presença do Espírito.
É interessante atentarmos para o fato de que um pequeno texto contém tantas doutrinas bíblicas. Vemos Deus, vemos o Espírito, vemos a ação maligna do diabo, vemos o propósito de Deus, enfim, em apenas dois versículos que parecem não ter nada, tem tudo.
No verso 3, vem o que falta nos dois primeiros.
“E disse Deus: Haja luz; e houve luz” Oh glória a Deus por essa palavra. Essa palavra queima no coração quando a retemos com amor e fé. Veja, amado, que são três versículos aparentemente sem nada neles, apenas o início, qual seja o gênesis, mas, contrariamente ao que possamos enxergar, ele contém até mesmo a doutrina da salvação.
Quando o texto diz disse Deus, logo nos vêm à memória algumas outras passagens que nos revelam o que é esse DIZER de Deus.
O texto no evangelho de João, capítulo primeiro, do verso 1 ao 5 está escrito:
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.  E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.”
Em Isaias, veremos no capítulo 9, verso 2 o seguinte texto: “O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz” e em I de Pedro, no capítulo 1, versos 17, 18 e 19, temos:
“Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo;  E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.”
Ora, meu querido (a), o DISSE de Deus, na criação, era – nada, nada -, o VERBO, a PALAVRA, era o Senhor Jesus presente na Criação do Mundo. Paulo em Colossenses confirma o texto de João: “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” Col 1.16 e 17.
Então, se Deus disse Haja LUZ, a manifestação do Verbo estava lá também. Era LUZ que precisava surgir para desfazer as trevas geradas pela presença satânica. Deus não criou trevas, o diabo as estabeleceu. Deus não criou o vazio, o diabo, sim. O profeta Isaias teve essa revelação, pois ele afirmara que o povo que andava em trevas viu uma grande luz, em analogia à obra da criação. Nas trevas, Deus precisou dizer: HAJA LUZ. E o que aconteceu?
HOUVE LUZ. Esse poder criador de Deus (do verbo bara em hebraico) é que gerou vida, por meio do VERBO (vide o texto de Colossenses, tudo feito por ele e para ele), e foi suficiente para trocar o cenário da deformidade e do vazio em LUZ. O agir do VERBO deu VIDA à terra.
Se sua vida está sem forma e vazia, se estás mergulhado nas trevas das enfermidades, das angústias, do medo, das depressões, enfim, seja lá qual for o VAZIO, a DEFORMIDADE, a ESCURIDÃO de sua vida, faça como Deus fez na criação: USE O VERBO. Ministre LUZ nas suas trevas. Diga HAJA LUZ e a LUZ surgirá na sua saúde, no seu trabalho, na sua família, apenas deixe o BARA de DEUS entrar em ação por meio do VERBO. HAJA LUZ! HAJA LUZ! E HAVERÁ LUZ!
É por meio de JESUS CRISTO, como nos ensinou Pedro, que a LUZ entrará em sua vida. Entenda que a obra de Jesus é algo completo, é algo que, por si, só nos preenche. DEIXE ESSA LUZ entrar hoje mesmo e use o Verbo de Deus: HAJA LUZ!
Aceite isso e mude o cenário de sua vida. Ministre LUZ à sua vida. Retenha o Verbo no seu coração, junto de ti. O salmista foi claro, em Salmos 18.28: Porque tu acenderás a minha candeia; o SENHOR meu Deus iluminará as minhas trevas.

Aureo R V Silva

Esta mensagem pode ser usada, impressa, republicada, mas qualquer que seja o uso deve-se citar a fonte.



Queres receber nossas pregações diretamente em seu e-mail, siga-nos por e-mail e todas as vezes que uma nova mensagem for postada ela irá automaticamente para sua caixa postal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system